Gari (culinária)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gari

Gari (ガリ?) é um tsukemono, ou seja uma conserva de vegetais, bastante utilizada na culinária japonesa. É um picles levemente adocicado sendo elaborado com base numa marinada constituída por gengibre, sal, açúcar e vinagre de arroz[1][2].

É frequente serví-lo com sushi ou sashimi e serve para mediar diferentes porções de alimento, permitindo a limpeza das papilas gustativas relativamente ao sabor do alimento anterior e realçar o paladar do alimento seguinte.

Quando preparado de forma tradicional a presença de antocianina no gengibre fresco em combinação com o meio ácido da conserva forma a coloração rosada característica do produto. A coloração rosada é também obtida de forma artificial (E124), tornando o seu aspecto mais agradável, dando assim o aspecto de um gengibre fresco e ainda novo.

Uso na culinária[editar | editar código-fonte]

Normalmente, a conserva de gari é feita com raiz fresca de gengibre descascada, salgada por uma hora em água, é seca e misturada após com uma mistura fervida de vinagre de arroz com açúcar até esfriar, e conservada em um frasco na geladeira. A raiz de gengibre fresco dá uma conserva cor-de-rosa muito apreciada na culinária.

Referências

  1. (em inglês) Gari em japanesefood
  2. (em inglês) Webmd
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikilivros
No Livro de receitas do Wikilivros você encontrará mais sobre