Futebol de rua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Futebol de rua é uma modalidade oficiosa e recreativa de futebol praticada em vários países do mundo.[1][2] É uma adaptação do Futebol de campo para as ruas. É um esporte intrinsecamente social mas baseado nas leis internacionais do futebol adaptado.[3]

Regras do futebol de rua[editar | editar código-fonte]

As regras de jogo[4] na prática do futebol de rua podem variar de acordo com cada associação e competição[5] e até região . Mas algumas regras são universais. Segue abaixo, as regras mais praticadas em competições oficiais.

Campo[editar | editar código-fonte]

O campo deve ter 21 metros de comprimento e 16 metros de largura. O campo de jogo deverá estar cercado por tabelas de 1 metro a 1,30 de altura. Com uma duas entradas numa das laterais.  

Bola[editar | editar código-fonte]

A bola é a nº4 (aquela mesma usada no futsal)

Tempo de jogo[editar | editar código-fonte]

Dois (2) tempos de sete (7) minutos.

Jogadores[editar | editar código-fonte]

As equipes podem ser constituídas, só por jogadores do sexo masculino, só feminino ou mistas; Devem estar em campo: 1 goleiro e 3 jogadores de campo. O jogo só poderá iniciar ou continuar no mínimo com um goleiro e um jogador de campo. Caso as condições mínimas não existam a equipe em falta perderá o jogo.

Equipes[editar | editar código-fonte]

Cada equipe pode ser constituída no máximo por 8 jogadores (3 jogadores de campo e 1 guarda‐redes + 4 suplentes);

Substituições[editar | editar código-fonte]

O número de substituições durante um jogo é livre e sem ser necessária a autorização do juiz de campo.

Goleiro[editar | editar código-fonte]

O goleiro não pode marcar gol, se marcar o gol é anulado (apenas contabilizado caso seja goleiro-linha); Não deve sair da grande área, se sair é grande penalidade; Não pode ter demasiado tempo a bola em seu poder (5 segundos ); Não pode pegar a bola com a mão se esta for passada por um colega de equipa. Será tiro livre, marcado do local onde foi efetuado o atraso; Não deve sair da grande área, se sair é livre mas o toque de bola apenas é válido para os pés.

Faltas[editar | editar código-fonte]

Os jogadores não devem entrar na grande área independentemente da sua posição ofensiva ou defensiva (ir buscar a bola não é permitido). Se um jogador da equipa que defende entrar na grande área, a outra equipa terá direito à marcação de uma grande penalidade.   Se um jogador da equipa atacante entrar na grande área, a outra equipa terá direito a um pontapé de baliza.

Cartões[editar | editar código-fonte]

Cartão amarelo: Serve de aviso. Dois cartões dão direito a um azul. A utilização de linguagem menos própria, (asneiras/calão) insultos ou desrespeito por qualquer pessoa dentro ou fora de campo dá direito a um cartão amarelo. Cartão azul: (Tempo de exclusão): Quando um jogador ignora as regras pode ser excluído do jogo por 2 minutos. A equipa terá de jogar com menos 1 jogador. A marcação de um gol pela equipa adversária não suspende a exclusão do jogador antes do término dos 2 minutos; Dois Cartões azuis no mesmo jogo, dá direito a um vermelho, não podendo jogar no jogo seguinte. O jogador que recebe por acumulação no mesmo torneio, 3 cartões azuis não poderá jogar no jogo seguinte; Cartão Vermelho: (má conduta  ‐  agressões verbais e desrespeito pelo juiz de campo, por outro jogador, audiência ou organização): O jogador será expulso. A equipa terá que jogar com menos 1 jogador até ao fim do jogo; O jogador que recebe cartão vermelho não poderá jogar no jogo seguinte; a acumulação de 2 cartões vermelhos no mesmo torneio dá expulsão do torneio.

Penalidades[editar | editar código-fonte]

As grandes penalidades são marcadas quando: Um jogador da equipa defensiva em disputa da bola entra na grande área;   Surgirem três passes consecutivos para o guarda‐redes sem que nenhum jogador da equipa adversária tenha ainda tocado a bola; o goleiro mantiver a bola mais tempo que o necessário na grande área (5 “ ); Existirem faltas graves; Aquando da marcação de uma grande penalidade, o jogador deve colocar a bola na marca de grande penalidade e marcar da forma que desejar até a o limite da grande área (bola corrida).   Marcação de Livres: A marcação de um livre surge em consequência de uma falta de um jogador de uma equipa em relação à outra. Todos os livres devem ser marcados de forma indirecta. Se a bola entrar na baliza sem ter tocado em algum jogador, não será golo. O livre é marcado com o pé. Distancia entre Jogadores (barreira): Nos livres, foras ou cantos os jogadores da equipa contrária devem estar no mínimo a 2 metros de distância.   Bola Fora: sempre que a bola bate na rede ou sai fora do perímetro de jogo. O lançamento da bola lateral é marcado com a mão e com a bola junto ao chão. Canto: é canto sempre que um jogador de campo da equipa que defende, tocar na bola e ela sair pela linha de fundo. Se for o guarda‐redes a tocar na bola por último não é canto. O canto é marcado com a mão e com a bola junto ao chão. Regra do meio Campo: A equipa que defende só o pode fazer com 2 jogadores de campo e o guarda‐redes, atrás da linha de meio campo. Ficando sempre um jogador no ataque para além do meio campo. Em caso de desrespeito desta regra é marcado um livre.

Arbitragem[editar | editar código-fonte]

  1. Arbitro: 2 árbitros, um principal outro auxiliar. 


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.