Gaveau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cravo de Gaveau, 1923

Gaveau de Paris era um fabricante francês de pianos. A empresa foi fundada por Joseph Gabriel Gaveau em 1847, em Paris, e foi um dos três maiores fabricantes de pianos de França (depois de Érard e Pleyel ). A sua fábrica localizava-se em Fontenay-sous-Bois.

Alguns pianos Gaveau tinham caixas de ressonância artisticamente ornamentadas. Muitos modelos de pianos estavam equipados com sistemas pneumáticos (Odeola, Ampico e Welte).

Em 1960, a Gaveau fundiu-se com a Érard. De 1971 a 1994, os pianos Gaveau foram fabricados pela Wilhelm Schimmel, uma empresa que fabricava pianofortes.[1] A marca é atualmente propriedade da Manufacture Française de Pianos, a mesma empresa que detém as marcas Pleyel e érard. Atualmente, a Manufacture Française de Pianos ainda fabrica alguns modelos com a marca Gaveau.

Competição familiar[editar | editar código-fonte]

Joseph Gabriel Gaveau teve seis filhos, alguns dos quais se dedicaram também à construção de pianos.

Gabriel Gaveau começou a trabalhar no fabrico e pianos em 1911 e fez alguns pianos com pedal ou sistema Duo-Art. Em 1919, estava na Av. Malakoff, 75016, atualmente parte da Av. Raymond Poincaré, perto do Trocadéro. A sua fábrica foi requisitada pelos alemães em 1939.

Também em 1911, Augustin Gaveau criou uma empresa de fabrico de pianos verticais, com um estilo próprio.[2]

Na sua autobiografia, My Young Years, Arthur Rubinstein conta que foi contratado para tocar pianos Gaveau em concerto e descreve a sua "resposta rígida e indiferente" e a sua "frieza de tom".

Artistas como Camille Saint-Saëns e Alfred Cortot gostaram de tocar nos seus pianos Gaveau, em interpretações de compositores como Chopin, Debussy e Satie.

Salle Gaveau[editar | editar código-fonte]

Salle Gaveau

O arquiteto Jacques Hermant construíu para Gaveau, em 1906, um grande edifício, onde se situava a sede do fabricante de pianos e uma sala de concertos com 1020 lugares, denominada Salle Gaveau.[3] A sala de concertos, localizada na Rue la Boétie, 45, no 8.º bairro de Paris, continua a funcionar, sobretudo para concertos de música clássica e jazz. No mesmo edifício, existe também um salão menor, a Salle Rostropovitch, que pode acomodar cerca de 250 pessoas sentadas ou 800 em pé.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]