Galhada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Um macho de Cariacu.

Esgalhos, galhadas ou hastes são extensões do crânio de um animal encontrado em membros da família dos cervos. Galhadas são ossos verdadeiros e são uma única estrutura. Geralmente, elas são encontradas apenas em machos, com exceção da rena. Galhadas caem e crescem novamente todo ano e funcionam primariamente como objetos de atração sexual e como armas em lutas entre machos para o controle de haréns.

Em contraste, chifres (ou cornos), encontrados em antilocapras e bovídeos como ovelhas, bodes, bisões e gado, são estruturas com duas partes. Uma parte interior feita de osso (também uma extensão do crânio) é coberta por um revestimento exterior desenvolvida por folículos capilares especializados, o mesmo material que unhas humanas. Chifres nunca caem e continuam a crescer durante toda a vida do animal. A exceção à essa regra é a antilocapra, cujo revestimento do chifre cai e cresce novamente todo ano. Eles normalmente crescem em pares simétricos.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons


Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.