Furna das Pombas (Urzelina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Furna das Pombas, Urzelina.

A Furna das Pombas (Urzelina) é uma gruta portuguesa localizada na freguesia da Urzelina, concelho de Velas, ilha de São Jorge, arquipélago dos Açores.

A formação geológica da Furna das Pombas apresenta-se como um tubo de lava com origem nos vulcões do interior da ilha de São Jorge que termina em arriba costeira. A sua origem possivelmente está na erupção histórica ocorrida na Urzelina em 18…, no entanto não há a certeza destes dados uma vez que a mesma nunca foi explorada em profundidade.

Sabe-se que se estende por mais de 100 metros em direcção ao interior da ilha, podendo uma parte deste percurso ser percorrido num barco pequeno de preferência no Verão, durante a maré baixa e com mar calmo.

Como é de origem vulcânica basáltica apresenta-se formada por maciças paredes de rocha basáltica repletas de saliências que grandes bandos de Pombo-da-Rochas utilizam como local de nidificação e abrigo.[1][2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Inventário do Património Espeleológico dos Açores». GESPEA - Grupo de Trabalho para o Estudo do Património Espeleológico dos Açores. Consultado em 3 de dezembro de 2009 
  2. Guida das Velas 2009/2010, pág. 20. Nova Gráfica, Lda. Dep. Legal, n.º 268828/08.