Futebol de Goiás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Federação Goiana de Futebol
Federação Goiana de Futebol.jpg
Fundação 1 de novembro de 1939
Tipo Desportiva
Sede Goiânia, GO, Brasil Brasil
Presidente André Luiz Pitta Pires
Sítio oficial www.fgf.esp.br

O futebol de Goiás é um dos mais tradicionais do Brasil. No Campeonato Brasileiro, o estado conta com um time na Série A, dois na Série B e três na Série D.

História[editar | editar código-fonte]

Seção em construção

Primórdios[editar | editar código-fonte]

Equipe do Catalão Futebol Clube em 1913.

Em Goiás, desde 1907 tem-se notícias dos primeiros jogos de futebol, sob a iniciativa dos estudantes vindos de São Paulo, Walter Sócrates do Nascimento e Renato Marcondes de Lacerda, os quais, articulados com alguns dos estudantes citados, mais Odilon de Amorim, Alberico Camargo, João Monteiro e outros colegas do Liceu de Goiás, resolveram promover peladas, quase diariamente, no Largo do Chafariz, onde situava aquele estabelecimento de ensino. Era o início do futebol em Goiás e, no Histórico Vilarejo de Santa Luzia, hoje Luziânia (no Distrito Federal - Brasília). Estas partidas foram os primeiros relatos do futebol em Goiás.

Segundo memórias de Ofélia Sócrates do Nascimento:

Jogadores do Catalão Futebol Clube, campeão goiano extra-oficial em 1923.

Basicamente, um grupo de estudantes do Lyceu de Goiás organizava as partidas, influenciados por colegas que vinham de outras cidades, e incentivados, a partir de 1908, por Archie Macintyre, um pastor protestante inglês que esteve na cidade antes de edificar missão evangelizadora entre os índios do rio Araguaia. Segundo depoimento de Walter Sócrates do Nascimento, um dos que participava dos jogos à época:

Goiânia em 1942.

Eram partidas improvisadas, como se vê, jogadas com “bola de mangaba”, contando com, no máximo, 10 ou 12 jogadores. Com o tempo, contudo, a prática parece ter conhecido relativo sucesso. Em 1908 já se realizavam partidas entre 22 jogadores, com gols de sarrafo, campo de terra demarcado, camisas diferenciadas entre as equipes, supervisão de “árbitros”. Nesse momento, entre 1909 e 1911, a equipe já teria nome inclusive: Goyaz Football Club ou Sport Club Goyano Athletico, de acordo com a fonte.[1]

Os primeiros clubes amadores[editar | editar código-fonte]

Entre 1909 e 1911 teria um time amador chamado Goyaz Football Club ou Sport Club Goyano Athletico. Também surgiu nas cidades de Catalão, Anápolis e Pirenópolis partidas de futebol. Em Catalão surgiram quatro times o Catalão Futebol Clube, o Operário, o Americano e o Brasil Futebol Clube onde disputavam jogos amadores.[2]

Posição dos clubes no ranking da CBF[editar | editar código-fonte]