Futbol Club Andorra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
FC Andorra
FC Andorra logo.jpg
Nome Futbol Club Andorra
Alcunhas Els Tricolors
Fundação 15 de outubro de 1942 (77 anos)
Estádio Estadi Comunal
Capacidade 2.000
Localização Andorra-a-Velha,  Andorra
Proprietário Gerard Piqué
Presidente Albert Ferré
Treinador Gabri García
Material (d)esportivo Estados Unidos Nike
Competição Espanha Tercera División (4ª Divisão)
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Futbol Club Andorra (FC Andorra) é um clube de futebol andorrano.

Joga na Tercera División (4ª Divisão) depois de ter conquistado o título da Primeira Catalã, equivalente à 5ª divisão espanhola. Foi fundado em 1942, sendo o clube de futebol mais antigo de Andorra. Desde 1986 possui uma equipe também de futsal.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 15 de outubro de 1942 no pátio do Colégio de Nossa Senhora de Meritxell. É filiado à Real Federação Espanhola de Futebol, disputando assim a Liga Espanhola e a Copa do Rei, pois quando foi fundado não havia a Federação Andorrana de Futebol e também não existia uma liga de futebol em Andorra, esta que começou a ser disputada apenas em 1995.

De 1948 até 1976 disputava divisões regionais, e em 1977 subiu pela primeira vez à Quarta Divisão Espanhola, sendo campeão desta em 1980. Permaneceu na Terceira Divisão Espanhola por dezessete anos. Na temporada 1988/89 foi vice-campeão de seu grupo e subiu à Segunda Divisão Espanhola.

A maior conquista do clube foi em 1994 quando se tornou campeão Catalão ao vencer a Copa da Catalunha, eliminando o Barcelona na semi-final e na final derrotou o Espanyol, nos pênaltis.

Em dezembro de 2018, o zagueiro do Barcelona Gerard Piqué anunciou a aquisição do clube em um comunicado,[1] e o grupo de investimento Kosmos Holding, pertencente ao jogador, assumiu o clube depois que seus sócios aprovaram a mudança de gestão.[2]

Referências

  1. «FC Andorra, time da 5ª divisão da Espanha, é adquirido por Piqué». IG Esporte. 30 de dezembro de 2019. Consultado em 27 de julho de 2019 
  2. «Grupo de investimento de Piqué adquire time de futebol em Andorra». Estadão Esportes. 30 de dezembro de 2019. Consultado em 27 de julho de 2019 
Bandeira de AndorraSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol andorranos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.