Futebol em Monserrate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Futebol em Montserrat)

O futebol em Monserrate, ilha situada na América Central (é um território ultramarino do Reino Unido), é gerenciado pela Associação Monserratense de Futebol (em inglês, Montserrat Football Association). Em número de praticantes, fica atrás do críquete.

Futebol internacional[editar | editar código-fonte]

O primeiro jogo oficial da Seleção de Monserrate (que já existia desde 1973) foi contra Santa Lúcia, que venceu por 3 a 0 (3 anos antes da criação da Associação Monserratense de Futebol, que obteve a filiação à CONCACAF ainda em 1994 e tornou-se membro da FIFA em 1996), pela Copa do Caribe. Foi nesta competição que a ilha obteve sua primeira vitória: 1 a 0 sobre Anguilha.

Nas eliminatórias da Copa do Mundo, os Emerald Boys nunca passaram da fase preliminar - na primeira fase das eliminatórias da CONCACAF para a Copa de 2018, chegaram a reverter a derrota por 2 a 1 para Curaçau, que empatou aos 44 minutos do segundo tempo e conseguiu passar para a segunda fase.

Monserrate também nunca obteve classificação para a Copa Ouro da CONCACAF, não chegando a se inscrever para 4 eliminatórias e desistiu de participar da fase qualificatória de 2003. A ilha também jamais conseguiu jogar a Copa do Caribe em sua história.

No ranking da FIFA, a ilha figura entre as piores seleções do futebol mundial. Sua melhor posição já obtida foi o 165º lugar, em agosto de 2014, enquanto a 206ª posição foi a pior da seleção (janeiro de 2011 a janeiro de 2012, junho e agosto-setembro deste último ano).

Pela intensa atividade vulcânica que atingiram a ilha desde 1995, as partidas da Seleção de Monserrate são disputadas em sua maioria fora do território. A maior vitória dos Emerald Boys foi um 7 a 0 sobre as Ilhas Virgens Britânicas, em setembro de 2012, e a maior derrota foi um 13 a 0 a favor da Seleção Bermudense, em fevereiro de 2004.

Clubes de futebol[editar | editar código-fonte]

O Campeonato Nacional de Monserrate é a principal competição futebolística do território, gerida pela MFA.[1][2] O maior vencedor é o Royal Montserrat Police Force, com 6 conquistas. Os resultados entre 1976 e 1995 não foram encontrados, a edição de 1996-97 foi cancelada após a erupção do vulcão Soufrière Hills, não houve disputa em 1998-99 e após 10 anos inativo (2005 a 2015), voltou a ser realizado em 2016.

Jogadores famosos[editar | editar código-fonte]

Pela falta de jogadores disponíveis em Monserrate, a seleção recruta atletas de origem inglesa. Os mais conhecidos jogadores que defenderam (ou ainda jogam) pela ilha são Jaylee Hodgson, Vladimir Farrell, nascido na República Dominicana e o recordista em jogos disputados (12), Spencer Weir-Daley (revelado pelo Nottingham Forest), Junior Mendes (revelado pelo Chelsea), Clifford Joseph (nascido em Dominica), Bradley Woods-Garness (também revelado no Chelsea), Kenny Dyer (que jogou nas categorias de base do Arsenal e do Tottenham, além de ter jogado na Grécia e no Chipre; foi ainda técnico da seleção entre 2008 e 2013), Wayne Dyer (atuou 11 anos pela seleção), Ruel Fox (defendeu Norwich City, Newcastle, Tottenham e West Bromwich, sendo ainda treinador dos Emerald Boys em 2004), Corrin Brooks-Meade (formado no Fulham, jogou boa parte da carreira no Chipre) e Tesfaye Bramble.

Referências

  1. «Bhutan scores Worst Cup victory | Football | theguardian.com». theguardian.com. Consultado em 25 de março de 2014 
  2. «USATODAY.com - It's Bhutan vs. Montserrat for all the marbles». usatoday30.usatoday.com. Consultado em 25 de março de 2014 
Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.