Game of Death

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Game of Death (em português: Jogo da Morte, em cantonês: Sei5 Mong4 Jau4 Hei3) é um filme de arte marciais estrelado por Bruce Lee e dirigido por Robert Clouse. Jogo da Morte foi o último filme do ator Bruce Lee, que faleceu antes de concluir as filmagens.

Resumo[editar | editar código-fonte]

Bruce Lee interpreta Billy Lo, um jovem lutador de Kung Fu com a carreira em plena ascensão. Ao ganhar notoriedade acaba por despertar a cobiça de um sindicato criminoso. Ao não aceitar entrar para a organização, Billy Lo sofre uma série de atentados. Aproveitando-se de uma tentativa frustrada de assassinato, ele simula a própria morte para então infiltrar-se no sindicato e buscar vingança.

Trama original[editar | editar código-fonte]

Na trama original de Game of Death, Bruce Lee interpreta um campeão mundial de arte marciais, Hai Tien, que recentecente havia se aposentado dos torneios. No entanto, uma gangue do submundo da Coreia propõe a ele participar de uma caça de tesouro que se encontra em um pagode localizado no país. Entretanto, Hai Tien recusa a prosposta da gangue. Após a recusa, a gangue responde dizendo a ele que seus irmãos estão em poder deles e, se Hai recusar, matarão eles. Sem opções, Hai aceita o desafio.

O cativeiro se chama Palsang-Jon, na Coreia, é todo feito de madeira com cinco andares, sendo que o desafio consiste em passar por todos os lutadores da torre, um em cada andar, sendo todos eles de primeira categoria. No 2.º andar encontra-se Dan Inosanto, no 3.º andar o mestre de Hapkido Jin Han Jae e por fim, no 4.º andar, Kareem Abdul-Jabbar, que faz uma luta épica contra Hai Tien.

Filmagens[editar | editar código-fonte]

Durante a produção do filme, o ator Bruce Lee morreu tragicamente devido a um edema cerebral. Para que o filme não ficasse inacabado foi utilizado um dublê nas cenas que faltavam. No filme, o personagem de Bruce Lee simula sua própria morte. As cenas do funeral de seu personagem são, na verdade, cenas reais de seu próprio funeral.

As filmagens começaram em 1972, sendo interrompidas duas vezes. Na primeira, Bruce Lee preferiu dedicar-se a um novo projeto que surgia, o filme Operação Dragão. Após concluído, Bruce Lee decidiu então retornar, mas acabou falecendo logo em seguida.

Utilizando-se de dublês, cenas de outros filmes e diversas montagens, Jogo da Morte foi lançado somente em 1978, passados então cinco anos desde o início das gravações, com um novo roteiro, completamente diferente do original. Outras versões do filme surgiriam logo em seguida, em tentativas de explorar o roteiro inacabado de Bruce Lee.

O uniforme amarelo com listras pretas utilizado por Bruce Lee, foi referenciado em diversos outros filmes, entre eles Kill Bill.

O ator Chieh Yuan já havia morrido, em 1977. Seu personagem vestia um kimono preto.

Na agenda de Bruce Lee, onde relatava os seus compromissos, estava programada a conclusão da filmagem de Game of Death, agendada para setembro de 1973.

Além de Bruce Lee, Abdul-Jabbar e Inosanto foram os únicos a ter participação direta, tanto no elenco de 1972, quanto de 1978.

Na final do filme são exibidas cenas de vários filmes de Bruce Lee, como forma de homenagem.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Elenco original, em 1972[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.