Futebol em São Tomé e Príncipe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

futebol no país São Tomé e Príncipe é gerido pela Federação Santomense de Futebol. Ela é filiada à FIFA, à CAF e à UNIFFAC. A associação administra a Seleção São-Tomense de Futebol, bem como o Campeonato Santomense de Futebol.[1]

Equipa nacional[editar | editar código-fonte]

A Seleção São-Tomense de Futebol tem sido uma das mais fracas em África, e após ficar inativa entre 2003 e 2011, ficou num ponto de não ser incluída no Ranking Mundial da FIFA.[2] Em 2011, a equipa nacional regressou e venceu a Seleção Lesota de Futebol numa partida das eliminatórias da Taça das Nações Africanas de 2013, antes de ser eliminada pela Seleção Serra-Leonesa de Futebol.

Clube de futebol[editar | editar código-fonte]

O Campeonato Santomense de Futebol é a principal competição do país, com os clubes Sporting Praia Cruz e Vitória Futebol Clube do Riboque sendo os mais bem-sucedidos dela. Contudo, não é uma liga no sentido convencional, sendo decidida por uma partida eliminatória entre os vencedores da Liga Insular de São Tomé e da Liga Insular do Príncipe. Há ainda a Taça Nacional de São Tomé e Príncipe e a Supertaça de São Tomé e Príncipe.

Sistema de ligas[editar | editar código-fonte]

Nível

Liga(s) / Divisão(ões)

1 Primeira Divisão de São Tomé
doze clubes
Liga Insular do Príncipe
seis clubes
2 Segunda Divisão de São Tomé
dez clubes
3 Terceira Divisão de São Tomé
dez clubes divididos em duas séries de cinco

Referências

  1. «Sao Tome e Principe rocket up Fifa rankings» (em inglês). British Broadcasting Corporation. 7 de março de 2012 
  2. Rainbow, Jamie (12 de fevereiro de 2012). «São Tomé e Príncipe spring an unlikely surprise». World Soccer (em inglês) 
Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.