Garça-moura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Garça-moura
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Ardeidae
Gênero: Ardea
Espécies:
A. cocoi
Nome binomial
Ardea cocoi
Linnaeus, 1766

A garça-moura ou socó-grande (Ardea cocoi) é uma ave da ordem Pelecaniformes, família Ardeidae. É conhecida também como maguari, socó-de-penacho, baguari (Pantanal), mauari (Amazônia), garça-parda (Rio Grande do Sul), garça-morena e joão-grande.[2]

Características[editar | editar código-fonte]

Garça Moura caçando no Lago Frei Leandro, lago da vitória régia, Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Garça moura em pleno voo, Santana de Parnaíba
Garça moura engolindo um cascudo.

Com aproximadamente 125 cm e 1,80 m de envergadura é a maior garça do Brasil. Possui a face branca e preta, com o loro azul-claro. O resto do corpo é coberto por penas azuis-cinza e com manchas pretas na altura do flanco e do abdômen. Além disso, suas patas são pretas e seu bico é amarelo. A ave alimenta-se de peixes, rãs, pererecas, caranguejos, moluscos e pequenos répteis. Captura presas de lugares mais fundos, que outras garças não conseguem alcançar.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Possui um longo período de nidificação que vai de janeiro a outubro. Nidifica em plataformas de galhos, em ninhais que geralmente ficam na parte superior e exterior das árvores mais altas, ao lado de outras aves aquáticas. Nascem de 3 a 4 filhotes que são chocados e cuidados pelo casal.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Fica na beira de lagos de água doce, rios, estuários, manguezais e alagados. Geralmente solitário e desconfiado exceto no período reprodutivo.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Está presente em todo o Brasil, mas também pode ser encontrado do Panamá ao Chile, Argentina e nas Ilhas Malvinas.

Referências

  1. BirdLife International (2016). «Ardea cocoi». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2016: e.T22697001A93597705. doi:10.2305/IUCN.UK.2016-3.RLTS.T22697001A93597705.enAcessível livremente. Consultado em 16 de novembro de 2021 
  2. «Ardea cocoi» (em inglês). ITIS (www.itis.gov)