Tempo Médio de Greenwich

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de GMT)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde outubro de 2014).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Tempo Médio de Greenwich (TMG) ou Greenwich Mean Time (GMT) em inglês, também conhecido por Hora de Greenwich, é a média do horário solar aparente no Observatório Real, em Greenwich, Londres.

Após a Revolução Industrial, formas de medir o tempo mais precisas do que a simples observação do movimento aparente do sol tornaram-se necessárias. O TMG foi introduzido na segunda metade do século XIX como o primeiro padrão internacional de tempo civil, após a formalização do meridiano de Greenwich como meridiano principal.[1]

Devido a velocidade irregular da Terra em sua orbita elíptica e sua inclinação axial, é raro que o sol cruze o meridiano de Greenwich exatamente ao meio-dia (12:00:00), havendo uma discrepância de até 16 minutos a mais ou a menos. O meio-dia TMG é então calculado como a média anual do momento desse evento.

Foi substituído pelo Tempo Universal Coordenado (UTC), atualmente em uso, no dia 1 de janeiro de 1972.[2]

História[editar | editar código-fonte]

O Brasil aderiu a convenção do Tempo Médio de Greenwich com o estabelecimento da Hora Legal Brasileira, em 18 de junho de 1913.[3]

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a referência é a hora de Lisboa, que equivale a GMT + 0:00 (mesmo fuso horário de Londres). Nos meses com horário de verão, Lisboa adianta uma hora ficando com fuso horário equivalente a GMT + 1:00.

O arquipélago da Madeira mantém sempre a hora do Continente; o arquipélago dos Açores mantém sempre uma hora atrasada em relação ao Continente (GMT +0:00 no horário de Verão e GMT -1:00 no horário de Inverno).[4] As alterações relativas aos horários de Verão e de Inverno têm lugar nas mesmas datas das do Continente.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, são adotados quatro fusos horários diferentes, devido às dimensões continentais do país, sendo a referência a hora de Brasília, com fuso horário UTC -3:00, e abrangendo todos os estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, onde ficam as maiores cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba , Recife, São Luís, entre outras. No Norte do Brasil (com exceção do sudoeste da Amazônia brasileira) e nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-oeste, tem-se o fuso UTC -4:00. O estado do Acre e o sudoeste do Amazonas possui o fuso UTC -5:00. Há ainda o horário do Arquipélago de Fernando de Noronha e das ilhas de Trindade e Martim Vaz, onde se utiliza o fuso UTC -2:00.

Durante a vigência do horário brasileiro de verão, tem-se o adiantamento da hora de Brasília (UTC -3:00) em uma hora, com a adoção de UTC -2:00, válido para todos os estados das regiões Sudeste e Sul e de Goiás e do Distrito Federal, no Centro-Oeste. Os estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, também no Centro-Oeste, adiantam seu horário (UTC -4:00) em uma hora, com a adoção do UTC -3:00. Os demais estados e regiões permanecem com seus horários normais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Martins, Mônica; Junqueira, Selma (Setembro de 2008). «A legalização da Hora e a Industrialização no Brasil» (PDF). Caseros, Buenos Aires: Asociacion Argentina de Historia Economica - Universidad Nacional de Tres de Febrero. XXI Jornadas de Historia Económica. ISSN 1853-2543. Consultado em 2 de janeiro de 2017 
  2. «COORDINATED UNIVERSAL TIME (UTC) (CCTF/09-32)» (PDF). Bureau International des Poids et Mesures. Consultado em 2 de janeiro de 2017 
  3. Martins, Mônica; Junqueira, Selma (Setembro de 2008). «A legalização da Hora e a Industrialização no Brasil» (PDF). Caseros, Buenos Aires: Asociacion Argentina de Historia Economica - Universidad Nacional de Tres de Febrero. XXI Jornadas de Historia Económica. ISSN 1853-2543. Consultado em 2 de janeiro de 2017 
  4. «Hora actual nos Açores». Wunderground.com 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.