Gaviões Alvinegros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Gaviões Alvinegros
Fundação 7 de abril de 1991 (28 anos)
Cores Branco
Símbolo Gavião
Bairro Estreito
Presidente Vini
www.gavioesalvinegros.com.br

O Grêmio Recreativo Esportivo Social Cultural Torcida Organizada Gaviões Alvinegros mais conhecido com Gaviões Alvinegros é uma torcida organizada do Figueirense Futebol Clube e um Bloco carnavalesco de Florianópolis. Foi fundada em 1991, localizada no bairro Estreito, em Florianópolis.

História[editar | editar código-fonte]

A Gaviões Alvinegros foi fundada em 7 de abril de 1991, por Edésio Martins, Luís Aniso de Souza, Waldir Carvalho, Mauri Freitas e João Leite, durante reunião no Ninho dos Gaviões, bar anexo ao Estádio Orlando Scarpelli.

Sua sede está localizada na rua José de Anchieta nº 332 no bairro Estreito, em Florianópolis.

Os presidentes[editar | editar código-fonte]

Figura folclórica, reivindicadora, o popular Kiko marcou história, ameaçou comentaristas, invadiu a Federação Catarinense, porém deixou a mensagem de que uma ave de rapina enxerga sim as manobras políticas e os objetivos obscuros. Naquela época questionava-se porque um cearense poderia lutar por um clube de Santa Catarina, mas os mesmos que levantaram tal discurso, fechavam seus olhos, para a maior colheita de erva mate que uma terra já provou. "A, e, i, o, u ... tomo no ... ! não tem solução o ... tá na segunda divisão!"

Porém como toda boa administração, e como a perpetuação se torna anti-democrática e desafiadora, os tempos de "guerra" dão uma pausa. Surge então, o Edinho, na busca de manter os olhos atentos, porém munido da busca de um patrimônio sólido. O lema era modernizar, Santa Catarina conhece o lança fita, o bandeirão, os sinalizadores, enfim a festa diferenciada vem do miolo do Scarpelli, se propagando ao interior do Estado através das caravanas. Além disso, enfim, os Gaviões Alvinegros conhecem seu ninho, e a primeira sede é adquirida.


Problemas pessoais surgem, e nada mais resta que contradizer o ditado popular, que diz que a "mulher é o sexo frágil". Iara assume, a garra, luta e dedicação da mulher alvinegra passa a ser conhecida. Mesmo com as dificuldades financeiras ela mantém o pulso firme e leva, como ela mesma diz, "seus meninos" a todos os lugares do Brasil.

Sem dúvida, três importantes figuras que não apagam as seguintes personalidades:

César, o fogueteiro, responsável por toda explosão de fogos que tomava conta do Scarpellão, ao pisarem no gramado as 11 figuras protagonistas do espetáculo e da razão única da existência desta Torcida.

Claudinho, marca a arquibancada com o lema de jamais se entregar e desistir, mesmo quando uma forte inflamação da garganta e as não poucas vezes que a febre o incomodou, tínhamos que empurrar o Furacão e só com o grito isso era possível.

José Luis, o popular Jamaica, figura de maior liderança na história da torcida, presente até hoje em todos os eventos que possuem o nome Gaviões Alvinegros. Com pulso firme e personalidade forte, deixa sua marca de luta, ânsia pela vitória e dedicação.

Caravanas[editar | editar código-fonte]

E quando necessitava-se transpor as barreiras das rodovias estaduais ou nacionais, rumava-se na busca do mesmo objetivo, a vitória.


Caxias do Sul, Ribeirão Preto, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Paranaguá, Pelotas, todo interior catarinense e inúmeros outros lugares que a memória não nos permite citar.

Já dentre todas, não podemos nos esquecer das 4 mil pessoas no Heriberto Hülse, da caravana de 800 alvinegros rumo a Vila Olímpica do Boqueirão, dos 300 guerreiros no interior paulista e cerca de 1.900 no Ernestão, e principalmente, dos 4500 em Bragança Paulista no jogo do acesso em 2013.

Como esquecer também das guerras travadas em justa causa nas cidades de Itajaí, Joinville, Chapecó, Jaraguá do Sul e Criciúma, enfim o espaço seria pequeno para um história tão grande.

Hoje em dia[editar | editar código-fonte]

Fazemos parte de uma história que realmente se diferencia das outras, porque possui poder de reivindicação, porque nossas atitudes só serviram para fortalecer o Alvinegro e mostrar a comunidade brasileira que de Florianópolis, Santa Catarina, um clube se desenvolve e começa a mostrar a que veio neste mundo. Jamais órfão e desamparado, mesmo nas maiores dificuldades, acolhido e entendido, porém jamais deixando de ministrar os ensinamentos, mesmo que muitas vezes fosse através da dor.

Regiões[editar | editar código-fonte]

A G.R.E.S.C. Torcida Organizada Gaviões Alvinegros é divida entre várias regiões da Grande Florianópolis.

  • Abraão - Região: Abraão, Bom Abrigo, Itaguaçú
  • Capoeiras - Região: Capoeiras
  • Covanca - Região: Coqueiros, Morro da Covanca
  • Sede - Região: Estreito, Balneário, Canto, Coloninha, Bairro de Fátima, Jardim Atlântico
  • Ipiranga - Região: Morro Dona Wanda, Bela Vista , Serraria, Barreiros, Roçado, Floresta, Ipiranga, Biguaçu , Areias, Potecas & Região
  • Horácio - Região: Morro do Horácio
  • Norte - Região: Cachoeira Do Bom Jesus, Canasvieiras, Jurerê Tradicional, Ingleses, Rio Vermelho, Ponta das Canas , Vargem Pequena e Vargem Grande.
  • Palhoça - Região: Cidade de Palhoça
  • São José - Região: Kobrasol, Campinas, Fazenda do Max, Ponta de baixo, Praia comprida
  • Sul - Região: Costeira do Pirajubaé, Tapera, Ribeirão da Ilha, Morro das Pedras, Carianos .
  • Leste - Região: Trindade, Agronômica, Santa Mônica, Carvoeira, Serrinha, Córrego Grande, Centro, Prainha, Morro do Mocotó, Morro da Caixa
  • Forquilhinhas - Região: Forquilinhas, Flor de Nápoles,Lisboa, Madri & Região
  • Chico Mendes - Região :Chico Mendes & Monte Cristo

Amizades[editar | editar código-fonte]

A Gaviões Alvinegros possui amizades com diversas torcidas do país, entre elas:

Norte[editar | editar código-fonte]

Nordeste[editar | editar código-fonte]

Centro/Oeste[editar | editar código-fonte]

Sudeste[editar | editar código-fonte]

Sul[editar | editar código-fonte]

Respeito[editar | editar código-fonte]

Diretoria[editar | editar código-fonte]

Nacionalidade Nome Cargo
Brasil Vini Gordo Presidente
Brasil Felipe Gordo Vice - Presidente
Brasil Secretario
Brasil Dudu Alemão Financeiro
Brasil Preto Administrativo
Brasil Shaimon Patrimonio
Brasil Tchoco Bateria
Brasil Zão Bateria
Brasil Jefinho Conselho Fiscal
Brasil Fabricio Conselho Fiscal
Brasil suze Ação Social

Carnaval[editar | editar código-fonte]

Depois de promover o CarnaFigueira nas ruas de Florianópolis, a torcida formou um bloco para desfilar no carnaval de 2007. O Bloco Gaviões Alvinegros estreou na Passarela do Samba Nego Quirido, em Florianópolis, no dia 18 de fevereiro de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Notas

Ícone de esboço Este artigo sobre Torcida é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.