Gekkonidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela engine gráfica desenvolvida pela Mozilla chamada Gecko, veja Gecko (Mozilla).
Como ler uma caixa taxonómicaGekkonidae
Gekko gecko em Vang Vieng, no Laos

Gekko gecko em Vang Vieng, no Laos
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Scleroglossa
Infraordem: Gekkota
Família: Gekkonidae
Subfamílias
Aeluroscalabotinae

Eublepharinae
Gekkoninae
Teratoscincinae
Diplodactylinae

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Gekkonidae

Gekkonidae (geconídeos) é uma família de répteis escamados, da subordem dos lagartos, que inclui os animais vulgarmente designados no Brasil por lagartixas, taruíras, osgas, gecos, catongas, bribas, bibas, sardaniscas ou sardanitas.[1]. Em Portugal, são normalmente denominados por osgas, enquanto o nome lagartixa denomina lagartos de pequeno porte da família Lacertidae.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Um Phelsuma laticauda numa flor Strelitzia.

"Lagartixa" é proveniente do castelhano lagartija[1]. "Osga" se originou do árabe usga[2]. "Sardanisca" e "sardanita" originaram-se de sardão[3].

Descrição[editar | editar código-fonte]

O grupo, originário da África, encontra-se espalhado em todas as zonas temperadas e quentes do mundo. São muito importantes para o meio ambiente porque, como insetívoros, funcionam como "controladores" de pragas domésticas.

Os geconídeos podem subir paredes – inclusive de vidro – e até andar na superfície de tetos graças às Forças de Van der Waals estabelecidas pelas cerdas existentes nas suas patas.

Algumas espécies apresentam capacidade de camuflagem similar à do camaleão. Outras comunicam-se entre si através de ruídos – o que não é muito comum entre lagartos.

O geconídeo é um réptil porque possui respiração estritamente pulmonar, sua circulação é fechada, dupla e completa, possui pele seca e recoberta por escamas. É pecilotérmica e o sistema digestivo é completo. Os principais predadores das lagartixas são as serpentes (cobras) e os gatos domésticos.

Algumas espécies[editar | editar código-fonte]

Classificação[editar | editar código-fonte]

De acordo com a base de dados de répteis do Laboratório Europeu de Biologia Molecular e a Animal Diversity Web, a família Gekkonidae tem cinco subfamílias:

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 003
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 236
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 5503

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre lagartos, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.