Mobelha-grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gavia immer)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMobelha-grande

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gaviiformes
Família: Gaviidae
Género: Gavia
Espécie: G. immer
Nome binomial
Gavia immer
(Brünnich, 1764)
Distribuição geográfica

Sinónimos
Gavia imber

A mobelha-grande (Gavia immer) é uma ave da família Gaviidae. Possui 90 cm de comprimento e pode mergulhar até 81 m de profundidade nas águas de lagos e rios.[1] Com as suas patas implantadas bem atrás no corpo, abre caminho quando mergulha, mas é-lhe difícil andar em terra seca. Por vezes, emite um som, um chamamento ruidoso e lamentoso ou geme e ri loucamente, estranhos ruídos esses que com frequência se ouvem de noite.

Cabeça de mobelha-grande
Gavia immer - MHNT
Gavia immer

Esta ave está presente nas moedas de dólar canadense.[2]

Embora o nome da mobelha não esteja explicitamente escrito na Bíblia, mas ela faz parte da lista de aves consideradas impuras e/ou imundas para o consumo, segundo o que foi dito por Deus à Moisés e Arão e ao povo hebreu, segundo muitos estudiosos da bíblia, a lista de aves encontra-se em Levítico capítulo 11 e também Deuteronômio capítulo 14, estas leis alimentares são observadas por Judeus conforme a dieta Kosher, e pela Adventistas do Sétimo Dia.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

A espécie é monotípica (não são reconhecidas subespécies)

Referências

  1. Kirschbaum, Kari; Rodriguez, Roberto J. «Gavia immer (common loon)». Animal Diversity Web (em inglês). Consultado em 10 de fevereiro de 2020 
  2. «The loonie, a Canadian touchstone, is turning 20». CTVNews (em inglês). 27 de junho de 2007. Consultado em 10 de fevereiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.