Geleira Jutulstraumen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Glaciar Jutulstraumen
Tipo Glaciar de vale
Localização Terra da Rainha Maud
Comprimento 200 km
Glaciar Jutulstraumen está localizado em: Antártica
Glaciar Jutulstraumen

A geleira Jutulstraumen é uma grande geleira/glaciar na Terra da Rainha Maud, Antártica, cerca de 120 milhas de comprimento, escoando na direção norte para a Plataforma de Gelo Fimbul entre a escarpa Kirwan, o maciço Borg e a Serrania Ahlmann a oeste e as montanhas Sverdrup a leste. Mapeada por cartógrafos noruegueses a partir dos levantamentos e fotos aéreas da NBSAE (1949-52) e fotos aéreas da Expedição norueguesa (1958-59) e batizada Jutulstraumen (o riacho do gigante).[1] Mais especificamente jutulen são figuras assemelhadas a um troll dos contos populares noruegueses.[2] O riacho de gelo alcança velocidades de cerca de 4 metros por dia próximo à costa onde está grandemente fendido.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [[[:Predefinição:Gnis3]] «Jutulstraumen Glacier»] Verifique |url= (Ajuda). Geographic Names Information System. United States Geological Survey. Consultado em 06-11-2009. 
  2. a b «Norwegian -U.S. traverse of East Antarctica - Jutulstraumen». Norwegian Polar Institute. February 23, 2009. Consultado em 06-11-2009. 

 Este artigo incorpora material em domínio público da United States Geological Survey , documento "Geleira Jutulstraumen" (conteúdo do Geographic Names Information System).

Ícone de esboço Este(a) artigo relacionado com a geografia da Antártida Ocidental (também conhecida como Antártida Menor) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.