GV Folia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
GV Folia 2010.

GV Folia é o carnaval temporão da cidade de Governador Valadares, interior de Minas Gerais. Carnaval temporão é o carnaval realizado fora da época própria que seria a terça-feira anterior a quarta-feira de cinzas, início da quaresma. O evento ocorre desde 1995 durante os últimos dias do mês de abril e os primeiros do mês de maio. O evento dura de 3 a 4 dias. Em sua primeira edição o GV Folia recebeu o nome de CarnaGV e foi introduzido por universitários, através do extinto Bloco Galera 20.

Um dos mais significativos carnavais fora de época do estado de Minas Gerais, o GV Folia reúne um público aproximado de 25.000 pessoas a cada dia. O modelo adotado é o desfile de blocos nos moldes do Carnaval de Salvador, em um trajeto por onde passam os trios elétricos, nas ruas da cidade, que é chamado de corredor da folia.

Atualmente o Gv Folia conta com a presença de somente um bloco, É O BICHO, que monopolizou o evento. Nos primeiro anos de realização o evento contou com a presença de até 4 blocos.

As principais bandas que tocam nesse carnaval são: Chiclete com Banana, Asa de Águia, Jammil e uma noites, Babado Novo (essas de fama nacional) e Made in Bahia e MondoMix (fama regional).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]