Guardiões Templários do Grande Lago

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de GTGL)

O capítulo Guardiões Templários do Grande Lago (GTGL), número 943 do Supremo Conselho DeMolay Brasil[1][2], fundado no dia 2 de maio de 2016, e instalado no dia 10 de dezembro de 2016, na cidade de Sobradinho (Bahia).

Atual emblema do capítulo
O primeiro emblema do capítulo
O Caburé, mascote do capítulo

Trata-se do representante da Ordem DeMolay nesta cidade e é patrocinado pela Loja Maçônica Lago das Acácias[3].

A Ordem DeMolay em Sobradinho[editar | editar código-fonte]

A fundação de um capítulo da Ordem DeMolay em Sobradinho já era um sonho antigo da Loja Maçônica Lago das Acácias onde, a mais de 10 anos, homens ilustres como Francisco das Chagas Nery (in memoriam), Cícero Alves da Silva, que na época era Venerável Mestre, José Antônio Ferreira, e Antônio Joaquim do Nascimento, dentre tantos outros que tentaram realizá-lo.

Todo o projeto já estava pronto, com o nome escolhido, e, jovens selecionados para a sua fundação. No entanto, quis o destino que o sonho fosse adiado, até que, em 2015, fosse retomado por Antônio Carlos de Oliveira Nunes enquanto tomava posse do cargo de Venerável Mestre da Loja. O Sr. Laudivan Freire de Almeida, recém-iniciado na Maçonaria, ficou à frente do projeto, apoiado por todos os membros da Loja Maçônica Lago das Acácias e sob as orientações de Douglas Pereira, membro ativo da Loja Maçônica União e Harmonia Casanovense[4].

Este aprendiz maçom dedicou-se a conhecer o projeto durante um ano enquanto visitava capítulos e participava de eventos da “Ordem”; até que: Em 26 de junho de 2016, foram iniciados quatro jovens sobradinhenses no Capítulo Casa Nova: George Wellington de Amorim Santos, Michel Aprígio dos Santos Melo, Carlos Eduardo da Gama Maia e Vinícius Maia.

Estes quatro jovens passaram a frequentar as reuniões em Casa Nova (Bahia) até que, em 10 de dezembro de 2016, às 20 horas, estando a Constelação de Órion no zênite, foi instalado o Capítulo Guardiões Templários do Grande Lago com quinze novos membros que foram iniciados uma semana antes. Na ocasião, tomaram posse George Welington de Amorim Santos, como Mestre Conselheiro, e o Conselho Consultivo do Capítulo formado pelos maçons Cicero Alves da Silva, Joaquim Gonçalves Mariano Neto e Laudivan Freire de Almeida.

A presença do GTGL[editar | editar código-fonte]

Desde então o capítulo vem dedicando-se às diversas atividades exigidas pela Ordem DeMolay, ganhando destaque no estado e recebendo diversos prêmios meritórios, até receber a sua Carta Constitutiva Permanente sob a presidência de Pablo Vinícius Dias dos Santos, então Mestre Conselheiro, e do atual Conselho Consultivo formado pelos maçons Jackson Henrique Souza de Menezes, Jander Torres Santos e Francisco Washington de Moura Santos.

Outros maçons merecem destaque por sua constante contribuição e apoio ao capítulo como Damião Rodrigues de Figueiredo, o atual Venerável Mestre da Loja Maçônica Lago das Acácias, e Geraldo Francisco de Lima, que mesmo sem pertencerem ao Conselho Consultivo estiveram presente viabilizando projetos e atividades desde o início.

Hoje, Capítulo Guardiões Templários do Grande Lago segue contribuindo significativamente para a formação de bons jovens, que já colaboram para o desenvolvimento da sociedade local, preparando-os para serem bons líderes no futuro.

Atividades do capítulo[editar | editar código-fonte]

Desde então o capítulo vem dedicando-se às diversas atividades exigidas pela Ordem DeMolay, ganhando destaque no estado e recebendo diversos prêmios meritórios, até receber a sua Carta Constitutiva Permanente sob a presidência de Pablo Vinícius Dias dos Santos, Mestre Conselheiro à época.

Outros maçons merecem destaque por sua constante contribuição e apoio ao capítulo como Damião Rodrigues de Figueiredo, Cícero Alves, Jackson Henrique, Joaquim Mariano, Washington de Moura Santos e Geraldo Francisco de Lima, que mesmo sem pertencerem ao Conselho Consultivo estiveram presente viabilizando projetos e atividades desde o início.

Reconhecimento público[editar | editar código-fonte]

Em reconhecimento ao esforço e dedicação desses jovens em prol da sociedade sobradinhense e incentivo ao engajamento político e social da juventude, foi inserido no calendário do Município o Dia Municipal do DeMolay, a ser comemorado todo 18 de março, por intermédio da Lei Municipal Nº 607/2019[5], que o instituiu no calendário comemorativo do Municipio de Sobradinho.

Hoje, Capítulo Guardiões Templários do Grande Lago segue contribuindo significativamente para a formação de bons jovens, que já colaboram para o desenvolvimento da sociedade local, preparando-os para serem bons líderes no futuro.


Galeria de Past Mestres Conselheiros[editar | editar código-fonte]

Semestre Mestre Conselheiro
2017.1 George Wellington de Amorim Santos
2017.2
2018.1 Pablo Vinícius Dias dos Santos
2018.2 Whendell Isnardy Pereira da Silva
2019.1 Michel Aprigio dos Santos Melo
2019.2 Ermeson Matheus dos Santos Lima
2020.1 Luiz Filipe Oliveira Silva
2020.2
2021.1 Pablo Diego Lima Ferreira
2021.2 Douglas Henrique Souza Silva
2022.1
2022.2 João Francisco de Lima Castro

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «GCEBA – SCODRFB – Grande Conselho da Ordem DeMolay para o Estado da Bahia». Consultado em 18 de maio de 2020 
  2. «DeMolay Brasil». www.demolaybrasil.org.br. Consultado em 18 de maio de 2020 
  3. «Grande Oriente do Brasil – GOB Potência Maçônica brasileira | Potência Maçônica brasileira». www.gob.org.br. Consultado em 18 de maio de 2020 
  4. «Sítio Institucional da Grande Loja do Estado da Bahia». Grande Loja do Estado da Bahia. Consultado em 18 de maio de 2020 
  5. Lei Municipal Nº 607/2019