Os Caça-Fantasmas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Geléia (Caça-Fantasmas))
 Nota: Este artigo é sobre o filme de 1984, com Bill Murray e Dan Aykroyd. Para outros significados, veja Ghostbusters (desambiguação).
Os Caça-Fantasmas
Ghostbusters
Os Caça-Fantasmas
Cartaz de lançamento.
 Estados Unidos
1984 •  cor •  107 min 
Género comédia, ficção científica, fantasia, aventura
Direção Ivan Reitman
Produção Ivan Reitman
Produção executiva Bernie Brillstein
Roteiro Dan Aykroyd
Harold Ramis
Elenco Bill Murray
Dan Aykroyd
Harold Ramis
Sigourney Weaver
Ernie Hudson
Rick Moranis
Annie Potts
Música Elmer Bernstein
Diretor de fotografia Laszlo Kovacs
Direção de arte John de Cuir Jr.
Figurino Theoni V. Aldredge
Edição Sheldon Kahn
David Blewitt
Companhia(s) produtora(s) Columbia-Delphi Productions
Black Rhino
Distribuição Columbia Pictures
Lançamento Estados Unidos 8 de Junho de 1984
Portugal 13 de Dezembro de 1984
Brasil 20 de Dezembro de 1984
Idioma inglês
Orçamento US$ 30 milhões
Receita US$ 291.000.000[1]
Cronologia
Os Caça-Fantasmas 2 (1989)

Os Caça-Fantasmas[2][3] (em inglês: Ghostbusters) é um filme americano de 1984, dos gêneros fantasia, aventura, ficção científica e comédia, dirigido por Ivan Reitman e escrito por Harold Ramis e Dan Aykroyd. O filme foi estrelado por Bill Murray, Aykroyd e Ramis como Peter Venkman, Ray Stantz e Egon Spengler, parapsicólogos excêntricos que começam um negócio de "capturar fantasmas" em Nova York. O filme é co-estrelado por Ernie Hudson, como Winston Zeddemore, Sigourney Weaver, como Dana Barrett e Rick Moranis como Louis Tully. O filme foi distribuído pela Columbia Pictures e teve seu lançamento nos Estados Unidos em 8 de junho de 1984.

O filme arrecadou cerca de 291 milhões de dólares[1], mais do que o segundo Indiana Jones, além de 50 milhões de dólares com a peça teatral, tornando-se o segundo filme em arrecadação do ano de 1984, apenas cinco milhões de dólares menos que Beverly Hills Cop.[4] Ganhou uma sequência, Ghostbusters II (1989), e duas séries animadas, The Real Ghostbusters e Extreme Ghostbusters.

Em 2000, os leitores da revista Total Film elegeram Os Caça-Fantasmas como o 44° melhor filme de comédia de todos os tempos. O American Film Institute o ranqueou como o 28° em sua lista de 100 melhores comédias de todos os tempos.[5] Em 2005, o IGN (Imagine Games Network) elegeu Os Caça-Fantasmas como a melhor comédia de todos os tempos.[6] Em 2006, o canal de televisão estadunidense Bravo elegeu o filme como o 76° mais divertido de todos os tempos.[7]

Em agosto de 2014, uma edição remasterizada do filme foi lançada nos cinemas dos Estados Unidos em celebração dos 30 anos do lançamento do filme[8].

Enredo[editar | editar código-fonte]

Peter, Raymond e Egon são professores universitários de parapsicologia da Universidade Columbia de Nova Iorque, que subitamente têm sua verba para pesquisa suspensa e são colocados na rua pelo reitor, que os considera uma farsa. Isto, porque o trio prefere estudar manifestações sobrenaturais e aparições de fantasmas, dentre outras coisas do gênero, que a ciência formal não considera. Assim, os três resolvem criar uma empresa especializada em casos de aparições sobrenaturais. Compram um edfício desativado do corpo de bombeiros, uma ambulância Cadillac Miller-Meteor ano 1959 nomeado de Ecto-1, e fazem um anuncio na televisão.

No começo, os clientes são poucos e escassos, e os caça-fantasmas usam de seu talento individual para manter o negócio: Dr. Egon Spengler é um gênio da ciência, Dr. Raymond "Ray" Stantz é um especialista em história da paranormalidade e metalurgia e o Dr. Peter Venkman tem habilidade de manipular as pessoas, conhecido como charlatão. Depois do primeiro chamado atendido por Venkman, mais movido a interesses próprios com a cliente Dana Barrett, ele descobre que estranhos fenômenos acontecem quando objetos do apartamento dela chamam pelo nome de "Zuul".

Os negócios melhoram quando em uma noite, a recém contratada secretária Janine MelnitZ, recebe um pedido de ajuda do Sedgewick Hotel para retirarem um monstro verde e gosmento que atormenta os hóspedes em uma noite em que teriam uma festa de gala. Os caça-fantasmas atendem o chamado, com uma certa inexperiência nos equipamentos nunca testados. Cada membro do grupo usa uma mochila de prótons (na verdade um acelerador nuclear que produz poderosos feixes de luz que captam ectoplasma) e conseguem com sucesso capturar o fantasma. Durante o primeiro grande teste dos caça-fantasmas, Egon menciona que não seria "nada bom" que cruzassem os raios, devidamente agradecido por Peter.

Com a fama repentina, os negócios melhoram consideravelmente, fazendo com que a empresa tenha grande sucesso e um grande número de chamadas, ajudados também por uma atividade supernatural incomum que toma conta da cidade de Nova Iorque. Quando Peter encontra Dana, sua primeira cliente e cujo caso ainda não havia sido resolvido, explica que o nome Zuul se refere a um semideus mitológico de seis mil anos a.C. presente nas culturas Hititas, Mesopotâmia e Suméria. Dana descobre de Peter que "Zuul é o guardião favorito de Gozer", além de receber uma proposta para sair com o caça-fantasma.

Enquanto isso, os caça-fantasmas contratam um quarto membro, Winston Zeddemore, para ajudar com a quantidade de chamados. A empresa captura muitos fantasmas que são armazenados em um grande receptor. Logo, eles descobrem que a grande atividade paranormal da cidade é causada pela possível chegada de Gozer, um Deus sumeriano que aparecerá na forma da destruição trazido pelo demônio Zuul do apartamento de Dana Barrett.

Os guardiões de Gozer - o cerberus Zuul (o porteiro) e Vinz Clortho - logo precisam encontrar hospedeiros humanos. Zuul facilmente toma posse do corpo de Dana Barrett "sugando" sua cadeira para um portal onde se encontra, dentro da cozinha do apartamento onde mora. Vinz Clortho busca outro hospedeiro e vai atrás do contador Louis Tully, no apartamento vizinho ao de Dana onde acontece uma festa, e acaba por capturá-lo no Central Park, em frente ao restaurante Tavern on the Green. Dana/Zuul recebe a visita de Venkman e tenta seduzi-lo. Ele percebe que algo está errado pela voz alterada de Dana e por ela levitar sobre sua cama e acaba por sedá-la com uma alta dose de clorpromazina. O já possuído Louis sai por Manhattan para encontrar pelo "porteiro" (Zuul) e é levado até o escritório dos caça-fantasmas pela polícia para que seja analisado o comportamento estranho. Egon o examina e descobre que ele é Vinz e está a procura de Zuul e esperando por um sinal de Gozer para trazê-lo.

Entretanto, quando o inspetor da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) Walter Peck questiona Venkman se a atividade paranormal em grande escala na cidade é originária do edifício onde se encontram os caça-fantasmas, promete "lacrar" o receptor onde se encontram os fantasmas armazenados por eles. Inicialmente zombado por Peter, Peck retorna furioso com um ordem judicial para que o receptor seja aberto para inspeção, causando uma grande explosão no edifício que acaba liberando todos os espectros de volta a cidade. Peck acusa os caça-fantasmas do ato, e esses acabam presos junto com Louis que estava no prédio.

Presos em uma cela pública, Egon e Ray examinam a planta do edifício de Dana Barrett, de onde realmente estavam sendo originados todos os eventos paranormais na cidade de descobrem que o engenheiro elaborou o edifício como uma "antena" de onde seria gerado o portal que traria o Deus sumeriano Gozer de volta.

Sem alternativas, o prefeito de Nova Iorque chama os caça-fantasmas para resolver o caos instalado na cidade, contrariando Peck e sendo, de certa forma, iludido pelos ex-presidiários. Escoltados pela Polícia de Nova Iorque e completamente trajados com seus uniformes e equipamentos, eles são levados até o prédio do apartamento de Dana, enquanto são ovacionados pela população local. Porém, ao chegarem à frente do local, acontece um tremor de terra que acaba soterrando o carro da polícia onde se encontravam. Mas, para delírio da multidão do lado de fora, eles saem da cratera e seguem para a cobertura do edifício pelas escadas.

O porteiro Zuul (no corpo de Dana) e Vinz (no de Louis) finalmente se encontram e realizam o ritual (um beijo) para a chegada de Gozer. Os caça-fantasmas chegam ao apartamento de Dana, e descobrem que ambos se tornaram cerberus novamente. Ao abrir o portal, os caça-fantasmas ficam frente a frente com a abertura e conversam com Gozer, que lhes pergunta se são imortais. Recebendo a resposta negativa de Ray, eles são atacados. Eles atacam o portal, apesar de seus raios penetrarem no portal.

Acreditando terem vencido Gozer, eles começam a celebrar a vitória, até serem alertados por Egon que a energia continua alta. Um pequeno tremor traz de volta a voz de Gozer, que lhes dá a oportunidade de escolher a forma como serão destruídos. Enquanto todos combinam de esvaziar suas mentes para não fazer tal escolha, Ray tem um pequeno lapso de memória de sua infância, e pensa na mascote de seu acampamento, o Homem de Marshmallow Stay Puft, pois era "algo que não lhes poderia fazer mal". Um gigantesco homem de marshmallow vestido de marinheiro aparece nas ruas de Manhattan, destruindo carros e edifícios até chegar ao prédio onde estão os caça-fantasmas. Enquanto escala o edifício, eles atacam o gigante que pega fogo.

Egon sugere que eles cruzem seus raios em direção ao portal para provocar uma "completa inversão de partículas", fechando - na teoria - o portal e fazendo com que desaparecesse todos os problemas que a cidade enfrentava. Em contrapartida, eles poderiam não sobreviver a essa explosão. Porém, correndo o risco, eles cruzam os raios, causando uma enorme explosão que destrói o Sr. Stay Puft provocando uma chuva de marshmallow na cidade, especialmente em cima de Peck. O céu escuro começa a clarear e o portal se fecha.

Saindo do meio dos escombros no topo do prédio, os caça-fantasmas comemoram, com exceção de Peter. Porém, quando esse descobre que Dana está dentro de uma estátua em forma de cachorro, começa a quebrá-la, assim como os outros membros do time ajudam a Louis sair da outra estátua. Eles saem do prédio debaixo de aplausos da multidão, recebidos na rua por Janine enquanto guardam seus equipamentos no Ecto-1. Enquanto os créditos do filme aparecem, Geleia voa em direção a câmera fazendo o desfecho do filme.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Bill Murray como Dr. Peter Venkman
  • Dan Aykroyd como Dr. Raymond Stantz
  • Harold Ramis como Dr. Egon Spengler
  • Sigourney Weaver como Dana Barrett/zuul o porteiro
  • Rick Moranis como Louis Tully / Vinz Clortho o guardião da chave
  • Ernie Hudson como Winston Zeddmore
  • Annie Potts como Janine Melnitz
  • William Atherton como Walter Peck
  • David Margulies como Prefeito Lenny
  • Steven Tash como Estudante Masculino
  • Jennifer Runyon como Jennifer, Estudante Feminina
  • Slavitza Jovan como Gozer
    • Paddi Edwards como voz do Gozer
  • Michael Ensign como Gerente do Hotel
  • Alice Drummond como Alice, Bibliotecária
  • Jordan Charney como Dean Yeager
  • Timothy Carhart como Violinista
  • John Rothman como Roger Delacorte, Administrador da Biblioteca
  • Tom McDermott como Mike, Arcebispo
  • Rhoda Gemignani como Corretora de Imóveis
  • Murray Rubin como Homem no Elevador
  • John Ring como Comissário de Bombeiro
  • Norman Matlock como Comissário de Polícia
  • Joe Cirillo como Capitão de Polícia
  • Danny Stone como Cocheiro
  • Christopher Wynkoop como Repórter da TV

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A Firehouse, Hook & Ladder Company 8, local utilizado como quartel-general dos Caça-Fantasmas.

A ideia do filme surgiu da fascinação de Dan Aykroyd pela paranormalidade, e foi concebida por Aykroyd como um veículo para ele mesmo e seu amigo, John Belushi, do Saturday Night Live. A história original escrita por Aykroyd era bem diferente da filmada. Na antiga versão, os caça-fantasmas viajariam pelo espaço, pelo tempo e para outras dimensões atrás de enormes fantasmas (sendo que Stay-Puft, o homem de marshmallow seria apenas um deles). Além disso, os caça-fantasmas seriam um time parecido com uma "SWAT" usando as mochilas de prótons para lutar contra os fantasmas. No roteiro original, eles ainda usariam capacetes removíveis com visores transparentes.[9]

Aykroyd apresentou a ideia ao diretor e produtor Ivan Reitman, que gostou da ideia mas imediatamente refutou as parafernálias nos desenhos iniciais de Aykroyd.[carece de fontes?] Na sugestão de Reitman, a história teria grandes modificações, com um final envolvendo Aykoryd e Ramis trancando uma maldição de 3 semanas em um abrigo antiaéreo de uma ilha isolada da costa americana.[carece de fontes?] Inicialmente, eles escreveram o roteiro com os papéis já definidos especialmente para ter John Belushi, Eddie Murphy e John Candy. Entretanto, como Belushi faleceu de overdose enquanto o roteiro era escrito, e nem Eddie Murphy nem Candy estavam disponíveis na época devido a outros projetos, Aykroyd e Ramis reescreveram dando uma "polida" no básico, mantendo a ideia de ficção científica.

Com o conceito básico dominado por Aykroyd e os elementos extras de Ramis, Bill Murray foi escolhido para interpretar Peter Venkman, devido a sua grande habilidade na improvisação, personagem esse inicialmente feito para Belushi. [carece de fontes?]

O Ectomobile, uma versão modificada de uma ambulância Cadillac Miller-Meteor de 1959.

Louis Tully foi um personagem escrito inicialmente para ser interpretado por John Candy, mas esse não pode aceitar o papel por outros compromissos. Então, o personagem foi entregue a Rick Moranis, que transformou o personagem em um nerd contador. Gozer também era para ter outro ator, Paul Reubens, que também não pode atender. Estava programado para Gozer ser uma pessoa normal, que usaria terno, mas o personagem foi modificado e entregue a Slavitza Jovan, uma jovem modelo sérvia que ainda assim tinha alguns problemas com pronuncias de algumas palavras da língua inglesa.[10]

As mochilas de prótons também foram modificadas da ideia original, onde seriam bastões gastos em cada braço dos caça-fantasmas. O personagem Winston Zeddemore, escrito originalmente para Eddie Murphy (que teve que recusar por estar filmando Beverly Hills Cop), teria uma participação maior no filme, já participando da caça ao monstro Geléia do início do filme e seria lambusado no lugar de Peter Venkman. Quando Ernie Hudson aceitou, foi decidido que ele seria contratado para demonstrar o aumento nos chamados pela quantidade de fantasmas na cidade.

O templo de Gozer era o maior e mais caro set de filmagem já construído. Para poder ter toda a energia necessárias para os efeitos visuais, os outros cenários eram desligados e seus geradores eram levados para o set. O local escolhido para representar o templo foi o prédio do Sedgewick Hotel, que fica no endereço da 55 Central Park West em Manhattan, de frente com o Central Park. Outros hotéis foram estudados para representar o local do apartamento de Dana Barrett e Louis Tully, porém foram descartados.

Dentre os problemas que ocorreram durante as filmagens, estava o fato de terem descoberto que já havia um filme chamado The Ghost Busters, de 1975, com Larry Storch e Forrest Tucker. A Columbia Pictures deu uma lista com vários outros nomes de sugestão para o filme, mas foi decido que o nome seria "Ghostbusters", com as palavras "ghost" (fantasma) e "buster" (caçador) unidas, diferenciando do outro filme e tendo esse nome devidamente registrado.

O filme gerou um show especial no parque temático da Universal Studios Florida, na Flórida, EUA. O show só foi encerrado em 1997, para dar lugar a atração baseada no filme Twister. Mesmo depois de cancelado, os personagens dos caça-fantasmas ainda apareceram em outra atração do parque, dessa vez ao lado dos personagens do filme Beetlejuice, porém já bem descaracterizados. O carro Ecto-1 também participou de vários desfiles da "Macy's Holiday Parade" (tradicional desfile de feriado da loja Macy´s de Nova York), porém na versão interna do parque. Ecto-1 só não participou mais dos desfiles em 2005, quando a Universal não entrou em acordo para a renovação dos direitos sobre a marca. Porém, a réplica do edifício de bombeiros dos caça-fantasmas ainda continua no parque, mas sem o tradicional logo do lado de fora.

A NECA (National Entertainment Collectibles Association - Associação Nacional de Entretenimento e Colecionáveis) lançou alguns artigos baseados no filme, mas produziu apenas personagens secundários dos filmes, depois de Bill Murray recusar os direitos sobre um boneco com sua face. Assim, apenas Gozer, Geleia e os cerberus do filme, Zuul e Vinz Clothor ganharam suas versões, além de uma réplica de Stay-Puft, o Homem de Marshmallow. Também houve algumas réplicas do Ecto-1. iBooks publicou a novela Ghostbusters: The Return de Sholly Fisch, além da Rubies' Costumes (empresa especializada em fantasias) lançar uma linha baseada nos personagens do filme, incluindo mochila de prótons e outros apetrechos.

Uma versão mais assustadora da biblioteca fantasma do começo do filme foi criada, mas retirada da versão final do filme por ser considerada inapropriada para o público alvo ao qual o filme buscava (atingindo uma classificação de faixa etária de 8 anos de idade). Depois, a ideia foi reaproveitada para o filme A Hora do Espanto, também lançado pela Columbia Pictures. O famoso fotógrafo Richard Edlund foi o responsável pelos efeitos visuais de ambos os filmes, sendo ele multipremiado durante a carreira. Em 1984, os donos dos direitos sobre Gasparzinho exigiram uma indenização de cerca de 52 milhões de dólares por danos morais por considerarem o logo do filme um plágio de sua marca. O caso foi encerrado em 1986, com a seguinte frase do juiz de direito Peter Leisure, do Estado de Nova York: "Há várias maneiras de enxergar a figura de um fantasma em desenho". Curiosamente, anos mais tarde, Dan Aykroyd voltou a interpretar Ray Stantz no filme Gasparzinho (com produção de Steven Spielberg e estrelado por Bill Pullman e Christina Ricci) em uma participação especial onde ele foge de uma casa mal assombrada e diz a frase "Who ya gonna call? Somebody else…" ("quem você irá chamar? outra pessoa…"), em clara referência a música tema do filme.

Em janeiro de 2007, houve um artigo publicado na revista Empire, que comparava os filmes Caça-Fantasmas e Gremlins. No artigo havia entrevista com Ivan Reitman e Dan Aykroyd, sendo que o segundo revelou que seu personagem favorito era Louis Tully, interpretado por Rick Moranis. Ele disse "eu poderia ouvir as falas dele o dia inteiro no meu iPod".

Para promover o filme antes do lançamento, Ivan Reitman deixou circular um trailer com o mesmo comercial que aparece no filme visto por Dana Barrett, mas no lugar dos números iniciais 555, era 1-800 (número de ligações grátis nos EUA, semelhante ao 0800 do Brasil). Então, Bill Murray e Dan Aykroyd gravaram uma mensagem para quem ligasse ouvir em que eles falavam "estamos caçando fantasmas agora mesmo". Eles receberam cerca de 1000 chamadas por hora, 24 horas por dia durante seis semanas. O edifício dos caça-fantasmas também foi usado no seriado Seinfeld, no episódio "The Secret Code".[carece de fontes?]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Os Caça-fantasmas tem atualmente 97% de aprovação do site Rotten Tomatoes, percentual baseado em 71 críticas.[11] O filme recebeu várias críticas positivas, sendo as mais destacadas de Janet Maslin do The New York Times e da revista Newsweek, com David Ansen, ambas no ano de 1984.[carece de fontes?]

O filme teve um enorme sucesso financeiro, conseguindo arrecadar US$ 229.242.989,00 de bilheteria, a segunda maior do ano de 1984, atrás apenas de Beverly Hills Cop.[12] Também entrou para o Top 10 dos filmes com maior arrecadação até então.[13] Com o relançamento em 1985, superou Beverly Hills Cop na arrecadação total, se tornando a comédia de maior sucesso comercial dos anos 1980.[14]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora do filme foi composta por Elmer Bernstein. Participaram dos arranjos Peter Bernstein, David Spear e Patrick Russ. Da música se originaram os dois principais bordões do filme, Who you gonna call? Ghostbusters! (Quem você irá chamar? Caça-Fantasmas!) e I ain't 'fraid of no ghost(s) (Eu não tenho medo de fantasmas). Ambas entraram na canção-tema, interpretada por Ray Parker Jr.. A canção se tornou um grande sucesso, sendo número 1 na parada da Billboard por três semanas, e número 1 por duas semanas na da Black Singles. A canção ainda rendeu a Parker Jr. uma nomeação ao Oscar na categoria de melhor canção original.

O videoclipe foi considerado um dos principais para alavancar a indústria de videoclipes, sendo o número 1 também na MTV. Dirigido por Ivan Reitman e produzido por Jeffrey Abelson e Keith Williams, o videoclipe mostra uma bela jovem interpretada pela atriz Cindy Harrell que é assombrada por um fantasma-cantor interpretado por Parker e perseguida por este em um cenário preto com desenhos de neon vibrantes delineando as características arquitetônicas e industriais. Passando por situações cômicas, a moça é perseguida por Parker até que decide ligar para os Caça-Fantasmas. O videoclipe ainda mostra cenas do filme e conta com participações especiais em vídeo de várias personalidades como Chevy Chase, Irene Cara, John Candy, Nickolas Ashford, Melissa Gilbert, Jeffrey Tambor, George Wendt, Al Franken, Danny DeVito, Carly Simon, Peter Falk e Teri Garr (todos pronunciando a palavra "Ghostbusters").[15]

No outono de 1984, Huey Lewis teve sucesso no processo contra Ray Parker Jr. por plágio, alegando que a canção fora roubada de seu hit de 1983 I Want a New Drug. Ironicamente, Lewis foi sondado para fazer parte da trilha sonora e compor a canção-tema para o filme, porém recusou para continuar o trabalho na trilha sonora do filme De Volta para o Futuro.[carece de fontes?]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 1985 (EUA)

  • indicado nas categorias de melhores efeitos visuais e melhor canção original (Ghostbusters).

Prêmio Saturno 1985 (EUA)

  • Venceu na categoria de melhor filme de fantasia.

BAFTA 1985 (Reino Unido)

  • Venceu na categoria de melhor canção original (Ghostbusters).
  • Indicado na categoria de melhores efeitos especiais.

Globo de Ouro 1985 (EUA)

  • Indicado nas categorias de melhor filme - comédia / musical, melhor canção original para cinema (Ghostbusters) e melhor atuação de ator em cinema - comédia / musical (Bill Murray).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Saiba mais sobre Ghostbusters
nos projetos irmãos da Wikipedia:

Search Wikiquote Citações no Wikiquote
Search Commons Imagens e media no Commons