Gemma Whelan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gemma Whelan
Whelan na Convenção de Antuérpia em 2014.
Nome completo Gemma Elizabeth Whelan
Nascimento 23 de abril de 1981 (37 anos)
Nacionalidade inglesa
Residência Londres
Ocupação
Atividade 2005 – presente
IMDb: (inglês)

Gemma Elizabeth Whelan (Leeds, 23 de abril de 1981) é uma atriz e comediante inglesa, conhecida por interpretar Yara Greyjoy na série da rede de televisão HBO, Game of Thrones.


Biografia[editar | editar código-fonte]

Além de ser uma atriz e comediante, Whelan é também uma dançarina profissional especializada em estilos de dança de toque e jazz. Ela é membro da companhia de dança Beaux Belles, com sede em Londres. Ela também é formada em teatro musical e tem uma voz de timbre mezzo-soprano. Whelan tem dominio em espanhol a nível conversacional e consegue lê em francês.[1] Ela vive em Londres.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Como comediante, Whelan ganhou o Prêmio Funny Women Variety Award para a comédia stand-up em 2010. Muitas vezes, ela atua como seu alter-ego Chastity Butterworth e, em 2014, ela gravou um show piloto de bate-papo para a BBC Radio 4, chamado The Chastity Butterworth Show.

Gemma Whelan na EOTR 2013 em Tollard Royal, Reino Unido

Na tela, ela desempenhou papéis secundários em vários filmes e programas de televisão, incluindo As Viagens de Gulliver e O Lobisomem.

Em agosto de 2011, ela foi escolhida para interpretar Yara Greyjoy (baseada na personagem Asha Greyjoy de George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo) à partir da segunda temporada da série Game of Thrones.

No ano de 2018, em janeiro, foi lançada a série de sucesso " The end of the f***ing world", onde ela interpreta uma detetive que tem um papel de certa forma importante na trama.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.