Função distribuição acumulada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em teoria da probabilidade, a função distribuição acumulada (fda) ou simplesmente função distribuição, descreve completamente a distribuição da probabilidade de uma variável aleatória de valor real X. Para cada número real x, a fda é dada por[1]:

Em linguagem matemática Em Português
A função de nome "F" é igual à probabilidade de que a variável aleatória X assuma um valor inferior ou igual a determinado x. Note que, via de regra, para cada x, a função F assumirá um valor diferente.

A probabilidade de que X se situe num intervalo ]ab] (aberto em a e fechado em b) é F(b) − F(a) se a ≤ b. É convenção usar um F maiúsculo para a fda, em contraste com o f minúsculo usado para a função densidade da probabilidade e função massa de probabilidade.

A função distribuição pode ser facilmente obtida a partir da função de probabilidade respectiva. No caso duma variável aleatória discreta:

Para uma variável aleatória contínua:

Note-se que na definição acima, o sinal "menor ou igual", '≤' poderia ser substituído por "menor" '<'. Isto produziria uma função diferente, mas qualquer uma das funções pode ser facilmente deduzida a partir da outra. Também se poderia mudar para um sinal maior e deduzir as propriedades desta nova função. A única coisa a lembrar é ajustar a definição ao sinal pretendido. Em países de língua inglesa, a convenção que usa a desigualdade fraca (≤) em vez da desigualdade estrita (<) é quase sempre usada.

Exemplos[editar | editar código-fonte]

Como exemplo, suponha-se que X é distribuído uniformemente pelo intervalo [0, 1]. Nesse caso a fda é dada por:

F(x) = 0, se x < 0;
F(x) = x, se 0 ≤ x ≤ 1;
F(x) = 1, se x > 1.

Para um outro exemplo suponha-se que X toma apenas os valores 0 e 1, com igual probabilidade (X segue a distribuição de Bernoulli com p = 1/2). Então a fda é dada por

F(x) = 0, se x < 0;
F(x) = 1/2, se 0 ≤ x < 1;
F(x) = 1, se x ≥ 1.

Notação[editar | editar código-fonte]

Quando há mais de uma variável aleatória e torna-se necessário explicitar a diferença entre as funções, representa-se a fda da variável aleatória X por .

Propriedades[editar | editar código-fonte]

Se X é uma variável aleatória discreta, então ela obtém os valores x1, x2, ... com probabilidade p1, p2 etc., e a fda de X será descontínua nos pontos xi e constante entre eles.

Se a fda F de X é contínua, então X é uma variável aleatória contínua; se para além disso F absolutamente contínua, então existe uma função Integral Lebesgue f(x) tal que

para todos os números reais a e b. A primeira das duas igualdades acima não seria correcta em geral se não tivéssemos dito que a distribuição é contínua. Continuidade da distribuição implica que P(X = a) = P(X = b) = 0, de modo que a diferença entre "<" e "≤" deixa de ser importante neste contexto.) A função f é igual à derivada de F (quase em toda a parte), e é chamada de função densidade de probabilidade da distribuição de X.

Para qualquer função de distribuição , tem-se:

  • é não decrescente (crescente ou constante):
  • é contínua à direita:
  • , com , e

Temos ainda as seguintes propriedades, que permitem lidar com os diferentes tipos de desigualdades, e que se aplicam a funções distribuição de variáveis aleatórias discretas:

No caso das variáveis aleatórias contínuas, valem as seguintes propriedades:

  • é contínua em todos os pontos (no caso das v. a. discretas era apenas contínua à direita)

O teste Kolmogorov-Smirnov é baseado em funções distribuição acumulada e pode ser usado para ver se duas distribuições empíricas são diferentes ou se uma distribuição empírica é diferente de uma distribuição ideal. Muito relacionado é o teste de Kuiper, o qual é útil se o domínio da distribuição é cíclico como por exemplo em dias da semana. Por exemplo podemos usar o teste de Kuiper para ver se o número de tornados varia durante o ano ou se as vendas de um produto variam dia a dia ou por dia do mês.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Distribution and Quantile Functions, site www.math.uah.edu, do Department of Mathematical Sciences da University of Alabama in Huntsville

Bibliografia[editar | editar código-fonte]