Gavião-de-cabeça-cinza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGavião-de-cabeça-cinza
Leptodon cayanensis.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae
Género: Leptodon
Espécie: L. cayanensis
Nome binomial
Leptodon cayanensis
(Latham, 1790)

O gavião-de-cabeça-cinza (Leptodon cayanensis) é uma ave falconiforme (accipitriforme segundo a União Ornitológica Internacional[1] ) da família Accipitridae.

Características[editar | editar código-fonte]

Mede de 46 a 54 cm de comprimento. Possui asas e cauda longa, no adulto, a cabeça cinza destaca-se da barriga e peito brancos, bem como das costas negras. A cauda, negra, possui três largas faixas brancas, sendo a mais interna menor e parcialmente escondida pelas penas do ventre. As pernas são poderosas e cinza azuladas, mesma cor da pele nua das narinas. O juvenil possui uma plumagem diferente. O alto da cabeça é escuro, com a cabeça, pescoço e barriga brancos. O dorso, embora negro como no adulto, não é uniforme e possui áreas mais claras. A pele nua ao redor das narinas, da cara e as pernas são amarelas. Nos juvenis podem ocorrer a fase escura e fase clara.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

A dieta desse gavião é variada, composta por larvas de insetos e insetos adultos como vespas, formigas, besouros e gafanhotos, além de ovos de aves e pequenos invertebrados, como moluscos (Hilty e Brown 1986). Ainda pode capturar com agilidade insetos em voo e até cobras e pequenos lagartos (Ferguson-Lees e Christie 2001).

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A maioria das informações de nidificação dessa espécie são de estudos realizados por Thorstrom (1997) na Guatemala e Carvalho Filho et. al (2005) aqui no Brasil. O ninho é constituido com ramos em árvores. Botam de 1-2 ovos brancos manchados de marrons. Com tamanho médio de 53.1 x 41.5 mm. Thorstrom e Cravalho Filho et al observaram a incubação por ambos os paises, e os autores viram os adultos entregar o alimento aos filhotes. Carvalho Filho e outros (2005) relatou três ninhos em Minas Gerais, onde a construção do ninho começou em setembro, incubação em meados de outubro e os jovens ficaram totalmente emplumados em novembro/dezembro do mesmo ano.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Este gavião vive em florestas e matas abertas, matas ribeirinhas, mata seca e cerradões, visto ocasionalmente em áreas de vegetação mais aberta. Voa por dentro da mata, assim como pode sobrevoar a grande altura. Apesar do tamanho, movimenta-se com facilidade pela vegetação e é difícil localizá-lo. Nos vôos planados coloca-se contra o vento e bate seguidamente a ponta das asas, mantendo parado o restante. As asas, por baixo, são negras, com as penas listradas de cinza claro.

Distribuição Geográfica[editar | editar código-fonte]

O gavião-de-cabeça-cinza possui distribuição Neotropical sendo encontrado do México até o Paraguai e Norte da Argentina (Ferguson-Lees e Christie 2001). No Brasil distribui-se em todo o território em regiões florestadas, fora da Amazônia é considerado pouco comum (Sick 1997).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Raptors (em inglês) IOC World Bird List. Visitado em 13 de Outubro de 2010.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Gavião-de-cabeça-cinza
Ícone de esboço Este sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.