Gêiser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gêiseres)
Vista de um gêiser no Parque Nacional de Yellowstone.

Um gêiser[1][2] (pronúncia em português: [ˈʒejzɛɾ]), também grafado como géiser, é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor de água.

O nome gêiser provém de Geysir, nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia; este nome deriva por sua vez do verbo gjósa, "jorrar".

Gêiseres são um dos vários tipos do vulcanismo secundário.[3]

A formação de gêiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que existe apenas em poucos locais na Terra; logo são fenômenos razoavelmente raros. Existem cerca de mil em todo o mundo, e metade destes ficam no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, entre os quais um dos mais conhecidos e regulares é o Old Faithful (ou "Velho Fiel"); outros gêiseres se encontram na Nova Zelândia, Rússia, Chile e Islândia[4]. E também podem ser encontrados em áreas de subducção.

Processo de formação[editar | editar código-fonte]

A água subterrânea que se choca nas fissuras, cavidades e lençóis freáticos, em contato com rochas e principalmente a lava vulcânica encontrada abaixo à elevada temperatura, vai aquecendo a água gradualmente. A elevada pressão a que a água se encontra faz aumentar o ponto de ebulição da água, a qual obriga então a água a subir de forma violenta, em forma de jato, dando origem a esta manifestação de vulcanismo. Esses jatos podem atingir cerca de 80 metros de altura e apresentar temperaturas de 70ºC onde não há rocha vulcânica, como o riolito, que é dissolvido em água quente e as formas de depósitos minerais chamados conglomerados siliciosos ou geiseritas, juntos dentro de sistemas de canalização. Ao longo do tempo, esses depósitos de rochas fortemente consolidadas reforçam as paredes de gesso do canal e permitem a atividade do fenômeno da natureza.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «A etimologia, a pronúncia e o significado de gêiser». Ciberdúvidas. 7 de janeiro de 2013. Consultado em 12 de maio de 2014 
  2. «Gêiser». Infopédia.pt. Consultado em 12 de maio de 2014 
  3. «Vulcanismo». Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). 2010. Consultado em 23 de dezembro de 2015 
  4. «"Gêiser" do Glossário Geológico no site do Instituto de Ciências da Universidade de Brasília». Consultado em 8 de outubro de 2009. Arquivado do original em 15 de setembro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.