Game of Thrones (8.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Game of Thrones (8ª temporada)
Game of Thrones (8.ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
N.º de episódios 6
Transmissão
Emissora
original
HBO
Exibição
original
14 de abril de 2019 (2019-04-14) – 19 de maio de 2019 (2019-05-19)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
7ª temporada
Lista de episódios de Game of Thrones

A oitava e última temporada de Game of Thrones foi anunciada pela HBO em julho de 2016.[1] David Benioff e D. B. Weiss continuam como showrunners e produtores executivos. A oitava temporada estreou em 14 de abril de 2019.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Convidado[editar | editar código-fonte]

Os atores recorrentes listados aqui são os que apareceram na oitava temporada. Eles estão listados pela região em que aparecem pela primeira vez.

Produção[editar | editar código-fonte]

A emissora HBO confirmou a oitava temporada de Game of Thrones em julho de 2016. David Benioff e D. B. Weiss continuam como showrunners e produtores executivos, e já temos alguns atores confirmados para o elenco. Dentre eles, está o ator Marc Rissmann, que interpretará Harry Strickland.

Jacob Anderson, que interpretou Verme Cinzento como um personagem recorrente nas temporadas anteriores da série, foi promovido para o elenco principal na oitava temporada.

A oitava temporada estreou em 14 de abril de 2019.

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalAudiência
(milhões)
681 "Winterfell"
"(Winterfell)" (BR)
David NutterDave Hill14 de abril de 2019 (2019-04-14)11.76[28]
Daenerys Targaryen e seu exército chegam em Winterfell na companhia de Jon Snow, onde descobrem que os Caminhantes Brancos atravessaram a Muralha. Os senhores do Norte e seus aliados se reúnem em Winterfell e questionam a nova posição de Jon, fazendo-o dizer que abdicou do título de Rei do Norte para que pudesse trazer aliados. Os nortenhos permanecem desconfiados em relação a Daenerys e dos prometidos reforços do exército Lannister. Em Porto Real, Cersei não se preocupa com a queda da Muralha, uma vez que Euron retorna com os mercenários da Companhia Dourada, e ele usa seus atos para convencê-la a fazer sexo com ele. Enquanto isso, Qyburn contrata Bronn para assassinar Tyrion e Jaime, a mando de Cersei. Theon se infiltra na Frota de Ferro e resgata Yara, que se dirige para as Ilhas de Ferro para recuperá-la de Euron, enquanto Theon decide voltar para Winterfell e apoiar Jon contra o Rei da Noite. De volta a Winterfell, Jon se reúne com Bran e Arya, enquanto Sansa continua suspeitando de Daenerys. Sam descobre que seu pai e irmão foram mortos por Daenerys e fica irritado com isso, e depois ele conta a Jon sobre sua verdadeira identidade como filho de Rhaegar e Lyanna, e como o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro. Tormund e Beric inspecionam um castelo devastado e encontram Edd e membros da Patrulha da Noite; os ocupantes do castelo, agora revelado como a casa ancestral da Casa Umber, Última Lareira, já foram exterminados pelo Rei da Noite, que deixou uma mensagem macabra para os vivos. Jaime chega a Winterfell e encontra Bran no pátio. 
692 "A Knight of the Seven Kingdoms"
"(Uma Cavaleira dos Sete Reinos)" (BR)
David NutterBryan Cogman21 de abril de 2019 (2019-04-21)10.29[29]
Apesar de ser recebido com desconfiança por Daenerys e Sansa, Jaime tem permissão para se juntar às forças Targaryen-Stark depois que Brienne atesta sua honra. Tyrion começa a perder a confiança de Daenerys devido ao seu erro em acreditar em Cersei sobre o aguardado exército Lannister, levando Jorah a pedir perdão a ele. Daenerys tenta ganhar a confiança de Sansa através de seu amor mútuo por Jon, mas é incapaz de responder suas perguntas sobre o destino do Norte. Theon, Edd, Tormund e Beric retornam a Winterfell e relatam a queda da Casa Umber. Todos relutantemente concordam com a sugestão de Bran de que ele seja usado como isca para atrair o Rei da Noite, que está empenhado em destruir o Corvo de Três Olhos. Jon, Samwell e Edd rememoram seu tempo na Patrulha da Noite; Arya faz sexo com Gendry; Tyrion, Jaime, Davos, Brienne, Podrick e Tormund bebem juntos, durante os quais Jamie formalmente consagra Brienne como uma cavaleira dos Sete Reinos; e Jorah não consegue convencer sua prima Lyanna Mormont a não lutar antes de receber a espada "Veneno do Coração" de Samwell. Enquanto o Exército dos Mortos se aproxima de Winterfell, Daenerys encontra Jon no túmulo de Lyanna Stark e descobre por ele, que Jon é seu sobrinho e o verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro. 
703 "The Long Night"
"(A Longa Noite)" (BR)
Miguel SapochnikDavid Benioff & D. B. Weiss28 de abril de 2019 (2019-04-28)12.02[30]
O Exército dos Vivos encontra o Exército dos Mortos no campo, mas é rapidamente subjugado pelo número superior de mortos, e Edd é morto salvando Samwell. Os vivos recuam para atrás das muralhas do castelo enquanto Melisandre cria fogo na trincheira em torno de Winterfell para atrasar o avanço dos mortos. Jon e Daenerys enfrentam o Rei da Noite com seus dragões, e uma surpreendente luta ocorre no céu de Winterfell. Os mortos conseguem romper a parede de fogo e atacar as muralhas de Winterfell. Os defensores são rapidamente dominados e dispersos, com Lyanna Mormont e Beric morrendo na defesa. Jon e Rhaegal conseguem derrubar o Rei da Noite de Viserion; Daenerys ordena que Drogon o queime, mas o fogo do dragão não faz efeito nele. O Rei da Noite levanta os defensores abatidos de Winterfell para lutar por ele. Os mortos nas criptas são levantados também e começam a atacar os civis que se abrigam, fazendo Tyrion, Sansa, Varys, Missandei, Gilly e outros civis se esconderem. Daenerys é derrubada do seu dragão e Jorah defende-a dos mortos mas é gravemente ferido várias vezes, e sucumbindo às suas feridas ele morre nos braços de Daenerys. O Rei da Noite chega ao Represeiro para ir até Bran e mata Theon, mas Arya numa emboscada o mata com um punhal de aço Valiriano, fazendo com que o Exército dos Mortos desmorone. Melisandre, com seu propósito servido, vaga pela neve e morre de sua velhice. 
714 "The Last of the Starks"
"(Os Últimos Starks)" (BR)
David NutterDavid Benioff & D. B. Weiss5 de maio de 2019 (2019-05-05)11.80[31]
Os nortenhos começam a queimar todos os seus mortos em piras funerárias, ouvindo um discurso honroso de Jon. Durante as celebrações da vitória da primeira guerra, Daenerys legitima Gendry como um Baratheon e nomeia-o o novo Lorde de Ponta Tempestade. Jaime e Brienne demonstram seus interesses um pelo outro e fazem sexo. Daenerys pede que Jon não revele sua identidade como Targaryen, dando a opção dele continuar ao seu lado caso mantenha segredo, mas Jon prefere revelar apenas para sua família, alegando também que não quer o trono. Durante um conselho de guerra, Daenerys insiste em deixar o Norte e atacar Porto Real em breve. Bran é incentivado por Jon a contar a verdade sobre a identidade deste último para Arya e Sansa. Devido sua oposição contra Daenerys, Sansa compartilha o segredo com Tyrion, que então compartilha com Varys. Bronn chega em Winterfell com a missão de executar Tyrion e Jaime a mando de Cersei, porém, Tyrion promete para Bronn que fará dele o novo Lorde de Jardim de Cima assim que Daenerys ganhasse a guerra, e Bronn desiste de matá-los. Os soldados do norte viajam para o Sul pela Estrada do Rei liderados por Jon, enquanto a frota Targaryen segue para Pedra do Dragão para eventualmente ir até Porto Real. A frota é emboscada e destruída por Euron Greyjoy, o dragão Rhaegal é morto e Missandei é capturada. Varys e Tyrion discutem o estado de espírito de Daenerys, com Varys sugerindo que ela pode não estar em condições de governar após o ocorrido, pois ela irá tomar decisões drásticas para se vingar de Cersei. Sabendo da vitória de Cersei, Jaime deixa Winterfell rumo a Porto Real. Em Porto Real, Missandei é executada nos muros do Red Keep quando Daenerys se recusa a se render a Cersei. 
725 "The Bells"
"(Os Sinos)" (BR)
Miguel SapochnikDavid Benioff & D. B. Weiss12 de maio de 2019 (2019-05-12)12.48[32]
Jon chega em Pedra do Dragão para se reunir com Daenerys que está em estado depressivo, porém Varys tenta convencê-lo a tomar o Trono de Ferro para o bem de todos, mas Jon se recusa a trair sua amada. Tyrion informa sobre a trama de Varys para Daenerys e ela ordena Drogon executá-lo com seu fogo. Daenerys decide incendiar Porto Real ao amanhecer, mas Tyrion diz a ela que ele tem um plano para parar Cersei. Ele se encontra secretamente com Jaime e pede para que este último convença Cersei a fugir para Pentos após se render. Arya e Sandor Clegane chegam em Porto Real para matar Cersei e Montanha respectivamente. No dia seguinte, os exércitos da rainha Cersei assim como os de Daenerys se preparam para a batalha decisiva. Jaime, Arya e Sandor se infiltram em Porto Real enquanto milhares de civis procuram abrigo na Fortaleza Vermelha. Daenerys chega com Drogon e destrói tanto a Frota de Ferro de Euron Greyjoy quanto a Companhia Dourada, permitindo que seu exército rompa os portões e entre na cidade. Com a invasão de seus exércitos, a Companhia Dourada e o exército de Cersei se rendem e os sinos da cidade são tocados em sinal de rendição. Mesmo assim, com ódio pela morte de Missandei e pelo fato de achar que só pode ser temida e não amada pelo povo de Westeros, ela ordena a Drogon que saia queimando toda Porto Real com a população dentro dela, para horror de Jon, Tyrion e Arya que se encontram entre o povo abaixo. Enquanto Daenerys destrói a cidade, Sandor convence Arya a desistir de matar Cersei e prossegue sozinho em sua missão de matar seu irmão. Sandor tem uma grande luta com o Montanha e se sacrifica para matá-lo. Jaime mata Euron e entra na Fortaleza Vermelha em busca de Cersei, e uma vez reunidos tentam fugir pelas passagens secretas do castelo. A tentativa de escapar falha quando o túnel de escape desmorona sobre eles. Jon Snow dá a instrução para suas forças recuarem quando pessoas inocentes fogem de Porto Real em chamas. Arya testemunha a destruição de Porto Real e mal consegue escapar da cidade com vida. 
736 "The Iron Throne"
"(O Trono de Ferro)" (BR)
David Benioff & D. B. WeissDavid Benioff & D. B. Weiss19 de maio de 2019 (2019-05-19)13.61[33]
Jon e Davos analisam a destruição que Daenerys fez em Porto Real, enquanto Verme Cinzento executa os últimos soldados dos Lannisters. Tyion encontra os cadáveres de Jaime e Cersei nas ruínas da Fortaleza Vermelha, e fica devastado. Daenerys faz um discurso na frente de Imaculados e Dothrakis, declarando que ela vai libertar não só Westeros, mas o mundo inteiro da tirania. Tyrion renuncia publicamente sua posição de Mão da Rainha e protesta a nova forma de governo de Daenerys, e acaba sendo preso. Tanto Arya quanto Tyrion avisam a Jon que Daenerys irá vê-lo sempre como um possível inimigo e o destino de Westeros está em suas mãos. Jon confronta Daenerys na devastada sala do trono e acaba matando-a quando ele percebe que ela se tornou uma tirana. Sentindo a morte de Daenerys, Drogon derrete o Trono de Ferro com seu fogo e leva o corpo de Daenerys embora. Dias depois, os senhores de Westeros se reúnem para decidir quem será o próximo governante, e Tyrion sugere que futuros reis sejam escolhidos pelos senhores de Westeros, e não pela linhagem. Ele também nomeia Bran para ser o próximo rei sob este novo sistema, onde o resto dos senhores concordam unanimemente. Bran nomeia Tyrion para ser sua Mão, e declara a independência do Norte que se separa dos Sete Reinos. Jon é reintegrado à Patrulha da Noite como penitência por matar Daenerys. Verme Cinzento leva os Imaculados e Dothrakis de volta a Essos e Tyrion reorganiza o Pequeno Conselho para reconstruir Porto Real. Bran decide usar seus poderes para encontrar e posteriormente manipular Drogon, e Arya decide explorar os mares desconhecidos a oeste de Westeros. Sansa se torna Rainha do Norte e Jon segue para o norte da Muralha com os Selvagens. 

Referências

  1. Hibberd, James (30 de julho de 2016). «Game of Thrones: HBO confirms season 8 will be last». Entertainment Weekly. Consultado em 13 de março de 2017. Cópia arquivada em 1 de setembro de 2016 
  2. a b c d e Goldberg, Lesley (21 de junho de 2016). «'Game of Thrones' Stars Score Hefty Pay Raises for Season 8». The Hollywood Reporter. Consultado em 28 de agosto de 2017 
  3. Thompson, Avery (15 de fevereiro de 2017). «Sophie Turner Drops Massive Spoiler About Sansa Stark's Fate In Season 8». Hollywood Life. Consultado em 18 de dezembro de 2017 
  4. Morton, Ashley (28 de agosto de 2017). «Maisie Williams Thinks Arya Went Hunting for Trouble This Season». Making Off Game of Thrones. Consultado em 18 de dezembro de 2017 
  5. «Liam Cunningham (Davos) talks about the filming schedule for Game of Thrones Season 8». Winteriscoming.net. 10 de janeiro de 2017. Consultado em 18 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 28 de agosto de 2017 
  6. a b c d Shepherd, Jack (24 de outubro de 2017). «Game of Thrones season 8 filming looks to be underway as cast members spotted in Belfast». The Independent. Consultado em 18 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 24 de outubro de 2017 
  7. a b Perry, Spencer (6 de outubro de 2017). «Game of Thrones Season 8 Filming Will Continue Up Until Summer 2018». SuperHeroHype. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  8. Bradley, John (29 de agosto de 2017). «There's a new tag team in town. 💪 Hope you enjoyed season 7. Thanks for watching and we'll be back. The wait starts now. 😊 #gameofthrones #GOT». Instagram. Consultado em 18 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 22 de março de 2018 
  9. Bradley, Bill (30 de agosto de 2017). «'Game of Thrones' Actor Says Cut Scene Would've Explained Confusing Finale Moment». HuffPost. Consultado em 18 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 22 de dezembro de 2017 
  10. Kinkaid, Ben (5 de janeiro de 2018). «What News From Westeros? Everything we know about Game Of Thrones Season 8». GQ. Consultado em 25 de março de 2018 
  11. Bradley, Bill (28 de agosto de 2017). «'Game of Thrones' Actor Rory McCann Says He's Already Training For Cleganebowl». HuffPost. Consultado em 18 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 22 de março de 2018 
  12. Nolan, Emma (21 de janeiro de 2018). «Game of Thrones season 8 cast: Who will be in the final series?». Daily Express. Consultado em 25 de março de 2018 
  13. a b c Bundel, Ani (20 de fevereiro de 2019). «The Night King May Not Be In The 'Game Of Thrones' Season 8 Premiere, Here's What That Means». Elite Daily. Consultado em 21 de fevereiro de 2019 
  14. Jeffery, Morgan (3 de abril de 2018). «Joe Dempsie hints at a major role for Gendry in Game of Thrones season 8». Digital Spy. Consultado em 21 de fevereiro de 2019 
  15. Chase, Stephanie (2 de outubro de 2018). «Game of Thrones season 8 has "monumental set pieces" with cast all together, says Ser Jorah actor Iain Glen». Digital Spy. Consultado em 20 de fevereiro de 2019 
  16. Warner, Sam (8 de junho de 2018). «Game of Thrones' Hannah Murray warns that the show isn't getting a "fairytale happy ending"». Digital Spy. Consultado em 20 de fevereiro de 2019 
  17. Stolworthy, Jacob (17 de janeiro de 2018). «Game of Thrones season 8: Melisandre return confirmed as fans theorise on character storyline». The Independent. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 26 de janeiro de 2018 
  18. McCreesh, Louise (6 de novembro de 2017). «The Night's Watch WILL be in Game of Thrones season 8, confirms Lord Commander actor». Digital Spy. Consultado em 18 de dezembro de 2017 
  19. Riddell, Rose (29 de maio de 2018). «Interview: Daniel Portman on 'Game of Thrones' and his upcoming visit to New Zealand.». Coup de Main. Consultado em 4 de junho de 2018 
  20. Stolworthy, Jacob (15 de abril de 2019). «Game of Thrones season 8 episode 1: Who is Lord Ned Umber, the boy killed by the Night King?». The Independent. Consultado em 24 de maio de 2019 
  21. Seddon, Dan (6 de dezembro de 2018). «Game of Thrones' Night King teases HUGE season 8 battle that will be a "historic moment in television"». Digital Spy. Consultado em 21 de fevereiro de 2019 
  22. Houghton, Rianne (28 de fevereiro de 2019). «Game of Thrones final season teasers have *everyone* sitting on the Iron Throne». Digital Spy. Consultado em 28 de fevereiro de 2019 
  23. Hibberd, James (5 de março de 2019). «Game of Thrones season 8 trailer is finally here». Entertainment Weekly. Consultado em 5 de março de 2019 
  24. Medeiros, Madison (30 de agosto de 2017). «Attention Cleganebowl Fans: The Hound & The Mountain Are Already Bashing Each Other IRL». Refinery29. Consultado em 18 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 2 de setembro de 2017 
  25. «Game of Thrones' Gemma Whelan on Yara Greyjoy and her new BBC drama Gentleman Jack». The Scotsman. 30 de março de 2019. Consultado em 1 de abril de 2019 
  26. Stolworthy, Jacob (18 de outubro de 2017). «Game of Thrones season 8 casting announcement debunks fan theory». The Independent. ISSN 0951-9467. OCLC 185201487. Consultado em 7 de novembro de 2017. Cópia arquivada em 8 de novembro de 2017 
  27. a b Bundel, Ani (18 de fevereiro de 2019). «Edmure Tully Will Be In 'Game Of Thrones' Season 8 Episode 1, Here's What That Means». Elite Daily. Consultado em 18 de fevereiro de 2019 
  28. Welch, Alex (16 de abril de 2019). «Sunday cable ratings: 'Game of Thrones' season 8 premiere hits new series high». TV by the Numbers. Consultado em 16 de abril de 2019 
  29. Welch, Alex (23 de abril de 2019). «Sunday cable ratings: 'Game of Thrones' slips, 'Barry' hits another high». TV by the Numbers. Consultado em 23 de abril de 2019 
  30. Welch, Alex (30 de abril de 2019). «Sunday cable ratings: 'Game of Thrones' rises to another series high». TV by the Numbers. Consultado em 30 de abril de 2019 
  31. Welch, Alex (7 de maio de 2019). «Sunday cable ratings: 'Game of Thrones' stays high, 'Barry' dips». TV by the Numbers. Consultado em 7 de maio de 2019 
  32. Welch, Alex (14 de maio de 2019). «Sunday cable ratings: 'Game of Thrones' hits new highs (again), 'Veep' finale holds steady». TV by the Numbers. Consultado em 14 de maio de 2019 
  33. Welch, Alex (21 de maio de 2019). «Sunday cable ratings: 'Game of Thrones' series finale sets new records». TV by the Numbers. Consultado em 21 de maio de 2019