GMA Network

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
GMA Network
GMA Network, Inc.
GMA TV-7 Manila
Tipo Rede de televisão aberta
País Filipinas
Fundação 1 de março de 1950 (67 anos)
por Robert Stewart
Pertence a GMA Network, Inc.
Proprietário GMA Holdings, Inc.
Presidente Felipe L. Gozon
(Presidente e executivo-chefe)
Gilberto R. Duavit Jr.
(Presidente e diretor de operações)
Cidade de origem Quezon City Flag.svg Cidade Quezon
Sede Quezon City Flag.svg Cidade Quezon
EDSA corner Timog Avenue, Diliman
Estúdios Quezon City Flag.svg Cidade Quezon
EDSA corner Timog Avenue, Diliman
Slogan Kapuso ng Bawat Pilipino (Um com cada filipino, no coração)
Formato de vídeo NTSC 480i (SDTV)
Cobertura 100% do território nacional
Cobertura internacional GMA Pinoy TV
Nome(s) anteriore(s) RBS TV Channel 7 (1961-1975)
GMA Radio-Television Arts (1975-1992)
GMA Rainbow Satellite Network (1992-2002)
Página oficial gmanetwork.com

GMA Network é uma rede de televisão filipina fundada em 1950 e sediada em Cidade Quezon.[1] É a segunda maior rede de televisão, nas Filipinas, ao lado apenas para ABS-CBN.

A estação, conhecida então como Loreto F. de Hemedes, Inc., foi fundada em 1950 pelo americano Robert Stewart e começou seus operações de através da estação de rádio DZBB. Seu sucesso levou a empresa a se aventurar na televisão em 1961. De ser o canal em último lugar na década de 1960, sob a nova administração de Menardo Jimenez, Felipe Gozon e Gilberto Duavit, que assumiu em 1974, emergiu como uma das maiores redes da TV no país em 1986, e até mesmo derrotou o monopólio RPN-IBC-BBC de Roberto Benedicto, um rival do regime de Marcos, em números de audiência, para se tornar o lider da audiência, antes de deslizar para o segundo lugar em 1988, o resultado do crescimento do ABS-CBN. Os anos seguintes viram a GMA ganhar atenção local e internacional, antes de se reformular no início dos anos 2000 para competir melhor com o ABS-CBN, o líder do audiência incontestável. Ele conseguiu um tremendo sucesso no meio do final dos anos 2000, mas logo depois enfrentou problemas envolvendo recursos, fundos e índices de audiência em declínio.

História[editar | editar código-fonte]

1950-1961: Estabelecimento[editar | editar código-fonte]

A origem da GMA pode ser rastreada até Loreto F. de Hemedez Inc. através DZBB do Republic Broadcasting System, que começou a ser exibida a sua transmissão de rádio em 1 de março de 1950, e lançado oficialmente como uma estação de rádio local em Manila, em 14 de junho de 1950 e de propriedade de Robert La Rue "Tio Bob" Stewart, um correspondente de guerra americano. Apesar da falta de novas instalações de transmissão, a estação já marcou muitos marcos com a sua cobertura de notícias, senado e congresso, últimas notícias, exclusividades e tintim por tintim contas de grandes eventos nacionais. Ele também foi pioneiro em programas de pioneiras, tais como Camay Theater of the Air, Lovingly Yours, Helen, Kahapon Lamang, Tawag ng Tanghalan, Newscoop, Kwentong Kutsero e outros. Alguns desses shows acabou indo para a televisão. DZBB também foi o primeiro a expor vários cobertura ao vivo estendido não apenas a notícias e assuntos públicos, mas também para programas de entretenimento e educacionais. Em 1957, DZBB transferido para o novo e atual casa no EDSA, Quezon City.

1961-1972: Aventurando-se para a televisão[editar | editar código-fonte]

Arriscar-se a televisão nos anos 1960, Stewart começou a sua estação de televisão através DZBB TV Canal 7 em 29 de outubro de 1961, terceira estação de televisão terrestre das Filipinas. Originalmente, a programação DZBB TV Canal 7 de é composto de programas estrangeiros provenientes dos Estados Unidos e mais tarde produziu programas locais para atender o público filipino.

Produziu shows como do Uncle Bob'a Lucky Seven Club, um show orientado para as crianças ao ar todos os sábados; Dance Time com Chito; Lovingly Yours, Helen; GMA Supershow (anteriormente Germside e depois Germspesyal) e vários programas de notícias como a News at Seven. E em 1963, a RBS lançou a sua primeira estação de TV local em Cebu, DYSS Canal 7 (agora GMA Cebu). No mesmo ano, a partir de Loreto F. de Hemedez Inc, a empresa foi formalmente renomeada para República Broadcasting System, Inc. (RBS).

Primeiros anos do GMA na televisão eram rochosas. Apesar de conquistar a liderança do ABS-CBN em 1962 (apenas para perdê-lo no ano seguinte), ele cambaleou à beira da falência. Enquanto Dance Time with Chito ganhou algum impulso para GMA, era incapaz de parar a rede de cair para o último lugar em termos de audiência.

1972-1986: Crescimento é o caminho para a glória[editar | editar código-fonte]

Em 21 de setembro de 1972, o então presidente Ferdinand Marcos declarou a lei marcial pela virtude da Proclamação 1081. Marcos, governando por decreto, cerceada a liberdade de imprensa e outras liberdades civis; fechou o Congresso e estabelecimentos de mídia, incluindo GMA. Os militares ocuparam composto GMA Network e colocou-o sob o controle militar para impedir suposta propaganda comunista. Os meios de comunicação, incluindo GMA Rede que foi fundamental para a administração Marcos foram ordenados a ser fechada. Os cidadãos e as entidades estrangeiras foram impedido de possuir e operar empresas de mídia, nas Filipinas.

Stewart eo American Broadcasting Company, que era dono de um quarto da empresa, foi forçado a ceder o controle da maioria para um triunvirato composto por Gilberto Duavit Sr., um oficial Malacañang; Menardo Jimenez, um contador; e Felipe Gozon, um advogado dos Stewarts, em 1974, juntamente com o ex-executivo da ABS-CBN, Freddie M. Garcia. Com a aquisição, a estação foi capaz de transmitir em cores, com uma linha de crédito PhP7 milhões. No ano seguinte, a estação mudou seu nome para GMA Radio-Television Arts (GMA representava Greater Manila Area, área de cobertura inicial da estação), embora Republic Broadcasting System, Inc. permaneceu como sua razão social até 1996. Com isso, GMA foi capaz de emergir de um azarão indústria a um dos canais de televisão mais assistidos, especialmente para a notícia.

Quando Benigno "Ninoy" Aquino Jr., um senador que se opôs fortemente à administração Marcos, foi assassinado em 21 de agosto de 1983, foi apenas um pequeno item no telejornal. O punho de ferro que a administração Marcos teve na televisão começou a escorregar, como GMA transmitir o funeral, a única estação local para o fazer. Em 1984, Imee Marcos, filha de Ferdinand Marcos, tentou assumir GMA. No entanto, a aquisição foi impedido pelos executivos da GMA. Stewart deixou as Filipinas para o bem como ele era absolutamente decepcionado com a mudança Marcos. GMA também foi fundamental durante os anos que precederam a revolução popular. A rede foi o primeiro a expor uma entrevista na televisão com Corazon Aquino em 1984, e mais tarde, quando ela anunciou que ela iria concorrer à presidência se ela recebe um milhão de assinaturas. Em 1985, GMA conquistou o primeiro lugar no ranking, ultrapassando RPN. Em Fevereiro de 1986, a rede também foi o primeiro a relatar que Fidel Ramos e Juan Ponce Enrile rompeu com a administração Marcos.

Quando a democracia nas Filipinas foi restaurado na revolução popular em 1986, as estações de televisão começaram a ar, alguns com seus donos originais, mais notavelmente ABS-CBN.

1986-1992: O contínuar do crescimento[editar | editar código-fonte]

A instabilidade política do país também acrescentou a carga da estação, quando os soldados invadiram os estúdios por dois dias em uma parte da tentativa de golpe para derrubar o então presidente, Corazon Aquino. Em 1987, ele abriu seu estúdio ao vivo high-end, a Broadway Centrum, aumentando a sua programação local, e inaugurou o seu 777-foot Tower of Power localizado ao longo Tandang Sora, Quezon City, a mais alta estrutura feita pelo homem no país em 7 de novembro , 1988.

No entanto, antes disso, em 8 de agosto de 1988, a ABS-CBN ultrapassou GMA em audiência de Mega Manila e se tornou o número um pela primeira vez em 16 anos, mas GMA permaneceu rentável e continuou a fazer bem, sentado confortavelmente em segundo lugar e desova novos sucessos.

1992-2000: Expansão internacional[editar | editar código-fonte]

Como as receitas continuaram a aumentar, alcance internacional tornou-se alvo da GMA na década de 1990, que começou quando o arco-íris por Satélite lançado em 30 de abril de 1992. Por meio de suas estações de retransmissão, programas GMA foram vistos em todo o arquipélago e Sudeste Asiático. GMA programação começou a ser exibido em 60 cidades americanas e em partes da América do Sul por meio da Internacional Channel Network (o Rede do Canais Internacionais). GMA foi a emissora oficial da Jornada Mundial da Juventude de 1995, que foi a última visita do Papa João Paulo II ao país.

Durante o mesmo ano, dois programas de TV populares, Eat Bulaga e Okey Ka Fairy Ko! começou a transmitir em GMA após TAPE Inc. recusou a proposta do ABS-CBN para comprar os direitos de exibição do dois shows. Ao mesmo tempo, GMA lançou uma subsidiária canal UHF, Citynet 27, vários novos shows (entre eles Bubble Gang bolha e Startalk, agora alguns dos shows de maior duração na TV), e do programa de notícias, Saksi com Mike Enriquez, Mel Tiangco e Karen Davila e também eles têm a sua adaptação asiática de 700 Club séries como The 700 Club Ásia, que Filipinas são o único país originário da Ásia. Em 1996, GMA formalmente mudou sua razão social para GMA Network Incorporated, com GMA agora de pé para Global Media Arts. GMA logo estabeleceu GMA Films em 1998 - seu filme José Rizal, que era naquele tempo a produção do filme mais caro já no país (que custa mais de 80 milhões de pesos para produzir), tornou-se um enorme sucesso, com muitos elogios e indicações a prêmios. Por seus dramas, os sucessos da GMA incluíram Anna Karenina e Villa Quintana.

Em 1997, a GMA lançou a SOP, que se tornou uma das suas mais famosas variedades de variedades dominicais, e lembrou-se por sua rivalidade de 13 anos com a ABS-CBN ASAP, e Ikaw na Sana, um dos dramas mais famosos da década de 1990.

GMA Balita, que se tornou o noticiário da manhã da rede após o lançamento do Saksi em 1995, foi cancelada em 1998 e foi substituída por Mornings @ GMA, que falhou e foi substituído por Unang Hirit no ano seguinte.

Outro sucesso na década de 1990 foi o bloco "Anime Resurrection" em horário nobre, que tinha GMA colocando um tipo de programação alternativo, animes japoneses, contra as telenovelas e comédias mais estabelecidas do ABS-CBN. Isso levou a uma maior popularidade para os animes desde o final da década de 1990 até o início dos anos 2000.

GMA foi a primeira emissora Philippine para receber um prêmio Peabody de Jornalismo Investigativo, em 1999. Mais tarde, tornou-se Citynet 27 EMC, o primeiro canal de vídeos musicais programados localmente, tornando-se posteriormente uma parte do Canal [V] franquia chamado Canal [V] Filipinas. No entanto, o canal encerrou suas operações devido a um conflito de interesses entre os proprietários da GMA e PLDT (que comprou uma participação na GMA), que operam MTV Filipinas através de sua subsidiária, a National Broadcasting Corporation. GMA também foi a emissora Philippine para 2000 Today, o especial de televisão internacional mais bem-sucedida que comemorou o alvorecer do novo milênio. Na virada do milênio, a GMA foi a única rede local para ir em 24 horas, a radiodifusão non-stop.

2000-2010: Desafiando a concorrencia[editar | editar código-fonte]

No início do ano, Menardo Jimenez anunciou sua aposentadoria como presidente e CEO e em 31 de dezembro de 2000, Felipe Gozon assumiu o cargo com a sua capacidade concorrente como presidente. O filho de Duavit Gilberto Duavit Jr. assumiu o cargo de Chief Operating Officer. GMA também inaugurou seu icônico GMA Network Center, no mesmo ano em comemoração do seu 50º aniversário.

Com Felipe Gozon como CEO, GMA começou posando como muito mais grave a concorrência para ABS-CBN e lançou novos programas, que foram posando dramaticamente como séria concorrência com os seus homólogos ABS-CBN. Além disso, o ex-talentos de ABS-CBN começou a se mover para GMA, principalmente Jolina Magdangal, então conhecido como um superstar multimídia. De 1999 a 2001, a quota de audiência de GMA em Mega Manila aumentou de 21,9% para 29%.

2001 viu o lançamento do talk show da manhã, SiS, que se tornou um dos principais atores no aumento da audiência diurna do GMA e ameaçou a liderança do ABS-CBN. No mesmo ano, a GMA aumentou a produção de telenovelas para desafiar a posição dominante da ABS-CBN. Isso levou a GMA a retirar animes de seu bloco de horário nobre.

Em 27 de outubro de 2002, durante um episódio de mais longa tarde de domingo show de entretenimento SOP, GMA revelado oficialmente uma nova campanha logotipo e imagem. O novo logotipo apresenta um logotipo colorido arco-íris em forma de coração, o Kapuso, representado por um novo slogan "Kapuso ng Pamilyang Pilipino, Anumang Kulay ng Buhay" ("Um em cada coração com a família filipina, em qualquer que seja cor da vida"), e negrito Century Gothic para as letras. O "Kapuso" música-tema é cantada por Regine Velasquez.

No mesmo ano, viram seus dois principais noticiários, Saksi e Frontpage: Ulat ni Mel Tiangco mudam de intervalos de tempo, fazendo com que a Frontpage compita contra a notícia da TV Patrol do ABS-CBN e o Saksi contra a ABS-CBN Headlines no final da noite. Enquanto a Saksi conseguiu um grande sucesso e levou ao cancelamento de seu concorrente em 2003 (foi substituído por ABS-CBN Insider nesse ano e depois, por Bandila em 2006), a Frontpage, apesar de alcançar a paridade do índice de audiência com a TV Patrol, ainda não conseguiu vencer a TV Patrol.

O rebrand foi um grande sucesso: a sua quota de audiência em Mega Manila saltou para 34,9% no final de 2003.

A GMA fechou o ano de 2004 como líder da audiência em Mega Manila, a maior audiência de TV do país, rompendo a liderança de 16 anos da ABS-CBN nessa área, com 42% de participação comparada aos 38% da ABS-CBN. Isso se deve principalmente ao sucesso dos reality shows Extra Challenge e Starstruck, o Mulawin com temas de fantasia e o novo noticiário da rede, 24 Oras. Apesar disso, embora não houvesse um sistema de medição de audiência nacional medido naquela época, o GMA ainda seguiu atrás do ABS-CBN no público nacional.

Em 2005, começou a produzir GMA Network de Mars Ravelo Darna, um personagem cômico Filipino clássico livro que se tornou um sucesso instantâneo, com uma classificação de 47,7 por cento durante a noite, a mais alta classificação de um episódio piloto eo primeiro telefantasya para atingiram 52,1 classificações por cento; seguido por Encantadia em 47,2 por cento e outros telefantasyas prime-time, Mulawin (2004) e Sugo (2005) contribuiu com a vantagem do GMA Rede em Mega Manila. Isso também levar à criação de seu segundo canal VHF TV, chamado QTV (agora GMA News TV).

Também em 2005, a GMA ganhou a Melhor Estação de Televisão Terrestre da Asian Television Awards, melhorando o MBC da Coréia e o MediaCorp Channel 5 de Cingapura.

Em 2006, a GMA Network manteve sua supremacia primetime pela reformatação do seu programa de desafio extra baseada na realidade e outro telefantasya Encantadia (que foi sucedido por seqüelas, Etheria e Encantadia: Pag-ibig Hanggang Wakas), e as versões legendadas localizadas de série de televisão coreana Stairway to Heaven, Full House, Jewel in the Palace e My Lovely Sam Soon.

Tambem em 2006, o Debate com Mare no Pare, um programa de assuntos públicos de fim de noite, ganhou a medalha de bronze no New York Television Festival. A rede também foi elogiada com a cobertura do pacote Wowowee (programa de ABS-CBN) por publicações locais. Em uma entrevista exclusiva, um repreensivo Mike Enriquez entrevistou a presidente filipino, Gloria Macapagal-Arroyo, pela primeira vez desde o levantamento do Estado de Emergência Nacional, que a rede permitiu que outras estações arremessassem sem o consentimento prévio. No final da entrevista, o presidente elogiou a rede por sua cobertura de notícias, sugerindo que outros equipamentos de mídia fazem o mesmo. Em abril, o fundador da rede, Robert "Uncle Bob" Stewart morreu nos Estados Unidos. Durante a temporada de escalada do Everest no mesmo ano, o GMA ajudou o alpinista Romi Garduce, o terceiro filipino a alcançar o cume do Monte. Everest em apenas três dias. A rede é uma das primeiras empresas locais a produzir um filme IMAX, com a abertura do Teatro San Miguel-Coca-Cola IMAX no SM Mall of Asia.

Em 2007, a rede anunciou que oferecerá suas ações ao público. Depois de serem canceladas várias vezes e, apesar da reivindicação da Marcoses sobre as ações detidas pela família Duavit, seu IPO finalmente foi realizado em 30 de julho oferecendo PhP 8,50 por ação. A rede começou a produzir franquias de televisão de outros países quando eles produziram Celebrity Duets: Philippine Edition com FremantleMedia, um dos maiores produtores de franquias de televisão do mundo com base no Reino Unido. Mais tarde, eles produziram Marimar, Zaido: Pulis Pangkalawakan, Kakasa Ka Ba Sa Grau 5? e Whammy! Abuse da sorte de vários países.

Em 16 de setembro de 2007, foi anunciado que a franquia Idol, que tenha sido anteriormente usado pela Associated Broadcasting Company (para produzir Philippine Idol) seria transferido para GMA sob o novo nome Pinoy Idol.

Em 2008, a GMA produziu um conjunto diversificado de shows para seu bloco primetime arejando Carlo J. Caparas 'Joaquin Bordado, Dyesebel de Mars Ravelo, Babangon Ako't Dudurugin Kita, Gagambino, Codename: Asero, Lalola, Ako si Kim Sam Soon, Survivor Filipinas, Family Feud, Saan Darating Ang Umaga? e Luna Mystika. Ele também se tornou o novo lar da franquia Idol, com Pinoy Idol estréia naquele verão juntamente com o seu show companheiro, Pinoy Idol Extra. Este bom desempenho foi impulsionado pela abertura da GMA Network Studios no mesmo ano.

No primeiro semestre de 2009, A GMA alinhados novos shows para seu horário nobre como Carlo J. Caparas 'Ang Babaeng Hinugot Sa Aking Tadyang, Carlo J. Caparas' Totoy Bato, All About Eve, Zorro, Adik Sa'Yo, All My Vida, Sana Ngayong Pasko, Rosalinda, uma nova versão do Darna, uma segunda temporada de Survivor Filipinas, Stairway to Heaven, Full House, e uma nova temporada de StarStruck. O horário nobre programa de notícias 24 Oras ganhou dois prêmios no Festival de Televisão de Nova York, a Medalha de Ouro de Melhor Cobertura Continuada e uma Medalha de Prata de Melhor Programa News.

2010-2015: Enfrentando novos ensaios[editar | editar código-fonte]

GMA fez mais sucessos em 2010, como The Last Prince, Panday Kids, First Time, Laff En Roll, Diva, Zooperstars, Claudine, Wipeout, Pepito Manaloto, Wachamakulit, Sunnyville, Comedy Bar, Love Bug, Langit Sa Piling Mo, Pilyang Kerubin, Endless Love, Danz Showdown, Party Pilipinas, e muitos mais, mesmo com o surgimento de TV5 como um grande jogador (que por sua vez causou alguma GMA talentos e apresentadores de transferir para a dita rede). O forte desempenho em 2010 para GMA também foi atribuído ao deslocamento da rede para a tecnologia de holograma para suas coberturas eleitorais. GMA também comemorou o seu 60º aniversário com um estrondo, marcado por um desempenho financeiro estelar, bem como alguns marcos recorde.

O ano, no entanto, também provou ser o último de dois programas proeminentes - SiS, que sofreu com baixos índices de audiência após a entrada do Showtime no ABS-CBN e SOP, que concedeu liderança ao ASAP após um breve período de dominância a partir de 2002 até 2008.

Em 2011, a GMA ofereceu uma tarde line-up que continuou o sucesso de Koreana, Trudis Liit, Basahang Ginto e Bantatay. Ele inclui Nita Negrita, Magic Palayok, Alakdana, Sisid, e My Lover, My Wife. No horário nobre line-up, GMA liberado I Heart You, Pare !, Dwarfina, Machete, Captain Barbell, Munting heredera, o primeiro drama histórico da Amaya Filipinas direito e eles ofereceram o primeiro remake de TV de drama série Ikaw Lang ang Mamahalin.

Em 28 de fevereiro de 2012, a rede anunciou a aposentadoria do vice-presidente sênior do Grupo de Entretenimento, Wilma Galvante. O anúncio surgiu depois Galvante aposentou-se oficialmente a partir da rede, terminando seus 19 anos de serviço como chefe de entretenimento. GMA Rede nomeado Lilybeth rasonable como oficial encarregado do Grupo Entertainment. Rasonable tem sido com a rede desde 1998 e atuou como Gerente de Programa, Vice-Presidente Adjunto e Vice-Presidente de Drama para o Grupo Entertainment. Seu último cargo antes da nomeação viu sua supervisão tarde do grupo e teledramas horário nobre.

Em 2012, a rede ofereceu tudo line-up original da série de televisão para o primeiro trimestre, tanto em horário nobre e à tarde bloco como Legacy, Biritera e meu amado em GMA Telebabad e Alice Bungisngis and her Wonder Walis, Broken Vow, a boa filha e Hiram na Puso em GMA Afternoon Prime. No entanto, a maioria desses programas não conseguiu bater os seus homólogos ABS-CBN, fazendo com que os ratings da GMA a declinar. A GMA também enfrentou uma forte concorrência da TV5 até 2014.

Em 1 de fevereiro de 2012, a GMA Network anunciou que assinou um acordo de três anos com a Fox International Channels, que permite que os shows e filmes de GMA produzidos localmente sejam exibidos em canais a cabo FOX. O referido acordo cobre um mínimo de 350 horas de programas e 25 filmes. Entre os programas entregues à FOX para transmitir em seu feed filipino estão: Encantadia, Darna, Dyesebel, Super Twins, Stairway to Heaven, Kaya Kong Abutin Ang Langit, Trudis Liit e Babangon Ako't Dudurugin Kita, e notícias e assuntos públicos como Desejo Ko Lang, Pinoy atende mundo e Pinoy no exterior. Enquanto os filmes abrangidos pelo acordo são: Namorada do meu melhor amigo, quando conheci U, Yaya e Angelina: The Dirty Crac Movie, Temptation Island e José Rizal.

Em 22 de fevereiro de 2012, o presidente da GMA Films, Annette Gozon-Abrogar e diretor Yam Laranas, anunciou que o filme de filme The Road foi comercializado e exibido em mais de 50 teatros em toda a América do Norte e Canadá em 11 de maio de 2012, um primeiro para um local Filme filipino.

Em 4 de outubro de 2012, a rede anunciou o encerramento das negociações com a MediaQuest Holdings, Inc. (uma afiliada da Philippine Long Distance Telephone Company) de propriedade do empresário e TV5 presidente Manny V. Pangilinan. Desde o início do ano, o Sr. Pangilinan foi vocal com seu interesse em adquirir a GMA Network, dizendo que "falou com eles, ... desde 2002, e depois talvez há cinco anos". Após o retorno das negociações da GMA Network ao Grupo PLDT, Manny V. Pangilinan confirmou em 4 de março de 2014 que a oferta de compra de participação de 34% na GMA Network expirou em fevereiro do mesmo ano.

No mesmo ano, o retorno de Magpakailanman, agora transmitido nas noites de sábado, e o programa que ocupou esse horário, Kapuso Mo, Jessica Soho, mudou-se para os domingos e se encontrou concorrendo com a revista eletrônica ABS-CBN, Rated K.

O ano de 2013 viu um monte de mais sofrimento para GMA. Mais de seus programas terminou em falhas de massa, e talentos transferido para um agora totalmente recuperado ABS-CBN. Não só isso, GMA foi atacado pelos internautas, dizendo que apesar de estar em segundo lugar, GMA era auto-proclamando-se como "número uno", mesmo com os seus programas fracassaram. Pior ainda, alguns percalços programação eclodiu em GMA: Um relatório que insultou One Direction, o Ivan Mayrina sendo enviado para um local errado, e Arnold Clavio exibindo um comportamento inaceitável rude, e ainda tudo isso apesar do sucesso de My Husband's Lover, e as receitas eo lucro líquido caiu depois de ser gravemente afetado pela turbulência GMA enfrentou durante o ano.

Mas, em 2013, a rede ganhou outro prêmio Peabody em 2013 pela cobertura de Supertyphoon Yolanda (Haiyan).

A crise piorou em 2014: Dois novos hashtags foram criados: #GMAPhilippinesWorstNetwork e #BiggestLiesGMA. GMA também havia sido relatada a ter chamado de Vhong Navarro, o apresentador é talento do ABS-CBN, um estuprador, e internautas falavam sobre algo de errado no drama The Borrowed Wife. Mais espectáculos não tão bem, mas o fracasso do drama histórico Ilustrado e reality show Bet ng Bayan foi um grande golpe para a rede. 2014, no entanto, também marcará um ponto de viragem para o bloco da tarde da GMA com o lançamento de The Half Sisters e Yagit, que se tornaram grandes sucessos. Ambas as séries levaram a GMA a derrotar o ABS-CBN na audiência da tarde até o quarto trimestre de 2015. Outro sucesso foi o drama coreano My Love from the Star, que foi exibido no horário nobre.

Em 5 de maio de 2014, o presidente e CEO da GMA Network, Atty. Felipe L. Gozon confirmou que a rede entrou em negociações com o presidente e COO da San Miguel Corporation, Ramon S. Ang. Um mês depois, em 24 de junho de 2014, os principais acionistas da GMA Network anunciaram que venderá 30% de suas ações da rede para Ang em sua capacidade pessoal. A San Miguel Corporation não está envolvida na aquisição da Ang pelas ações. Em junho de 2015, a GMA em uma divulgação à comissão de valores mobiliários disse que as conversações com Ramon Ang foram atoladas.

2015-agora: A virada no audiência[editar | editar código-fonte]

2015, o 65º aniversário da rede, logo verá uma reviravolta em suas fortunas, já que The Half Sisters dominou a audiência da tarde para a maior parte de 2015 e o fenomenal emparelhamento de Alden Richards e Maine Mendoza gerado pelo segmento KalyeSerye de seu show de meio dia Eat Bulaga levou GMA a desfrutar de uma desempenho aprimorado ao longo dos últimos anos.

O forte bloqueio da tarde da GMA, juntamente com a rede ganhando o público no meio-dia, levou a participação da audiência nacional da GMA, aumentando de 34% para 36%, com base em pesquisas da Kantar. A participação do ABS-CBN passou de 44% para 43% no mesmo período.

No entanto, o ano também viu a GMA reduzir suas operações regionais - em abril de 2015, a GMA Network implementou uma série de cortes orçamentários em relação às suas estações de TV regionais, ao encerrar pelo menos 200 funcionários regionais, rebaixando suas estações de TV originais em Bacolod, Naga , Cagayan de Oro, General Santos e Ilocos para "venda por satélite" ou estações de TV retransmissoras e cancelamento de shows matutinos em Cebu, Davao, Iloilo e Dagupan, para que eles "agilizem suas operações para aumentar o público e o faturamento". Em novembro desse mesmo ano, a rede também rebaixou sua estação de origem na cidade de Iloilo para a estação de TV via satélite ou para o cancelamento da Ratsada 24 Oras após a redução de 20 funcionários do departamento de notícias como parte da racionalização estratégica realizada pela GMA.

Alguns dos marcos da GMA no ano de 2016 incluíram o lançamento de dois shows que se tornaram grandes sucessos. Em julho de 2016, o remake de Encantadia foi lançado e se tornou um grande sucesso, apesar de não superar seu rival, o Ang Probinsyano da ABS-CBN, no público de horário nobre, e levou a GMA a desafiar a liderança do ABS-CBN no horário nobre, um notável bailiwick do ABS-CBN.. O outro era Ika-6 Na Utos, que teve um desempenho fraco no início, mas passou a desafiar a liderança do ABS-CBN na audiência da tarde até o final do primeiro trimestre de 2017. Outros sucessos para o ano incluíram Alyas Robin Hood em horário nobre e Sa Piling Ni Nanay nas tardes.

Mas, com o declínio da popularidade da AlDub que resultou em GMA que concedeu liderança no meio-dia, diminuição dos índices de audiência na tarde e na manhã e sua contínua derrota para o ABS-CBN em horário nobre, a participação da GMA caiu novamente para 34%, em comparação com a 45% de participação no público da ABS-CBN.

2017 era um saco misto para a rede. Apesar do sucesso acima mencionado de Ika-6 na Utos na tarde, a audiência de horário nobre de GMA novamente recusou devido às performances desastrosas de suas novas novelas primetime, incluindo a da primeira novela do tandem de Alden e Maine, Destined to Be Yours, bem como a sequela de Mulawin, a Mulawin vs Ravena e a adaptação filipina de My Love From the Star. Os dramas da tarde da rede como Hahamakin ang Lahat, Impostora, D 'Originals e Legally Blind, entretanto, apresentaram performances variando de mal a mesclado.

No terceiro trimestre, o GMA encontrou-se novamente ameaçando a liderança da audiência da tarde ABS-CBN com os fortes desempenhos de Haplos e Impostora, cimentados pelo sucesso contínuo de Ika-6 na Utos. No mesmo período, a GMA estreou a segunda temporada de Alyas Robin Hood, que registrou índices de audiência mais baixos em relação à sua primeira temporada em sua primeira semana, devido ao fato de ser enfrentado pelo programa de horário nobre mais visto da ABS-CBN, Ang Probinsyano. Dois outros dramas, I Heart Davao e My Korean Jagiya também não fizeram muito bem.

Logotipos e slogans[editar | editar código-fonte]

Logotipos[editar | editar código-fonte]

Logotipo da GMA consiste no texto GMA em azul, e um coração cor-de-arco-íris conhecido como "Kapuso", usada desde 2002. A rede também é conhecido pelo nome de marca "Kapuso", também usado desde 2002. Antes disso, GMA usou uma variedade de logotipos em sua história de 65 anos.

  • 1974: No ano quando o canal tornou-se GMA Radio-Television Arts, introduziu um logotipo que tinha o nome "GMA Radio-Television Arts" dentro de uma caixa azul. Foi anexado por um logotipo do Canal 7 que tinha três listras coloridas em vermelho, verde e azul.
  • 1979: O logotipo em caixa foi modificado, à medida que a caixa se tornou mais arredondada, o texto interno mudou seu tipo de letra e os nomes "GMA" e "Artes" tornaram-se amarelos. Também veio com o slogan recém-lançado, "Where You Belong!". Ele teve vários complementos ao longo de seu uso, como uma versão com script do slogan e um arco-íris com o slogan.
  • 1992: O arco-íris virou de um add-on do logotipo de 1979 para o logotipo principal. Com o rebranding da rede como "GMA Rainbow Satellite Network", o logotipo apresentava um arco-íris com um satélite (significando a expansão internacional do GMA), juntamente com o nome "GMA Rainbow Satellite" e o slogan "Where You Belong" abaixo. O nome "GMA" também ganhou uma textura roxa brilhante.
  • 1995: O arco-íris foi modificado. Tornou-se mais curvo, e o "Rainbow Satellite" e o slogan "Where You Belong" foram retirados, para deixar apenas o nome de GMA, o arco-íris e o satélite. No ano seguinte, mudou seu nome para "GMA Network". Nos anúncios impressos, foi exibido em uma caixa.
  • 1998: o logotipo foi novamente atualizado, reinstalando o slogan "Where You Belong" que, mais uma vez, foi colocado abaixo do logotipo. O texto GMA também deixou cair sua textura brilhante para uma aparência 2D simples e azul, e a caixa e o satélite que irradia o arco-íris não aparecem mais.
  • 2002: Modificou o tipo de letra do texto para o Century Gothic e colocou um novo símbolo ao lado do texto - um arco-íris , símbolo em forma de coração chamado "Kapuso". As cores no coração são uma homenagem aos antigos logotipos de arco-íris da GMA que eles usaram de 1992 a 2002. Um novo slogan foi lancado que substituiu o "Where You Belong" de longa data, intitulado "Kapuso ng Pamilyang Pilipino, Anumang Kulay ng Buhay ", que evoluiu cinco anos depois para" Kapuso ng Bawat Pilipino ".
  • 2011: O logotipo GMA foi modificado. A parte das letras "GMA" é vista como mais gravada e o logotipo tem um efeito "brilho".

Slogans[editar | editar código-fonte]

  • 1974: We're With You, 'Cause It's Our Tomorrow Too! (Estamos com você, porque também é nosso futuro!)
  • 1977: Your Screen in '77 (Sua tela em 77)
  • 1979-2002: Where You Belong (Onde você pertence)
  • 1988-1989: The Largest, Most Powerful Network in the Philippines (A rede mais grande e poderosa das Filipinas)
  • 1989-1992: The Largest, The Most Powerful, The Best (O maior, o mais poderoso, o melhor)
  • 1990-2002: In the Service of Man, for the Glory of God. (No serviço do homem, pela glória de Deus.)
  • 1993: The World's Most Awarded Philippine Broadcast Network (A rede de transmissão filipina mais premiada do mundo)
  • 1995: 45 Years of Responsible Broadcasting (45 anos de transmissão responsável)
  • 1996: The Place to Be! (O lugar para se estar)
  • 2000: GMA 50 Years: Beyond Broadcasting (GMA 50 anos: além da transmissão)
  • Janeiro-27 de outubro de 2002: Walang Kasingkulay ang Buhay sa GMA (A vida nunca foi tão colorida no GMA)
  • 2002-2007: Kapuso ng Pamilyang Pilipino, Anumang Kulay ng Buhay (Um de coração com a família filipina, em qualquer cor da vida)
  • 2002-2007: Kapuso Mo, Anumang Kulay ng Buhay (Um de coração com você, em qualquer cor da vida)
  • 2003: Very, Very Happy Anniversary! (Muito, muito feliz aniversário!)
  • 2003: GMA All Out Blowout! (Explosão total no GMA!)
  • 2004: Kapuso, 54 na Tayo! (Kapuso, agora temos 54 anos!)
  • 2005: No. 1 at 55 (O número um aos 55)
  • 2005: 55 Years na Tayo, Kapuso! (Agora temos 55 anos, Kapuso!)
  • 2006: GMA @ Fantastic 56! (GMA em fantástico 56!)
  • 2006-agora: Kapuso ng Bawat Pilipino (Um de coração com cada filipino)
  • 2007: GMA 57 Years: Kapuso sa Bawat Hamon at Tagumpay (57 anos de GMA: Um de coração em cada desafio e sucesso)
  • 2008: GMA 58 Years: Produ to be Kapuso (58 anos de GMA: Orgulhoso ser um do coração)
  • 2009: Greater and Grateful at 59 (Cada vez mais maior e grato aos 59)
  • 2010: 60 Years: Touching Hearts, Enriching Lives (60 anos: corações emocionantes, vida enriquecedora)
  • 2011: The Domination Continues (A dominação continua)
  • 2011: 61 Years of Love, Love, Love (61 anos de amor, amor, amor)
  • 2012: GMA at 62 (GMA em 62)
  • 2012: Kayo ang Laman ng Aming Puso (Você esvaziar nossos corações)
  • 2013: Mundo ng Kapuso, Mundong Punong-Puno ng Puso (Mundo de um do coração, mun do cheio do coração)
  • 2014: Puso ang Una (O coração em primeiro lugar)
  • 2015: 65 Years of Making a Difference in the Lives of Filipinos (65 anos de fazer a diferença nas vidas de filipinos)
  • 2017: GMA 67 Years (67 anos de GMA)

Audiência[editar | editar código-fonte]

De 1961 a 1972, a GMA foi consistentemente classificada como último lugar entre todas as emissoras de TV.

Seguindo relançamento da rede como GMA Radio-Television Arts, passou de 5º lugar para o 3º lugar em cinco meses e ensacados vários prêmios locais, e fez novos shows locais bem sucedidas. Em 1985, GMA terminou o ano como o líder da TV filipina, manter este local por três anos antes de perder a liderança para ABS-CBN. Nos anos seguintes, GMA permaneceria em segundo lugar, mas continuou a fazer novos succesos e agarrou mais prêmios, e não apenas no cenário local, mas também no cenário global. Eles também mantiveram a sua reputação como uma fonte credível de informação. No entanto, antes do reencaminhamento "Kapuso", a GMA já ameaçava a liderança da ABS-CBN com 29% de participação na Mega Manila, em comparação com a participação de 45% da ABS-CBN em 2001. No ano seguinte, atingiu 34%, enquanto o ABS-CBN tinha 43%.

Em 2003, um ano após o relançamento "Kapuso", quota de audiência da GMA em Mega Manila atingiu 34,9%. Em 2004, a GMA terminou o ano como o número um canal de televisão em Mega Manila, postando 42% quota de audiência, maior do que os 38% de ABS-CBN e manter o seu domínio durante cinco anos. No entanto, eles ainda arrastava atrás ABS-CBN na audiência nacional.

Atualmente, a GMA subscreve AGB Nielsen, que cobre 57% de toda a Filipinas e só abrange todos os painéis urbanos no país com 2.000 casas urbanas em seu painel. Em contraste, o provedor de classificação da ABS-CBN, a Kantar Media, tem um tamanho de painel mais amplo de 2.610 casas urbanas e rurais que cobrem 100% da audiência das TV filipinas.

Enquanto a GMA permanece em segundo lugar na audiência nacional (por trás do ABS-CBN), devido à sua inferioridade ao ABS-CBN em termos de infraestrutura em Visayas e Mindanao, a infra-estrutura mais forte da rede em Mega Manila e partes de Luzon (o que faz O maior público de TV do país) permitiu que a GMA assumisse uma liderança forte nessas áreas. A GMA é atualmente o canal mais visto em Mega Manila (a maior audiência de TV do país), uma posição que ocupou por 13 anos consecutivos.

Programas[editar | editar código-fonte]

Segunda a Sexta[editar | editar código-fonte]

País Título do programa Gênero Hora
Filipinas
GMA Flash Report Telejornalismo
Filipinas
Unang Hirit Telejornalismo 04:55
Japão
Time Quest Anime 07:35
França Canadá
Martin Mystery Anime 08:00
Japão
Dragon Ball Anime 08:25
Japão
Magi Anime 08:50
Japão
Fairy Tail Anime 09:15
Japão
Slam Dunk Anime 09:40
Japão
Knock Out Anime 10:05
Coreia do Sul
Two Mothers Série 10:30
México
Corazón indomable Telenovela 11:00
Filipinas
The Ryzza Mae Show Talk show 11:30
Filipinas
Eat Bulaga Programa de variedades 12:15
Filipinas
The Half Sisters Telenovela 14:30
Filipinas
Yagit Telenovela 15:15
Filipinas
Healing Hearts Telenovela 16:00
Coreia do Sul
The Mermaid Série 17:05
Coreia do Sul
My Love from the Star Série 15:50
Filipinas
24 Oras Telejornalismo 18:30
Filipinas
Pari 'Koy Telenovela 19:50
Filipinas
Let the Love Begin Telenovela 20:35
Filipinas
Second Chances Telenovela 21:20
Coreia do Sul
King of Ambition (Segunda a Quinta) Série 22:05
Filipinas
Bubble Gang (Sexta) Sitcom 22:05
Filipinas
Saksi Telejornalismo 23:20

Sábado e Domingo[editar | editar código-fonte]

País Título do programa Gênero Hora
Filipinas
PJM Forum (Sábado) Programa religioso 04:30
Filipinas
Adyenda (Sábado) Programa jornalístico 05:00
Filipinas
Kapwa Ko Mahal Ko (Sábado) Serviço público 05:30
Filipinas
Pinoy M.D. Mga Doktor ng Bayan Programa jornalístico 06:00
Estados Unidos
The Smurfs (Sábado) Desenho animado 07:00
Japão
Kamen Rider OOO Tokusatsu 07:30
Estados Unidos
Tom & Jerry Kids Show Desenho animado 08:00
Finlândia
Angry Birds Toons (Sábado) Desenho animado 08:25
Japão
Cross Fight B-Daman Desenho animado 08:45
Japão
Dragon Ball Anime 09:10 (Sábado)
08:45 (Domingo)
Filipinas
Sarap Diva (Sábado) Culinária 09:45
Filipinas
Maynila (Sábado) Série 10:30
Filipinas
Eat Bulaga! (Sábado) Programa de variedades 11:30
Filipinas
GMA Tales of Horror (Sábado) 14:30
Filipinas
Wish Ko Lang (Sábado) Programa jornalístico 15:15
Filipinas
Startalk (Sábado) Talk show 16:00
Filipinas
Imbestigador (Sábado) Programa jornalístico 16:45
Filipinas
24 Oras Weekend Telejornalismo 17:30
Filipinas
Pepito Manaloto: Ang Tunay na Kwento (Sábado) Sitcom 18:00
Filipinas
Magpakailanman (Sábado) Série 19:00
Filipinas
Celebrity Bluff (Sábado) Game show 20:45
Filipinas
i-Witness (Sábado) Programa jornalístico 21:45
Filipinas
Kapuso Movie Nights (Sábado) Cinema 22:30
Filipinas
Walang Tulugan with the Master Showman (Sábado, após o dia seguinte) Talk show 00:45
Filipinas
Jesus The Healer (Domingo) Programa religioso 05:00
Filipinas
Kapuso Sine Klasika (Domingo) Cinema 06:00
Japão
Grimm's Fairy Tales (Domingo) Anime 07:00
Filipinas
AHA! (Domingo) Informativo 09:00
Filipinas
Born to Be Wild (Sábado) Programa jornalístico 09:45
Filipinas
iBilib (Domingo) Informativo 10:15
Filipinas
Kapuso Movie Festival (Domingo) Cinema 10:45
Filipinas
Sunday All Stars (Domingo) Programa de variedades 14:00
Filipinas
Wowowin (Domingo) Programa de variedades 15:30
Filipinas
InstaDad (Domingo) Série 16:30
Filipinas
Vampire Ang Daddy Ko (Domingo) Sitcom 18:00
Filipinas
Ismol Family (Domingo) Sitcom 18:45
Filipinas
Kapuso Mo, Jessica Soho (Domingo) Programa jornalístico 19:30
Filipinas
Sunday Night Box Office (Domingo) Cinema/Especiais de televisão 21:30
Filipinas
Top Funniest 20 Videos (Domingo) Humor 23:00

Canais da GMA Network[editar | editar código-fonte]

Internacional[editar | editar código-fonte]

Estações de rádio da GMA Network[editar | editar código-fonte]

  • Barangay LS 97.1 Manila
  • DZBB 594 Super Radyo

Internet[editar | editar código-fonte]

  • GMANetwork.com
  • GMA News Online

Subsidiárias[editar | editar código-fonte]

  • GMA Films
  • GMA Kapuso Foundation
  • GMA New Media
  • GMA Records
  • GMA Worldwide
  • GMA Marketing and Productions Scenarios, Inc.
  • RGMA

Divisões[editar | editar código-fonte]

  • GMA Artist Center
  • GMA Engineering
  • GMA Entertainment TV Group
  • GMA News and Public Affairs

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «GMA Network».

Ligações externas[editar | editar código-fonte]