Gabriel Stokes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gabriel Stokes
Personagem fictícia de The Walking Dead
Gabriel Stokes HQ.png
Sexo Masculino
Ocupação Padre
Criado por Robert Kirkman
Tony Moore
Charlie Adlard
Primeira aparição Edição #61 (quadrinhos)
"Strangers" (televisão)
Última aparição Edição #158 (quadrinhos) Presente (televisão)
Época(s) 2014 – presente (televisão)
Interpretado por Seth Gilliam

Gabriel Stokes é um personagem fictício da série em quadrinhos The Walking Dead, sendo interpretado por Seth Gilliam na série de televisão de mesmo nome.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Gabriel é encontrado pela primeira vez após a saída do grupo do Término (Santuário), quando o grupo de Rick está indo em direção a Washington D.C.. Ele leva Rick e companhia para a sua igreja, onde permanecem por um curto período de tempo. Um grupo canibal os embosca na igreja e são mortos no processo; Gabriel fica perplexo com a brutalidade que vê diante de si. Isso põe em movimento um sentimento de grande desconfiança em relação a Rick como líder.

Quando eles chegam à Alexandria Zona Segura, ele tenta convencer o líder Douglas Monroe para banir o grupo desta nova comunidade, mas Douglas confia neles e decide deixá-los ali. Uma vez que a tentativa de banir o grupo falha, Gabriel relutantemente aceita a permanência do grupo e, desde então, se estabelece em seu papel como o único padre reverendo de Alexandria, ele tem sua própria capela na qual ele apresenta regularmente sermões para os cidadãos.

O tempo passa e Gabriel vê que necessita ajudar a comunidade de outras formas e decide se juntar ao exército de Alexandria, que é treinado por Dwigth. Com isso, ele começa a ganhar a confiança de Rick e dos outros moradores, além de ajudar a combater alguns zumbis e sussurradores. Após a morte de Alpha, Negan alerta a todos que Alexandria e as outras comunidades serão atacadas pelos sussurradores (liderados agora por Beta). O exército de Alexandria vai pra linha de frente junto aos exércitos das outras comunidades, para defender suas moradas. Gabriel está entre eles e é enviado até uma torre de vigia mais afastada, pra quando ver os sussurradores chegando, dar um sinal pros soldados. O exército de zumbis aparece e o padre corre pra dar o sinal, mas enquanto descia da torre, desequilibrou e ficou preso pelo pé, de cabeça pra baixo. Os sussurradores se aproximam dele e Beta o encontra, estripando-o na hora. Gabriel morre ali e os zumbis se alimentam dele.

Série de TV[editar | editar código-fonte]

Gabriel Stokes sendo interpretado por Seth Gilliam, na série de televisão.

Gabriel aparece pela primeira vez na 5ª temporada. Ele grita por socorro, e quando o grupo de Rick chega, eles o encontra preso em cima de uma pedra com três zumbis a sua volta. Eles rapidamente matam os zumbis e Gabriel desce, e os agradece pela ajuda (depois de vomitar). Depois de ser revistado e respondendo a pergunta de Rick, ele diz que ele tem uma igreja próxima, e os leva até lá. Ele insiste que ele está sozinho, e que desde o surto começou, ele vem sobrevivendo com comida da cidade mais próxima. Quando ele diz que não pegou nada no armazém local, devido ao fato de estar cheio de zumbis, ele é obrigado a ir lá com Rick, Michonne, Bob, e Sasha. Durante a busca, ele entra em pânico quando reconhece um dos zumbis no esgoto, e é quase morto antes de Rick o salva. Rick deixa claro que não confia em Gabriel, embora Carl acredita que Rick está sendo muito duro com o padre. As suspeitas de Rick aumentam quando Gabriel admite ter "pecado" no passado, e Carl descobre marcas de arranhões no lado de fora das paredes da igreja, junto com a frase "Você vai queimar por isso" riscado na madeira.

Sasha acusa Gabriel de estar por trás dos desaparecimentos de Bob, Carol, e Daryl, e Rick pega Gabriel e exige que ele confesse o que ele fez. Com muito choro e soluços, Gabriel revela que quando aconteceu o surto, ele trancou as portas e janelas de sua igreja e se recusou a deixar as pessoas entrar, até mesmo membros de sua própria congregação, que foram dilaceradas pelos zumbis. Ele enterrou os ossos deles fora do terreno da igreja, mas ainda assim acredita que está condenado ao inferno pelo que fez. Gabriel fica chocado com o uso de violência usado pelo grupo quando eles matam os canibais dentro da igreja.

Apesar de sua aversão ao uso de armas, Carl convence Gabriel a escolher uma arma para aprender a usá-la. Depois de alguma relutância, ele escolhe um facão. No entanto, é revelado que ele está realmente usando o facão para quebrar o piso de seu escritório para que ele possa escapar usando um forro debaixo da igreja. No mid-season finale " Coda ", Gabriel vai para a escola primária, onde o falecido Bob disse que foi levado pelos caçadores quando comeram sua perna. Depois de encontrar o acampamento dos caçadores, incluindo a perna queimada de Bob e a bíblia de Mary, ele fica completamente horrorizado com o que o mundo ao seu redor se tornou. Naquele momento, o grupo de zumbis que estava preso dentro da escola finalmente rompe as janelas de vidro e começa a segui-lo. Ele corre de volta para a igreja, levando os zumbis até lá, fazendo assim, que a igreja não seja mais um local seguro para o grupo. No entanto, Abraham e seu grupo voltam e matam os zumbis com um caminhão de bombeiros. Gabriel é visto entre o grupo de Abraham quando eles chegam em Atlanta, a tempo de ver Daryl carregando o corpo sem vida de Beth.

O grupo segue até a comunidade em que Noah morava, pois esse era um desejo de Beth, e após encontrarem todos mortos, vão até Washington, D.C. a pedido de Michonne. No caminho, Gabriel diz a Maggie que quando ela precisar ela pode falar com ele sobe a morte de sua irmã, mas ela diz a ele que ele poderia salvar os membros de sua igreja e não o fez, deixando-o pensativo e frustrado. Após essa conversa com Maggie, o padre é visto arrancando seu colar de sacerdote e o jogando fora. Eles chegam em Washington e são encontrados por Aaron, um recrutador de uma comunidade chamada Alexandria, e o mesmo os leva até lá.

Na comunidade de Alexandria eles são recebidos por todos e cada um ganha uma profissão, e Gabriel se torna o padre de lá. Após alguns acontecimentos, Gabriel vai até a casa de Deanna e diz a ela que está muito grato por ser recebido na comunidade, mas que ela cometeu um erro em aceitar os demais do grupo, pois eles fizeram coisas horríveis para sobreviver. Deanna agradece ele por ter contado e o despede pra sua casa, dizendo que vai pensar sobre o assunto.

Desenvolvimento e recepção[editar | editar código-fonte]

Seth Gilliam havia sido confirmado ao elenco regular da série em maio de 2014, mas com um papel desconhecido. Durante a Comic-con em San Diego, foi revelado que ele iria atuar como o Padre Gabriel Stokes.[1]

Referências

  1. Fausto (5 de maio de 2014). «Seth Gilliam escalado ao elenco regular». The Walking Dead Brasil. Consultado em 22 de outubro de 2015