Gao Yao (ministro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gao Yao

Gao Yao (chinês: 皋陶) foi o Ministro da Lei do Imperador Shun na China pré-histórica, de acordo com a tradição. Gao Yao tornou-se um político, consultor sênior de Yu, o Grande. Seu pai era o Shaohao. Ele foi considerado o ancestral da casa imperial da dinastia Tang, que o honrou como Imperador Deming (德明皇帝).

Ele é citado, admoestando a seu rei: "o Céu pode ver e ouvir, e faz isso através dos olhos e ouvidos do povo; o Céu recompensa os virtuosos e pune os ímpios, e faz isso através das pessoas."[1] Essa admoestação não promovem uma ideia de democracia; ela está de acordo com o Confucionismo, o princípio das ações humanas.

Alguns estudiosos chineses têm argumentado que ele é a mesma pessoa que Ye o Grande. Por Sima Qian ter sido o pai da Fei, o Grande, que mais tarde foi conhecido como Boyi. Vós foi reconhecido como um dos ancestrais da Casa de Ying no Qin e da casa de Zhao. Gao Yao, às vezes, é considerado o pai de Boyi.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «New Vitality from Cultural Regeneration» Arquivado em 16 de julho de 2011, no Wayback Machine., Taiwan Review, Vol. 57, No. 12, Dec. 2007
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.