Pérola Negra (escola de samba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de GRES Pérola Negra)
Pérola Negra
Fundação 7 de agosto de 1973 (50 anos)
Escola-madrinha Acadêmicos do Salgueiro[1]
Cores
Símbolo Pérola
Localidade Vila Madalena
Presidente Sheila Mônaco
Intérprete oficial Daniel Collête
Desfile de 2024
Enredo Pérola no Encanto dos Balaios das Quebradeiras

O Grêmio Recreativo Social Cultural Escola de Samba Pérola Negra é uma escola de samba do bairro da Vila Madalena, zona oeste da capital paulista. A Pérola é considerada uma das escolas mais simpáticas de São Paulo.[2]

Seu hino foi composto pelo poeta Pasquale Nigro, compositor e um dos idealizadores da escola, morador da comunidade da Vila Madalena.

A Pérola Negra esteve pela primeira vez no Grupo Especial em 1976, quando ficou ininterruptamente até 81. Participou também em 1983, 1990, 1996 e 2001. Em 2007, a Pérola voltou à elite do carnaval paulistano, onde ficou até 2012, suas outras participações ocorreram em 2014 e 2016. Em 2020, a agremiação estará novamente no grupo especial de São Paulo.

Até a década de 2000, sua denominação era GRES Pérola Negra, sendo então alterada para a atual.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada em 7 de agosto de 1973, a partir da fusão do GRES Acadêmicos de Vila Madalena e o Bloco Boca das Bruxas. O nome surgiu da visão de seus fundadores por ser a Pérola Negra uma joia rara, usando a alusão de "A Joia Rara do Samba". Outra versão é que seu nome é sugestão de seu fundador, que observava uma garrafa da cerveja Pérola Negra.

Sua estreia no Carnaval Paulistano ocorreu no ano de 1974, levando para a avenida São João o tema enredo "Piolim, alegria circo história", resultado: Pérola Negra campeã do Grupo III.

Com esse resultado surpreendente, pessoas ainda indecisas resolveram aderir ao projeto e no Carnaval de 1975, quando contagiaram a avenida com o enredo "A São Paulo de Adoniran", o resultado não poderia ser outro senão: Pérola Negra, campeã do Grupo II.

Em 1976 a Pérola Negra estreou no Grupo Especial Paulistano com o enredo "Portinari, pintor do povo", conquistando sua melhor posição de sua história 5° lugar, a caçulinha do especial surpreendeu este ano ficando até na frente da tradicional Nenê de Vila Matilde;

No ano de 1979 conquistou novamente sua melhor posição em sua história no Grupo Especial:5°lugar com o enredo Carnaval, intrigas e opiniões ficando na frente da grande Rosas de Ouro;

Em 1981 foi rebaixada e voltou em 1983 sendo novamente rebaixada;

Depois de 6 carnavais no acesso em 1990 a Pérola voltou para a elite do Carnaval Paulistano com o enredo “ Shangri-lá tupiniquin, sonho, fartura e milagres”, apresentando um samba que possuía o refrão considerado pela crítica como muito belo: "Sou tupiniquim, e a minha terra é Shangrilá / habitat verdadeiro, especial não tem maldade / e a liberdade é natural". Nesse ano, a Pérola Negra não conseguiu colocar nenhum carro na avenida, o que lhe causou a perda de 35 pontos. Se os carros da Pérola tivessem entrado no sambódromo, ao invés dela, a Nenê teria sido a rebaixada.

Em 1996,o Pérola esteve no Grupo Especial, mas foi rebaixada.

No ano 2000 com a comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil a Pérola Negra é Campeã do Grupo de Acesso com o enredo “Canta Brasil, a tropicália do ano 2000 “. A comunidade da Vila Madalena neste ano teve como intérprete oficial o ilustre Royce do Cavaco.

Em 2001 a Pérola volta ao Grupo Especial com o enredo A vida pela paz. Solidariedade onde exaltou a Paz e grandes personalidades como Chico Xavier, Gandhi, Martin Luther King, Didi, entre outros, tendo como Musa da Bateria a atriz Marisa Orth. A escola abriu o desfile do novo milênio, porém devido as fortes chuvas na cidade de São Paulo, teve problemas nas alegorias o que causou atraso no desfile, sendo rebaixada.

No carnaval de 2006, a escola foi vice-campeã do Grupo de Acesso, com o enredo Deus salve as rainhas, onde exaltou as mulheres. Na premiação “Melhor do Acesso” a escola ganhou os seguintes troféus: Melhor Alegoria, Melhor Carnavalesco, Melhor Fantasia e melhor Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira. O vice campeonato deu o direito da agremiação retornar ao Grupo Especial.

Em 2007 a Pérola Negra retorna a desfilar na elite do carnaval Paulistano. A escola apresentou o enredo "Venda como arte, comércio como sua principal representação". Com um samba, mais acelerado do que o habitual ("Canta Pérola Negra/ Me leva a sonhar/ Na arte de amar, sou especial/ Brilhando neste carnaval"), exaltou os comerciantes ao longo da história da humanidade.

O abre-alas "A Grande Riqueza do Samba" trouxe papel de embrulho de bombons para recobrir as esculturas gigantes. O dourado e o vermelho da alegoria destacaram ainda mais as fantasias azuis e brancas de que estava sobre o carro, criando um belo contraste.

Em 2008 com o enredo "A Onça vai beber água, Jaguariúna: qualidade e vida e desenvolvimento nos trilhos do tempo", a agremiação exaltou os encantos de Jaguariúna. O Abre Alas representou a história da cidade desde o período colonial até o surgimento das primeiras lavouras de café,o carro apresentou uma onça com cerca de dez metros de altura significando a origem do nome da cidade. No segundo carro foi apresentado o progresso da cidade a partir da chegada da ferrovia e da ascensão do café. A escola apresentou também aspectos da religiosidade, e contou com a alegoria da igreja Santa Maria. O potencial turístico, com destaque para a festa de peão de boiadeiro, apareceu no quarto carro. Nele, a escola mostrou um rodeio com direito a boi, peão e público, em arquibancada montada na alegoria. O desfile terminou com elementos que representam a evolução científica e tecnológica da cidade, e também a preocupação com o desenvolvimento sustentável. Com um desfile alegre e emocionante a Pérola conquistou um singelo 10º Lugar;

No desfile de 2009, a escola realiza um de seus melhores carnavais, teve como tema Guiado por Surya pelos caminhos da Índia em busca da Pérola sagrada, idealizado pelo carnavalesco André Machado. A comissão de frente levou à avenida uma escultura do deus indiano Ganesh, para abrir os caminhos da escola de samba no Anhembi. Logo atrás veio uma ala composta por 42 pessoas,que realizaram danças típicas indianas. O abre-alas da Pérola Negra representou a carruagem de Surya - o deus Sol da cultura indiana. A alegoria, predominantemente dourada, contou com esculturas de cavalo para representar animais que puxaria a carruagem. O carro teve seis metros de altura. Outro deus indiano foi lembrado no segundo carro da Pérola Negra. Nesta alegoria, a deusa Durga foi representada por uma escultura que se encontrava sobre um belíssimo tigre. A ala das baianas foi destaque representou a mãe de Ganesh. A religião budista foi apresentada pela Pérola na terceira alegoria. Para encerrar o desfile, a Pérola Negra levou à avenida um carro alegórico que representou o Taj Mahal, monumento que simboliza o amor.

Por ironia, o desfile ganhou novos ares graças à telenovela Caminho das Índias. Na transmissão da Globo a Leci Brandão afirmou que a Pérola que estava desfilando era outra Pérola, devido a sua renovação em todos os aspectos. A arquibancada vibrou muito com a escola. A agremiação passou bem[carece de fontes?], sendo inclusive cotada para figurar no desfile das campeãs[carece de fontes?], mas no final terminou na 9º colocação.

Componente na apuração em 2010.

Em 2010 a escola desfilou com o enredo "Vamos tirar o Brasil da gaveta" levando ao sambódromo uma comissão de frente com 14 integrantes fantasiados de canários da terra, um pássaro que voa, mas sempre retorna para seu ninho.

O carro abre-alas, de mesmo nome do enredo, convocou os amantes da cultura popular brasileira a fazer um resgate. A alegoria revelou esculturas do branco, do negro e do índio, a miscigenação das raças. No mesmo setor, duas alas coreografadas representando pássaros; a ginasta Daiane dos Santos foi destaque de uma delas. O último carro, "Senhor Brasil", mostrou uma escultura de oito metros de altura tocando viola, com familiares de Rolando Boldrin e artistas que fizeram parte da sua história (como Goulart de Andrade, Laura de Andrade e Laura Cardoso) além do próprio compositor como destaque. A Pérola fez o sambódromo encher de emoção em pleno amanhecer. Foi tida como uma das favoritas, mas acabou perdendo preciosos pontos nos quesitos de bateria e evolução, terminando assim em 10º lugar.

No ano de 2011 a Pérola veio com o enredo "Abraão, o patriarca da fé" e contou a história do personagem do Velho Testamento e Patriarca das tradições judaica, cristã e islâmica. A agremiação fez um desfile de superação, pois durante o preparatório para o carnaval o barracão da escola sofreu com as enchentes.

Para a sua 16º participação no Grupo Especial do Carnaval Paulistano, a Pérola homenageou a cidade de Itanhaém. Em 2012 a cidade litorânea paulista completará 480 anos de fundação e a comemoração acontecerá também na passarela do samba de São Paulo. No concurso de samba enredo, houve empate entre os sambas de Tigrão, Serginho, Guga Mercadante, Marcelo Soares e Tião com de Mydras, Carlinhos, Bola, Regianno e Michel, o que resultou na fusão.[4] Foi um desfile com boas alegorias[carece de fontes?] mas não agradou os jurados e acabou em 13° lugar sendo rebaixada para o acesso.

Em 2013 desfilou com o Enredo "O Espetáculo vai começar, a Pérola apresenta: O Auto da Compadecida" que falava sobre a obra de Ariano Suassuna, conseguindo a primeira colocação com 269,6 pontos e voltando ao Grupo Especial em 2014.

Em 2014 a Pérola Negra abriu a segunda noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo. O tema eleito foi universal: a felicidade. A escola da Vila Madalena, na Zona Oeste da Capital, batizou seu enredo de "Caminhos segui, lugar encontrei... Pérola Negra, a suprema felicidade!", para marcar sua volta ao Grupo Especial, depois da conquista do título do Grupo de Acesso, em 2013. Mesmo realizando um bom desfile a agremiação terminou em 13º Lugar sendo rebaixada novamente. De volta ao Grupo de Acesso em 2015, a escola levou para o Anhembi o Enredo: Pérolas. Numa disputa acirrada a agremiação conquistou o vice campeonato com 268,9 pontos, possibilitando assim realizar sua 18º participação no Grupo Especial.

A Pérola Negra abriu os desfiles do Grupo Especial do carnaval de São Paulo de 2016 com uma homenagem à Vila Madalena, bairro boêmio da capital onde está localizada a raiz da Joia Rara. A escola entrou no sambódromo pouco depois das 23h30min, com alguns minutos de atraso, após a explosão de um transformador ter deixado parte do Anhembi sem luz. Em seu retorno à elite do carnaval paulistano, a Pérola apresentou um desfile caprichado, com diversas alas coreografadas, e encerrou o desfile dentro do tempo, sem problemas. O ponto alto foi o samba-enredo com vários refrões populares, que ajudou a empolgar os 3 mil componentes. A boemia da Vila Madalena veio representada no quarto carro, na forma de uma grande casa de samba, com Carlinhos de Jesus como destaque. A agremiação terminou no 13º lugar obtendo 264,0 pontos, sendo novamente rebaixada. A escola até tentou reverter esse rebaixamento alegando ter desfilado em condições desiguais com as demais escolas, devido aos problemas com a iluminação no dia do desfile, no entanto, o pedido foi rejeitado pela LIGA-SP e a Pérola desfilou pelo grupo de acesso em 2017 e ficou em 6°lugar, permanecendo no Grupo de Acesso para o Carnaval de 2018..[carece de fontes?]

Em 2017 desfilo no Acesso com o enredo "Pérola Negra levanta as mangas e põe a mão na massa" o tema contou diversas maneiras de falar sobre a massa, desde a criação do mundo até a comida, com um bom desfile ficou em 6º lugar. Já em 2018 com o enredo sobre Campina Grande contou a história do maior São João do Brasil, fez um desfile alegre e irreverente porém ficou com apenas o 5º lugar.

Para o carnaval de 2019 anunciou um enredo afro sendo o primeiro de sua história, o tema ira contar a história de força e resistência da mulher negra. Com o enredo "Da majestosa África, tu és negra mulher guerreira a verdadeira Pérola Negra", a escola venceu o carnaval, no acesso paulistano e volta ao Grupo Especial depois de 3 anos tentando a promoção, para sua 19° participação no principal grupo de Escolas de Samba, de São Paulo. De volta à elite em 2020, apresentou o enredo "Bartali Tcherain – A estrela cigana brilha na Pérola Negra!", que homenageou os povos ciganos. Na preparação para o desfile, uma enchente atingiu o barracão da escola, danificando cerca de 40% das fantasias. Na apuração, terminou com o 14° lugar, sendo novamente rebaixada para o Grupo de Acesso 1.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
Carlos Alberto de Moraes 1973 - 1997
Adão Bahia Gonçalves 1997 - 1999
Edson Barbosa 1999 - 2005
Edilson Casal "Nego" 2005 - 2014 [5]
Geraldo Bezerra "Dinho" 2014 - 2017
Sheila Mônaco 2017 - atualidade [6][7]

Intérpretes[editar | editar código-fonte]

Carnavais Intérprete oficial Referências
1977 Borba
1978 Silvio Modesto
1979 Ricardo Reis
1980 Silvio Modesto
1981 Murilão
1986-1988 Douglinhas
1991-1993 Agnaldo Amaral
1996 Maurício 100
2000 Royce do Cavaco
2001-2002 André Pantera
2003-2004 Nilson Valentim e Adailton
2005 Douglinhas
2006 André Nobre
2007-2013 Douglinhas
2014 Celsinho Mody
2015 Igor Vianna
2016-2017 Juninho Branco
2018-2023 Daniel Collête
2024-presente Bruno Ribas

Diretores[editar | editar código-fonte]

Ano Diretor de Carnaval Diretor de harmonia Mestre de bateria Ref.
1997-2010 Marquinhos (Pateta)
2011-2012 Carlos Eduardo Rocha Anderson Luiz (Bola)
2013 Jairo Roizen Ednaldo Anderson Luiz (Bola)
2014 Jairo Roizen, Fábio Flisch e Sheila Monaco Carlinhos Barbosa Anderson Luiz (Bola) [8][9]
2015 Marquinhos (Pateta) Henrique Sampaio (Nê) [10][11]
2016 Valmir Teles Henrique Sampaio (Nê) [11]
2017 Marcos Bargas (Pil) Mestre Adamastor [12][13]
2018 João Ricardo Alexandre e Giovana Mônaco Fábio e Rafael Valério Fernando Neninho [7][14]

Coreógrafos[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
2009-2016 Oyama Queiroz [8][15]
2017 Carlos Teixeira [16]
2018-presente Robério Theodoro [7]

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

Ano Nome Ref.
2005-2013 André Guedes e Gisa Camilo
2014-2017 Everson Sena e Gisa Camillo [8][17]
2018-2019 Leno Tomaz e Eliana Sales [7][14]
2020 Arthur Santos e Eliana Sales
2022 Gabriel Vullen e Joice Prado
2023-presente Kadu Andrade e Camila Moreira

Corte de Bateria[editar | editar código-fonte]

Período Rainha Princesa Madrinha Ref.
2007-2008 Camila Barbosa Adriana Alves [18][19][20]
2009 Camila Barbosa Juliana Alves [21]
2010 Thaís Pimentel Paulinha Abelha [22]
2011 Thaís Pimentel Nanda Lisboa [23]
2012 Thaís Pimentel Jaque Khury [24][25]
2013 Keile Vitoriano [26][27]
2014 Kátia Salles Lorena Bueri [28][29][30]
2015 Kátia Salles
2016 Carmen Mouro Kátia Salles [31]
2017 Ana Paula Ferrari Ana Paula Marques [32]
2018 Angélica Ramos [33]
2019-2022 Samara Carneiro Joyce Rocha
2023-Atual Ana Itikawa Joyce Rocha Vanessa Aggio

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Pérola Negra
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco Ref.
1974 Campeã 1-UESP O mundo alegre de Piollin Agnaldo
1975 Campeã Acesso São Paulo de Adoniran Barbosa Benauro
1976 5º lugar Especial Portinari, pintor do povo Zé do Cavaco e Nelsão
1977 6º lugar Especial Zequinha de Abreu - Fantasia de uma época Benauro
1978 6º lugar Especial São Paulo Dia-a-Dia Laerte e Benauro
1979 5º lugar Especial Carnaval, intrigas e opiniões Laerte e Benauro
1980 6º lugar Especial Século da Paz Manoel Ferreira de Castro Neto
1981 9º lugar Especial Quem não pode, pode no 1º de Abril ou A visita do reino de mentira ao país da verdade Carlos Alberto de Moraes
1982 Vice-campeã Acesso No reino de mãos de cabelo e da negra pisadeira Carlos Alberto de Moraes
1983 10º lugar Especial Português, papagaio e cia Buzzoni
1984 5º lugar Acesso 10 Anos de Samba Manoel Ferreira de Castro Neto
1985 6º lugar Acesso Terra de Todos, Terra de Ninguém Mateus
1986 8º lugar Acesso Falando de Amor, Perfume e Beleza Buzzoni
1987 10º lugar Acesso Embu, suas artes, suas lendas Raquel Trindade
1988 Campeã 1-UESP História do Carnaval Através das Marchas Carlos Alberto de Moraes
1989 Campeã Acesso Alô, Alô Ilusão, no País das Maravilhas a Sorte é Sua Carlinhos Barbosa e Cacá
1990 9º lugar Especial Shangri-lá Tupiniquim, Sonho, Fartura e Milagres Wany Araújo
1991 4º lugar Acesso Magias e Travessuras do Número Sete Carlinhos Barbosa e Cacá
1992 4º lugar Acesso Mesmo na folia o plantão vai funcionar Cícero Carlos da Silva
1993 3º lugar Acesso Os feios que me desculpem, mas beleza é fundamental Raul Diniz
1994 4º lugar Acesso Quem viveu sabe, quem não viu, vai sonhar Carlos Alberto de Moraes e Carlinhos Barbosa
1995 Vice-campeã Acesso Origem e Evolução do Roda Nabi Matos
1996 10º lugar Especial Navegar é Preciso Nabi Matos
1997 3º lugar Acesso Fim de Semana, Alegria é Geral Nabi Matos
1998 3º lugar Acesso Inezita Barroso, uma trajetória de sucesso Adão Bahia Gonçalves
1999 4º lugar Acesso Lua, luar.... conduza o meu caminhar Adão Bahia Gonçalves
2000 Campeã Acesso Canta Brasil, a Tropicália do ano 2000 Gelson Coelho
2001 13º lugar Especial A Vida Pela Paz. Solidariedade
Compositor: Marcello Dubau.
Gelson Coelho
2002 3º lugar Acesso Monteiro Lobato, Da Fazenda Buquira Para o Mundo, "Um Homem Além do Seu Tempo" Gelson Coelho
2003 6º lugar Acesso A Magia dos Arcanos do Tarô Gelson Coelho
2004 4º lugar Acesso Oh! Mada... Oh! Madalena. Das suas tribos, Pérola Negra faz seu canto
Compositores: Ladislau (tico), Marcelo Dubau e Maurinho.
Gelson Coelho
2005 3º lugar Acesso Diamantina, Berço da Mineração
Compositores: Douglinhas, Michel, Serginho Do Porto, Darlan, João Do Mangue, Ronaldo e Quinzinho.
Pedro Luiz Pinoti
2006 Vice-campeã Acesso Deus salve as rainhas!
Compositores: Bola, Mydras, Oberdan, Bará, Magrão e J. Do Mangue.
Pedro Luiz Pinoti
2007 11º lugar Especial Venda como arte, comércio como sua principal representação
Compositores:Carlinhos Barbosa, Mydras, Bola.
Jorge Freitas
2008 10º lugar Especial A onça vai beber água. Jaguariúna, desenvolvimento e qualidade de vida nos trilhos do tempo
Compositores:Rogério Morgado, Renne das Lentes, Reinaldo Pajé , Marcelo Papo Doce e Marco Aurélio.
Delmo de Moraes
2009 9º lugar Especial Guiado por Surya pelos caminhos da Índia em busca da Pérola sagrada
Compositores:Mydras, Carlinhos, Bola, Ladislau e Michel.
André Machado
2010 10º lugar Especial Vamos tirar o Brasil da gaveta
Compositores:Carlinhos, Mydras, Bola, Michel e Regianno.
André Machado
2011 11° lugar Especial Abraão, o patriarca da fé
Compositores:Carlinhos, Mydras, Bola, Michel e Regianno.
André Machado
2012 13º lugar Especial A pedra que canta também samba - Itanhaém, hoje a Pérola é você!
Compositores: Tigrão, Serginho, Guga Mercadante, Marcelo Soares, Tião, Mydras, Carlinhos, Bola, Regianno e Michel.
André Machado [4]
2013 Campeã Acesso O espetáculo vai começar, Pérola Negra apresenta: O Auto da Compadecida
Compositores: Mydras, Carlinhos, Bola, Michel e Regianno.
André Machado
2014 13º lugar Especial Caminhos segui, lugar encontrei... Pérola Negra - a suprema Felicidade!
Compositores: Japonês, Rogerinho, Luciano, Guilherme Cruz, Fernando e André Ricardo.
André Machado [8]
2015 Vice-campeã Acesso Pérolas
Compositores:Victor Sampaio, Thiago Toni, Alexandre Gordão, Sales, Marcelo Ribeiro, Vandir, Thiago Meiners e Victor Alves
Fábio Borges [34][35]
[17][36][37]
2016 13º lugar Especial Do Canindé ao samba no pé. A Vila Madalena nos passos do balé
Compositores: Jairo Roizen, Celsinho Mody, Guga Mercadante, Nando do Cavaco, Marcelo Zola, Sidney Arruda, Filosofia Diley e Xandinho Nocera.
Fábio Borges [31]
2017 6º lugar Acesso Pérola Negra levanta as mangas e põe a mão na massa
Compositores: Tigrão, Juninho Branco, Rodrigo Atração, Marcelo Soares e Thiago SP.
Anselmo Brito
2018 5º lugar Acesso 1 Numa viagem arretada por terras nordestinas, a Joia Rara do Samba embarca no trem do forró rumo ao maior São João do Mundo: Campina Grande
Compositores: Edilson Casal, Rodrigo Minuetto, Rodolfo Minuetto, Victor Sampaio, Felipe Dingo, Portuga, Gui Cruz, Luciano Rosa e Vitor Gabriel.
Anselmo Brito [7][38][39]
2019 Campeã Acesso 1 Da majestosa África, tu és negra mulher guerreira a verdadeira Pérola Negra
Compositores: Jairo Roizen, Celsinho Mody, Thiago Sukata, Valêncio, Filosofia Nando, Jadson Fraga, Tavares, Tubino e Meiners
Anselmo Brito [40]
2020 14º lugar Especial Bartali Tcherain – A estrela cigana brilha na Pérola Negra!
Compositores: Turko, Silas Augusto, Maradona, Rafa do Cavaco, Zé Paulo Sierra, Luis Jorge, Miguel Tyesco, Abílio Junior e Pixulé.
Anselmo Brito [41]
2021 Inicialmente adiados para o mês de julho, os desfiles do Carnaval 2021 foram cancelados devido a pandemia de Covid-19. [42]
2022 3º lugar Acesso 1 O mergulho nos rios sagrados em busca da cura, do corpo e da alma
Compositores: Jairo Roizen, Daniel Collete, Thiago Sukata, Turko, Maradona, Rafa do Cavaco, Luan, Fabio Souza, Tubino Jadson, Claudinho e Meiners.
Anselmo Brito [43]
2023 6° lugar Acesso 1 Prepare o seu coração: Jair Rodrigues, festa para o Rei Negro Cebola [44]
2024 8º lugar Acesso 1 Pérola No Encanto Dos Balaios Das Quebradeiras André Marins [45]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos da Pérola Negra
Divisão Total Ano
Grupo de Acesso 5 1975, 1989, 2000, 2013, 2019
Grupo 1-UESP 2 1974, 1988
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Pérola Negra (escola de samba)

Premiações do Troféu Nota 10 - Diário de São Paulo[editar | editar código-fonte]

Carnaval 2009
  • Alegoria,
  • Fantasia
  • Mestre Sala e Porta Bandeira
Carnaval 2010
  • Samba Enredo
  • Comissão de Frente
Carnaval 2011
  • Comissão de Frente
Carnaval 2012
  • Comissão de Frente
Carnaval 2013
  • Mestre Sala e Porta Bandeira

Referências

  1. http://www.carnavalpaulistano.com.br/a_escola.asp?rg_escola=22#.W-ShC_ZFzIU
  2. SASP. «Perfil». Consultado em 18 de janeiro de 2011 
  3. Pérola Negra. «ficha técnica». Consultado em 19 de maio de 2014 
  4. a b Dois sambas empatam na final de samba-enredo da Pérola Negra
  5. Carnaval SP TV. «Após 10 anos, Pérola Negra terá mudanças». Consultado em 1 de maio de 2014. Arquivado do original em 2 de maio de 2014 
  6. SASP (12 de maio de 2017). «Pérola Negra tem nova presidente!» 
  7. a b c d e SASP (5 de junho de 2017). «Pérola Negra define seu elenco principal para 2018» 
  8. a b c d Sasp. [ttp://www.sasp.com.br/a_escola_carnaval_dados.asp?rg_carnaval=23431 «Carnaval 2014»]. Consultado em 15 de maio de 2014 
  9. SRZD (12 de maio de 2014). «Mestre Bola está fora da Pérola Negra». 21h48 
  10. SRZD-SP (14 de maio de 2014). «Conheça o novo mestre de bateria da Pérola Negra». 11h08 
  11. a b SRZD (15 de março de 2016). «'Se chorei ou se sorri...', escreve mestre de bateria ao sair da Pérola Negra». 10h00 
  12. SRZD (30 de março de 2016). «Pérola Negra tem novo diretor geral de harmonia». 10h15 
  13. SRZD (7 de abril de 2016). «Mestre Adamastor assume bateria de escola do Acesso em SP». 00h00 
  14. a b «Ficha Técnica 2018». Consultado em 23 de abril de 2018 
  15. SRZD (3 de maio de 2016). «Após oito anos, coreógrafo deixa comissão de frente da Pérola Negra». 00h00 
  16. SRZD (14 de maio de 2016). «Após saída de Oyama, Pérola confirma novo coreógrafo». 09h13 
  17. a b [1]
  18. G1 (7 de fevereiro de 2009). «Rainha da Pérola Negra mora na África». 08h00. Consultado em 25 de novembro de 2013 
  19. G1 (24 de janeiro de 2008). «Pérola Negra promete balançar o Sambódromo». 07h51 
  20. Estadão (3 de fevereiro de 2008). «Na avenida, Adriana Alves ensina segredo da boa forma». 06h20 
  21. G1 (28 de janeiro de 2009). «Juliana Alves entra na avenida pelos caminhos da Índia na Pérola Negra». 20h37. Consultado em 25 de novembro de 2013 
  22. SASP (9 de janeiro de 2010). «Nova madrinha da bateria 'Ritmo Terror'» 
  23. Quem (17 de janeiro de 2011). «Nanda Lisboa é coroada madrinha de bateria». 22h38 
  24. Raul Machado, para o SRZD-Carnaval/SP (18 de setembro de 2011). «'Posso não sambar como uma mulata, mas não irei decepcionar", afirma Jaque Khury». 16h55 
  25. EGO (9 de agosto de 2011). «Ex-BBB irá substituir Gracyanne Barbosa em escola de samba». 18h21 
  26. SRZD-Carnaval/SP (1 de outubro de 2012). «Pérola Negra tem nova rainha de bateria». 02h18. Consultado em 25 de novembro de 2013 
  27. EGO (15 de fevereiro de 2013). «Rainha da Pérola Negra faz ajustes em fantasia: 'Achei que tudo fosse cair'» 
  28. SRZD-Carnaval/SP (13 de agosto de 2013). «Lorena Bueri assume o posto de nova madrinha no Pérola». 02h17. Consultado em 25 de novembro de 2013 
  29. Band Folia (17 de junho de 2013). «Pérola Negra escolhe sua madrinha de bateria». 15h11. Consultado em 25 de novembro de 2013. Arquivado do original em 3 de dezembro de 2013 
  30. Terra (12 de janeiro de 2014). «Lorena Bueri é coroada madrinha de bateria de escola paulista». 10h36. Consultado em 12 de janeiro de 2014 
  31. a b [2]
  32. EGO (6 de novembro de 2016). «Ana Paula Ferrari é coroada rainha de bateria da Pérola Negra» 
  33. Quem (19 de agosto de 2017). «ANGÉLICA RAMOS É COROADA RAINHA DE BATERIA DA PÉROLA NEGRA» 
  34. SRZD-SP (19 de maio de 2014). «'Estou chegando na Pérola Negra para somar', diz Igor Vianna». 19h01 
  35. Carnaval-SP (19 de maio de 2014). «Igor Vianna é o intérprete da Pérola Negra em 2015». Consultado em 19 de maio de 2014. Arquivado do original em 20 de maio de 2014 
  36. SRZD-SP (26 de maio de 2014). «Pérola Negra exaltará seu símbolo na avenida». 01h15 
  37. SRZD-SP (14 de maio de 2014). «Fábio Borges é o novo carnavalesco da Pérola». 02h54 
  38. SASP (20 de julho de 2017). «Pérola Negra fará uma viagem pelo Nordeste do Brasil no Carnaval 2018» 
  39. Amantes do Carnaval SP (20 de julho de 2017). «Campina Grande será enredo da Pérola Negra». 12h37 
  40. Liga SP (28 de março de 2018). «Pérola Negra anuncia enredo para o carnaval 2019» 
  41. SRZd (23 de junho de 2019). «Pérola Negra exaltará em seu enredo a história do povo cigano» 
  42. Santiago, Tatiana (12 de fevereiro de 2021). «Após adiar carnaval em 2021, Prefeitura de SP anuncia cancelamento da festa neste ano». G1. Consultado em 28 de abril de 2021 
  43. [3]
  44. «Central do Carnaval 2023». SASP. Consultado em 19 de fevereiro de 2023 
  45. «Central do Carnaval 2024». SASP. Consultado em 11 de fevereiro de 2024