Gan Ning

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde abril de 2012).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Gan Ning
Nome nativo 甘寧
Nascimento 175
Chongqing
Morte 222 (47 anos)
Cidadania Japão
Ocupação militar
Causa da morte doença

Gan Ning(甘寧)(?-222) era um pirata que trabalhava para Huang Zu, o homem que matou o pai de Sun Ce, Sun Jian. Prendia sinos em suas roupas para que seus inimigos soubessem quando estava chegando.

Gan Ning traiu Huang Zu por causa de brigas com este e também porque achava que Sun Quan era um melhor líder militar. Após matar o pai de Ling Tong, Ling Cao, na batalha de Xia Kou, Gan Ning convidou Cai Mao para trair Huang Zu, mas este não aceitou e relatou a Huang Zu o acontecido. Enquanto Gan Ning cruzava o rio para se encontrar com Sun Quan, foi atacado por Huang Zu e suas tropas. Os batedores de Sun Quan viram o caso e os tropas de Wu foram ajudar Gan Ning, que acabou matando Huang Zu. Cai Mao conseguiria fugir e se juntaria a Cao Cao, mas mais tarde, na batalha de Chi Bi, seria morto por Ling Tong.

Gan Ning ainda participaria em muitas batalhas por Wu, incluindo a batalha de Ru Xu Kou contra Cao Cao e a batalha de Fan Castle, contra Guan Yu. Foi morto por Sha Moke, na batalha de Yi Ling.