G1 em 1 Minuto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
G1 em 1 Minuto
Informação geral
Formato Programa jornalístico
Duração 1 minuto
País de origem  Brasil
Idioma original (português brasileiro)
Produção
Câmera Câmera única
Apresentador(es) Cauê Fabiano
Luiza Tenente
Empresa(s) de produção G1
Localização São Paulo, SP
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 20 de abril de 2015 – presente

G1 em 1 Minuto é um boletim jornalístico exibido pela Rede Globo em conjunto com o portal de notícias da emissora, o G1, cuja estreia ocorreu em 20 de abril de 2015.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 2015 a direção de jornalismo passou a desenvolver um novo formato de boletins diários para substituir o Globo Notícia, que era considerado muito formal e pouco atrativo.[1] O novo boletim, intitulado G1 em um Minuto passou a vigorar a partir de 20 de abril com um formato mais informal, onde Cauê Fabiano e Mari Palma – jornalistas com menos de 25 anos e recém-contratados pela emissora – não precisavam utilizar linguagem coloquial ou roupas sociais, podendo se comunicar com o público mais jovem de forma clara e utilizar roupas do dia-a-dia, como com personagens de quadrinhos.[1] Mari ficou responsável pelos dois boletins matutinos, exibidos nos programas Bem Estar e Encontro com Fátima Bernardes, enquanto Cauê ficou responsável pelos dois vespertinos, nos intervalos da Sessão da Tarde e do Vale a Pena Ver de Novo. Em 2019 Mari deixou o boletim ao ser integrada como repórter do Mais Você e Cauê foi transferido para as manhãs, deixando as tardes nas mãos de Luíza Tenente, sobrinha de William Bonner.

Formato[editar | editar código-fonte]

Exibido a partir da redação do G1 em São Paulo, o programa consiste em quatro boletins diários ao vivo com "pílulas" de notícias sobre o Brasil e o Mundo extraídas do G1, portal de notícias da Rede Globo, apresentadas durante a manhã dentro dos programas Mais Você e Encontro com Fátima Bernardes, e durante a tarde nos intervalos da Sessão da Tarde e do Vale a Pena Ver de Novo.

Apresentação[editar | editar código-fonte]

Fixos
  • Cauê Fabiano (2015–presente)
  • Mari Palma (2015–19)
  • Luíza Tenente (2019–presente)
Eventuais
  • Paula Paiva (2016–presente)
  • Luíza Tenente (2016–19)

Versões locais[editar | editar código-fonte]

PA Rede Liberal Em 23 de abril de 2018, a TV Liberal Belém adotou o G1 em 1 Minuto Pará.
PB TV Cabo Branco Em 8 de agosto de 2018, a Rede Paraíba de Comunicação estreou o G1 em 1 Minuto Paraíba na TV Cabo Branco e na TV Paraíba, com duas entradas nos intervalos da tarde, apresentado por Dani Fechine, Diogo Almeida e Krys Carneiro.
TV Paraíba
PR RPCTV A RPC passou a exibir em 2015, o RPC Notícias. Em 19 de março, a edição do G1 em 1 Minuto Paraná estreou com a apresentação de Letícia Paris.
RJ TV Rio Sul Desde 2016, a TV Rio Sul exibe a versão local para o interior sul do estado do Rio de Janeiro com notícias do G1 e do Globoesporte.com.
Rede InterTV Em 19 de fevereiro de 2018, a InterTV Alto Litoral adquiriu sua versão trazendo as principais informações do interior norte do estado do Rio de Janeiro.
SE TV Sergipe Em 21 de março de 2016, a TV Sergipe adotou o formato do boletim para o Sergipe Notícia.
SP TV Tribuna A TV Tribuna passou a ter uma versão local do boletim em 14 de março de 2016, apresentada por Alexandre Lopes.[2]
Outras praças Outras afiliadas passaram a adotar a mesma fórmula do G1 em 1 Minuto nos seus boletins informativos, que por sua vez são baseados no Radar e no extinto Globo Notícia.


Referências

  1. a b «Nesta segunda, dia 20, 'G1 em 1 minuto' estreia na programação». Rede Globo. 20 de abril de 2015. Consultado em 23 de março de 2016 
  2. «G1 em 1 Minuto entra na grade da TV Tribuna a partir desta segunda-feira». TV Tribuna. 14 de março de 2016. Consultado em 23 de março de 2016 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]