Futebol em Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O futebol em Portugal é gerido pela Federação Portuguesa de Futebol, órgão máximo responsável pela modalidade no país, e destaca-se pela seleção nacional e por clubes como o Sport Lisboa e Benfica, o Futebol Clube do Porto, o Sporting Clube de Portugal, o Sporting Clube de Braga, o Boavista Futebol Clube e o Clube de Futebol Os Belenenses.

As principais competições do país são naturalmente a Primeira Liga, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e a Supertaça Cândido de Oliveira. Para além destes, existe também o Campeonato Nacional de Futebol Feminino, a Taça de Portugal de Futebol Feminino, a Taça da Liga de Futebol Feminino, a Supertaça Portuguesa de Futebol Feminino, as divisões de futebol masculino abaixo da Primeira Liga, as Competições Distritais entre clubes que não os Campeonatos Distritais, o Campeonato Nacional de Promoção Feminino e os Campeonatos dos escalões de formação de futebol masculino e feminino.

História[editar | editar código-fonte]

Fotbal-1875.JPG

O Futebol começou a tornar-se conhecido em Portugal nas últimas décadas do século XIX, trazido por jovens britânicos residentes em Portugal que estudavam em Inglaterra, assim como por estudantes portugueses que de lá regressavam.

O primeiro sítio onde se jogou futebol em Portugal foi no Largo da Achada, na freguesia da Camacha, Ilha da Madeira, no ano de 1875. O desporto foi introduzido por Henry Hinton [1], jovem britânico que estudava em Londres, mas que residia na Ilha da Madeira, cujo pai tinha uma quinta naquela freguesia, onde costumavam passar os Verões. O jogo foi jogado com uma bola trazida de Inglaterra depois de explicadas as regras. Testemunhos orais confirmam a rápida e crescente popularidade do desporto que em breve se alastrou a toda a freguesia e brevemente ao resto da ilha. Um pequeno monumento foi erguido para comemorar este feito no Largo da Achada.[2]

Em Portugal Continental a primeira pessoa responsável pela sua aplicação terá sido Guilherme Pinto Basto (de acordo com os seus irmãos Eduardo e Frederico terá trazido a primeira bola de Inglaterra). Foi ele que teve a iniciativa de organizar uma exposição do novo jogo que teve lugar em outubro de 1888 e foi também ele que organizou o primeiro jogo em janeiro do ano seguinte. A partida teve lugar onde é hoje a Praça de Touros do Campo Pequeno opondo a equipa de Portugal à da Inglaterra. A portuguesa venceu o jogo 2-1. Consequentemente, o futebol começou atrair a atenção da alta sociedade.

Mais tarde começou a ser praticado em academias e levou à fundação de clubes em todo o país. Até o final do século, associações como o Club Lisbonense, o Grupo Sportivo de Carcavelos, o Braço de Prata, o Real Ginásio Clube Português, o Estrela Futebol Clube, o Académico Futebol, o Campo de Ourique, o Porto Cricket e o Sport Clube Vianense foram fundadas para praticar este desporto ou secções criadas para competir.

A primeira partida, entre Lisboa e Porto, realizou-se em 1894 e foi assistida pelo rei D. Carlos.

O Clube Internacional de Foot-Ball (fundado em 1902) foi a primeira equipa portuguesa a jogar no estrangeiro derrotando, em 1907, o Madrid Football Club na capital espanhola.

Seleções nacionais[editar | editar código-fonte]

Seleção A[editar | editar código-fonte]

A Seleção Portuguesa de Futebol tem actualmente uma presença constante nos lugares de topo do Ranking Mundial da FIFA. No Euro 2000 atingiu as meias-finais, no Euro 2004 atingiu a final, no Mundial de 2006 ficou em 4º lugar e no Euro 2012 atingiu as meias-finais. Existem ainda várias outras selecções nacionais para além da principal.

A 10 de julho de 2016, no Euro 2016, Portugal sagrou-se campeão europeu ao vencer a seleção da França por 1-0, com golo de Éder aos 109 minutos, na segunda parte do tempo de prolongamento. Foi o primeiro título internacional da Seleção A que Portugal conquistou em toda a história do futebol.

A 9 de junho de 2019, Portugal ganhou a primeira edição da Liga das Nações ao vencer a seleção da Holanda por 1-0 com golo de Gonçalo Guedes.

Seleção Olímpica[editar | editar código-fonte]

Portugal foi representado nos Jogos Olímpicos por quatro ocasiões.

Seleções de jovens[editar | editar código-fonte]

Portugal ganhou muitos títulos nos escalões de formação entro os quais se destacam:

Jogadores Notáveis[editar | editar código-fonte]

Luis Figo

Pelo Futebol Português passaram muitas das maiores estrelas do Futebol, que já ganharam muitos títulos internacionais, incluindo a Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões da UEFA, a Taça Europeia dos Clubes Vencedores de Taças/Taça UEFA dos Clubes Vencedores de Taças, a Taça UEFA/Liga Europa da UEFA, a Taça Intertoto da UEFA, a Supertaça Europeia/Supertaça da UEFA, a Taça Intercontinental, o Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA, o Campeonato do Mundo da FIFA, o Campeonato Europeu da UEFA, a Liga das Nações e a Taça das Confederações da FIFA. Jogadores portugueses como Eusébio, Luís Figo e Cristiano Ronaldo, entre outros, contribuíram e contribuem muito para o desenvolvimento do Futebol Português e da Seleção Nacional.

Estádios Portugueses[editar | editar código-fonte]

Estádio Nacional

Em Portugal existem inúmeros estádios sendo os principais o Estádio da Luz , o Estádio José Alvalade, e o Estádio do Dragão. Estes estádios são Estádios 5 Estrelas segundo a UEFA, fazendo parte do lote dos melhores da Europa.

Eusébio da Silva Ferreira, antigo jogador do Sport Lisboa e Benfica.

Competições seniores masculinas[editar | editar código-fonte]

Clubes[editar | editar código-fonte]

Craques[editar | editar código-fonte]

Postscript-viewer-blue.svgVer também a categoria: Claques de futebol de Portugal

Ver também[editar | editar código-fonte]

Futebol no Algarve

Referências


Soccer stub.svg Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.