George Don

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de G.Don)
George Don
Nascimento 17 de maio de 1798
Forfar
Morte 25 de fevereiro de 1856
Kensington
Cidadania Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, Reino da Grã-Bretanha
Progenitores
  • George Don
Irmão(s) David Don
Ocupação horticultor, botânico, colecionador de plantas,
Prêmios
  • Membro da Sociedade Lineana

George Don (Doo Hillock, Forfarshire, 29 de abril de 1789Kensington, Londres, 25 de fevereiro de 1856) foi um botânico e horticultor britânico.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

George Don nasceu em Doo Hillock, Forfar, Angus, Escócia, a 29 de abril de 1798. Seu pai, também chamado George Don, era superintendente do Royal Botanic Garden Edinburgh em 1802 e sua a mãe era Caroline Clementina Stuart. George era o irmão mais velho de David Don, também botânico. O jovem George Don enveredou pela horticultura e atingiu o posto de capataz dos jardins em Chelsea, Londres em 1816.

Em 1821 foi enviado em expedição de exploração botânica ao Brasil, Índias Ocidentais e Serra Leoa para colectar espécimes para a Royal Horticultural Society. A maioria de suas descobertas foram publicadas por Joseph Sabine, embora Don tenha publicado várias novas espécies da Serra Leoa.

O principal trabalho de Don foi a obra em quatro volumes intitulada A General System of Gardening and Botany ("Um sistema geral de jardinagem e botânica"), publicada entre 1832 e 1838. A obra é muitas vezes referida como Gen. Hist., uma abreviação do título alternativo A General History of the Dichlamydeous Plants (ou "Uma história geral das plantas diclamídeas").

Reviu substancialmente o primeiro suplemento da obra Encyclopaedia of Plants ("Enciclopédia de Plantas") de John Claudius Loudon, e estabeleceu o arranjo lineano para a obra "Hortus Britannicus", também de Loudon.

Publicou uma importante monografia sobre o género Allium (1832) e uma revisão do género Combretum.

Faleceu em Kensington, Londres, em 25 de fevereiro de 1856. O jardineiro da televisão Monty Don é um sobrinho-neto.[2]

Espécies e géneros descritos[editar | editar código-fonte]

Entre as plantas descritas por George Don incluem-se:

Entre os géneros de plantas propostos por George Don inclui-se:

Publicações[editar | editar código-fonte]

A principal obra de Don é constituído de 4 volumes de A General System of Gardening and Botany 1832 - 1838. Entre outras, é autor das seguintes monografias:

Notas

  1. Hall, Norman (1978). Botanists of the Eucalypts. [S.l.]: CSIRO, Melbourne. ISBN 0-643-00271-5 .
  2. Presenter: Monty Don (29 de novembro de 2015). «The 19th Century». The Secret History of the British Garden. BBC Two  Parâmetro desconhecido |estação= ignorado (ajuda); Parâmetro desconhecido |créditos= ignorado (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]