Gavião-gato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGavião-gato

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae
Género: Leptodon
Espécie: L. cayanensis
Nome binomial
Leptodon cayanensis
(Latham, 1790)
Distribuição geográfica

O gavião-gato (Leptodon cayanensis), também conhecido como gavião-de-cabeça-cinza, é uma ave accipitriforme segundo a União Ornitológica Internacional[2] da família Accipitridae.

Características[editar | editar código-fonte]

Mede de 46 a 54 cm de comprimento. Possui asas e cauda longa, no adulto, a cabeça cinza destaca-se da barriga e peito brancos, bem como das costas negras. A cauda, negra, possui três largas faixas brancas, sendo a mais interna menor e parcialmente escondida pelas penas do ventre. As pernas são poderosas e cinza azuladas, mesma cor da pele nua das narinas. O juvenil possui uma plumagem diferente. O alto da cabeça é escuro, com a cabeça, pescoço e barriga brancos. O dorso, embora negro como no adulto, não é uniforme e possui áreas mais claras. A pele nua ao redor das narinas, da cara e as pernas são amarelas. Nos juvenis podem ocorrer a fase escura e fase clara.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

A dieta desse gavião é variada, composta por larvas de insetos e insetos adultos como vespas, formigas, besouros e gafanhotos, além de ovos de aves e pequenos invertebrados, como moluscos (Hilty e Brown 1986). Ainda pode capturar com agilidade insetos em voo e até cobras e pequenos lagartos (Ferguson-Lees e Christie 2001).

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A maioria das informações de nidificação dessa espécie são de estudos realizados por Thorstrom (1997) na Guatemala e Carvalho Filho et. al (2005) no Brasil. O ninho é constituído com ramos em árvores. Bota de 1-2 ovos brancos manchados de marrons. Com tamanho médio de 53,1 x 41,5 mm. Thorstrom e Carvalho Filho et al observaram a incubação por ambos os pais, e os autores viram os adultos entregarem o alimento aos filhotes. Carvalho Filho e outros (2005) relataram três ninhos em Minas Gerais, onde a construção do ninho começou em setembro, a incubação em meados de outubro e os jovens ficaram totalmente emplumados em novembro/dezembro do mesmo ano.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Este gavião vive em florestas e matas abertas, matas ribeirinhas, mata seca e cerradões, visto ocasionalmente em áreas de vegetação mais aberta. Voa por dentro da mata, assim como pode sobrevoar a grande altura. Apesar do tamanho, movimenta-se com facilidade pela vegetação e é difícil localizá-lo. Nos voos planados coloca-se contra o vento e bate seguidamente a ponta das asas, mantendo parado o restante. As asas, por baixo, são negras, com as penas listradas de cinza claro.

Distribuição Geográfica[editar | editar código-fonte]

O gavião-de-cabeça-cinza possui distribuição neotropical, sendo encontrado do México até o Paraguai e norte da Argentina (Ferguson-Lees e Christie 2001). No Brasil distribui-se em todo o território em regiões florestadas, e fora da Amazônia é considerado pouco comum (Sick 1997).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «IUCN red list Leptodon cayanensis». Lista vermelha da IUCN. Consultado em 24 de março de 2022 
  2. «Raptors». IOC World Bird List (em inglês). Consultado em 13 de Outubro de 2010 


Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Gavião-gato
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.