Gene Deitch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gene Deitch
Gene Deitch
Nome completo Eugene Merril Deitch
Nascimento 8 de agosto de 1924 (93 anos)
Chicago
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Ocupação Cartunista

Eugene Merril "Gene" Deitch (Chicago, Illinois, 8 de agosto de 1924)[1] é um ilustrador, animador e diretor de cinema estado-unidense. É pai do quadrinista Kim Deitch[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gene Deitch ganhou Óscar, trabalhando em Praga. De 1945 a 1951, Deitch foi um frequente contribuidor para a The Record Changer, uma revista de jazz. Ele produziu cartoons animados para os estúdios tais como UPA/Columbia Pictures, Terrytoons (Tom Terrific[3]), MGM (Tom & Jerry) e Paramount Pictures (Nudnik, Popeye). Ele dirigiu, com o produtor William L. Snyder, uma série feita para curtas da TV de Krazy Kat para King Features Television de 1962 a 1964. The Bluffers, que foi baseado em uma das ideias de Deitch, foi também co-produzido por si.

De 1968 até a sua aposentadoria em 2006, Deitch foi o diretor de animação líder da organização Weston Woods / Scholastic de Connecticut, adaptando livros de imagens infantis. Seu estúdio está localizado em Praga, perto dos estúdios Barrandov, onde muitos filmes importantes foram gravados. O livro de memórias de Deitch, para o amor de Praga, baseia-se na sua experiência de ser o que ele chamou de "único americano livre que vive e trabalha em Praga durante 30 anos da ditadura do Partido Comunista".

Prémio[editar | editar código-fonte]

Em 2003, Deitch foi premiado com o Prêmio Winsor McCay da Annie Awards pela ASIFA-Hollywood por uma contribuição vitalícia para a arte da animação.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Deitch conheceu sua primeira esposa, Marie, quando ambos trabalharam na North American Aviation. Casaram em 1943. Tem três filhos, Kim, Simon e Seth Deitch, que também são artistas e escritores de quadrinhos subterrâneos e quadrinhos alternativos.

Algum tempo depois de chegar em Praga em outubro de 1959, Deitch conheceu Zdenka Najmanová, gerente de produção no estúdio onde trabalhou. Eles se casaram em 1964.

Referências

  1. Jeff Lenburg, Who's Who in Animated Cartoons: An International Guide to Film & Television (2006), ISBN 155783671X, pages 62 to 64, retirado em 02-11-2007.
  2. Bio – Kim Deitch Fantagraphics
  3. Tom Terrific, Don Markstein's Toonpedia. Article copyright dated 2000-2005, retirado em 28-01-2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.