Futebol no Paraguai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Futebol é o esporte mais popular do Paraguai ao ponto de fazer parte da cultura deste país.

História[editar | editar código-fonte]

O futebol foi introduzido no Paraguai pelo holandês William Paats, o qual viajou da Holanda para Assunção (a capital do Paraguai) em 1888. Durante uma viagem para Buenos Aires, Paats comprou uma bola de futebol e trouxe de volta para Assunção sob a ordem de ensinar o esporte, que era desconhecido pelos paraguaios. Primeiramente, o futebol foi somente praticado pela "elite" (classe alta), porém, ele logo se tornou muito popular e se espalhou rapidamente por todo o país para pessoas de todas as classes sociais.

Em 1900, pequenos torneios foram organizados pela Plaza de Armas, uma plaza localizada no centro de Assunção. Por causa do enorme sucesso dos torneios, Paats decidiu fundar o primeiro clube de futebol paraguaio, que foi chamado Clube de Futebol Olímpia (depois renomeado Clube Olímpia) em 1902. Por 1906, os clubes de futebol do Paraguai foram incluídos na Associação Paraguaia de Futebol (comandando o futebol no Paraguai) foi fundada. A Associação Paraguaia de Futebol foi incluída na CONMEBOL em 1921, e na FIFA em 1925.

O futebol cresceu muito no país desde então, e há mais de 1.600 times espalhados pelo Paraguai[1] participando em ligas regionais. Cada time tenta uma vaga na primeira divisão limpando a diferentes níveis de divisões inferiores. O crescimento e evolução do futebol paraguaio pode ser visto nas conquistas feitas nos clubes.A seleção nacional participou de sete copas do mundo, ganhou duas Copa América e obteve medalha de prata nas olimpíadas de 2004. Todas estas conquistas fizeram o Paraguai ser a quarta melhor seleção sulamericana atrás de Argentina, Brasil e Uruguai.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]