Gaivota-polar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGaivota-polar
Larus-glaucoides-002.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Subordem: Lari
Família: Laridae
Género: Larus
Espécie: L. glaucoides
Nome binomial
Larus glaucoides
Meyer, 1822

A gaivota-polar (Larus glaucoides)é uma gaivota de tamanho médio, que se destaca pelos tons muito claros da plumagem. Como nidificante, distribui-se pela região sub-árctica (Gronelândia, norte do Canadá e Nova Zembla). O seu nomes específico glaucoides denota a sua semelhança com a Larus glaucus, nome que constitui um sinónimo de Larus hyperboreus, a gaivota-hiperbórea; o sufixo -oides provém do Grego Antigo e significa "semelhante".

É uma espécie migradora, que inverna no Atlântico Norte. A sua zona de invernada situa-se em latitudes elevadas e na Europa não migra geralmente para sul do paralelo 50º N, embora ocasionalmente apareça mais a sul.

Em Portugal esta espécie é rara, surgindo muito esporadicamente nos meses de Inverno. Em Portugal Continental conhecem-se cerca de 70 observações, tanto de imaturos como de adultos. Em Janeiro de 2009 registou-se um influxo destas gaivotas, que surgiu no país em números superiores ao habitual[1].

Referências


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.