Haxixe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ganza)
Haxixe em forma de bola
Haxixe em barra

Haxixe (do árabe: حشيش, transl.: hashish ou haxix, erva seca[1]) é o exsudato resinoso seco, extraído do tricoma, das flores e das inflorescências da Cannabis sativa ou Cannabis indica (plantas popularmente conhecidas como maconha ou marijuana), utilizado como entorpecente, que pode ser fumado ou ingerido.[2][3]

Este termo antigamente era utilizado como equivalente para Cannabis no Mediterrâneo oriental.[4] O haxixe encontra-se difundido principalmente no oriente e norte da África, onde o consumo por parte dos árabes remonta a tempos antigos.

Preparação[editar | editar código-fonte]

Preparação de haxixe em Uttarakhand.
Sebsi.

A preparação do haxixe consiste na maceração das inflorescências.[5] Outro meio de preparação é a reunir os cachos de flores e sacudi-los contra um pano estendido em um recipiente.[6] A resina acumulada durante a maceração é depois prensada e passa a ter a forma de bolas ou tabletes endurecidas de cor castanha, dourada, preta, vermelha ou verde-escura. O haxixe pode ou não ser misturado com o tabaco e fumados na forma de "charros", cachimbos, etc. Geralmente tem maior concentração de THC do que no formato natural,[7] as flores, portanto os seus efeitos sobre o organismo humano são mais fortes.

Ao contrário do que muitos pensam o processo de fabricação do haxixe é simples, totalmente artesanal e dispensa o uso de qualquer componente químico.

Efeitos[editar | editar código-fonte]

No curto prazo pode provocar:

1) Sintomas físicos

2) Sintomas psíquicos

  • Diminuição dos reflexos e capacidade de guiar máquinas[8]
  • Sonolência[8]
  • Euforia[8]
  • Alteração da memória imediata[9]
  • Ação antiemética[9]
  • Sensibilidade aumentada para estímulos externos
  • Ideias paranoides e pensamentos fragmentados

No longo prazo pode provocar:

1) Sintomas físicos

2) Sintomas psíquicos

Religião[editar | editar código-fonte]

Loja de haxixe em Katmandu, 1973

Na religião hindu o haxixe é considerado um presente dos deuses. De facto, diz-se que a planta teve origem quando Shiva (uma das personalidades de Deus na tríade dessa religião), chegando a um banquete preparado por sua esposa Parvati, baba ao ver tantas delícias e de sua saliva surge a planta abençoada.

Os Shaivas, devotos de Shiva, tragam continuamente a ganja (a planta feminina) com o charas para meditarem, pois acreditam que se elevarão espiritualmente. Eles consideram que o chilum (o cachimbo onde a planta é fumada) é o corpo de Shiva, o charas é a mente de Shiva, a fumaça resultante da combustão da planta é a divina influência do deus e o efeito desta, sua misericórdia.

Referências

  1. FULGENCIO, Paulo Cesar. Glossário - Vade Mecun: administração pública, ciências contábeis, direito, economia, meio ambiente: 14000 termos e definições. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
  2. OGA, Seizi. Fundamentos de Toxicologia. São Paulo: Atheneu, 1996
  3. MAGALHÃES, Raul Francisco. Annablume, ed. Crítica da Razão Ébria. 1994. São Paulo: [s.n.] 
  4. OLIEVENSTEIN, Claude; PARADA, Carlos. Edições Loyola, ed. Comme un ange cannibale. 2005. São Paulo: [s.n.] 
  5. Observatório Brasileiro de Informações Sobre Drogas. «Maconha». Consultado em 21 de maio de 2009. Arquivado do original em 4 de dezembro de 2007 
  6. BASTOS, Dau. Garamond, ed. O fino da erva. 1999. Rio de Janeiro: [s.n.] 
  7. NETO, Alfredo Cataldo; et al. EDIPUCS, ed. Psiquiatria Para Estudantes de Medicina. 2003. Porto Alegre: [s.n.] 
  8. a b c d e f g h i j k l m Jornalismo Porto Net. Efeitos do consumo de haxixe Arquivado em 26 de agosto de 2011, no Wayback Machine.. Acesso em 28 de março de 2011
  9. a b IDT. Derivados do Cannabis - Efeitos Arquivado em 16 de junho de 2011, no Wayback Machine.. Acesso em 28 de março de 2011

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Haxixe