Tuxedo Mask

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de General Endymion)
Tuxedo Mask
Conhecido como Mascarado
Criado por Naoko Takeuchi
Vozes Japão Toru Furuya
Japão Kenji Nojima
Brasil Cassius Romero
Brasil César Marquetti
Portugal Rogério Jacques[1]
Perfil
Apelido Mamo-chan
Idade 18
Sexo masculino
Vida no animangá
Ocupação Estudante, Estudante Universitário, King Endymion e Médico(Parallel Sailor Moon)
Família Os pais falecidos, Usagi Tsukino (Esposa), Chibiusa Tsukino ( filha) e Kousagi Tsukino (Filha em Parallel Sailor Moon)
Personagem de Sailor Moon
Portal Animangá

Mamoru Chiba (地場 衛 Chiba Mamoru), literalmente “Protetor local”. Nas dublagens ele assumiu outros nomes como Gonçalo em Portugal, e Darien nos países americanos. No anime Sailor Moon, Mamoru é o misterioso Tuxedo Mask (Mascarado em Portugal) e a reencarnação do príncipe Endymion. No decorrer da história ele conquista inúmeros corações, entre eles Beryl, a Sailor Mars, Rei Hino e Usagi (Bunny, na Europa ou Serena, nas dublagens americanas), a pessoa que realmente ama.

A história de Mamoru é triste, quando criança, ele estava a viajar com os pais e o carro acaba caindo em um desfiladeiro. Como resultado deste acidente, Mamoru perdeu os pais e também toda a sua memória. Não fica claro se após a morte de seus pais ele foi para alguma instituição ou ficou com parentes, na história somente afirma que após a morte dos pais vive sozinho em seu apartamento.

Sua primeira aparição na história de Sailor Moon é quando Usagi, temerosa que os pais vissem a nota baixa que havia tirado, jogou a prova fora e esta acabou caindo na cabeça de Mamoru, desde deste momento eles sempre se encontravam e como resultado destes encontros sempre saiam inúmeras faíscas.

Mamoru também possui uma identidade como Senshi, Tuxedo Mask/Kamen, um guerreiro, vestido smoking e usando uma máscara, que sempre aparecia para motivar Sailor Moon. No anime ele sempre usa uma rosa para interceptar o inimigo e então abrir espaço para que Sailor Moon possa terminar com tudo.

Mamoru, na época do Milénio de Prata era Endymion, o príncipe do planeta Terra que amava a Princesa da Lua, Serenity. No séc.30, Mamoru será, Neo King Endymion, o Rei da cidade Crystal Tokyo ao lado da Neo Queen Serenity, da qual tem uma filha: Small Lady.

Na versão animada da série, Mamoru é estudante universitário do Instituto Azabu de Tecnologia, sendo colega de classe de Motoki Furuhata (Andrew, o funcionário do fliperama freqüentado por Usagi e Minako). Os dois são bons amigos, e no início da série sempre eram vistos juntos.

O sonho de Mamoru, assim como da personagem Ami Mizuno é tornar-se médico e saga Stars, tanto do anime quanto do mangá, decide ir estudar temporariamente nos Estados Unidos, porém seus planos são frustrados pela chegada de Sailor Galáxia

Alter-egos[editar | editar código-fonte]

Igual a Usagi Tsukino, Mamoru possui outras identidades, com aspectos e nomes distintos, a cada momento da História. Na história, ele transforma-se em Tuxedo Mask/Kamen (ou Mascarado, em Portugal), Príncipe Endymion, Cavaleiro da Lua (personagem presente somente no anime) e Neo King Endymion .

Tuxedo Mask[editar | editar código-fonte]

As suas transformações eram originalmente espontâneas (aparentemente provocadas pelas da Sailor Moon) e ele nem tinha plena consciência de ser o Tuxedo Mask até apanhar um dos Cristais Arco-Íris. Mas tarde no manga e no anime ele ganhou transformações, sem dizer nenhuma frase, que ele conseguia controlar.

Esta é a identidade de Senshi de Mamoru, sendo equivalente à Senshi da terra. Na versão mangá da história ele possui desde o início o Cristal Dourado e seu poder é equivalente ao de Sailor Moon, porém ele desconhece totalmente esta força, que é descoberta no final da fase Super S do anime. No mangá e em Sailor Moon Crystal, Tuxedo Mask ataca com "Tuxedo La Smoking Bomber" (タキシード・ラ・スモーキング・ボンバー, Takishīdo ra sumōkingu bonbā), em que dispara uma rajada de energia luminosa contra o inimigo de sua mão.

Cavaleiro da Lua[editar | editar código-fonte]

Este personagem aparece somente no anime, ele foi uma forma de abonar um buraco deixado pela primeira temporada, onde Mamoru, junto com todos, perde a memória de sua luta contra a Megaforça. Este alter-ego de Mamoru, seria sua vontade de proteger seu eterno amor Usagi, que se tornou externa ao seu corpo.

O Cavaleiro da lua, ou Moonlight Knight (na versão americana), igual ao Tuxedo Mask, sempre aparecia com uma rosa, porém esta é branca, quando Sailor Moon estava em perigo e a ajudava. Ele vestia-se com vestimentas que lembram trajes árabes.

O Cavaleiro da Lua desaparece quando entra no corpo de Mamoru, quando este recupera as memórias e o amor por Usagi (final da primeira parte da fase R, All e Ann).

Príncipe Endymion[editar | editar código-fonte]

O Príncipe Endymion, foi a primeira identidade de Mamoru. Ele era o príncipe do reino Dourado, o reino da Terra nos tempos em que brilhava o Milênio de Prata. Nesta época o Milênio de Prata, localizado na Lua, tinha como obrigação proteger a Terra de ataques externos, enquanto o reino Dourado deveria proteger a Terra em seu interior.

Um dia enquanto passeava pelo seu reino o Príncipe Endymion, conheceu a Princesa Serenity, Princesa da Lua, e se apaixonaram. Porém, naquela época o contato entre pessoas da Lua e pessoas da Terra era proibido. Apesar disso, eles se encontravam as escondidas todas as vezes que Serenity vinha a Terra.

Na Terra havia uma jovem muito bela de longos cabelos ruivos, Beryl, ela era loucamente apaixonada pelo Príncipe Endymion, e ao descobrir a relação entre este e a Princesa da Lua, enciumada, encheu-se de ódio. Ao mesmo tempo, chegou a terra uma criatura maléfica, a Megaforça, ou Rainha Metalia, que ao encontrar o coração rancoroso de Beryl, se apodera dela.

Metalia consegue fazer lavagem cerebral em todos, inclusive nos Quatro Reis Celestiais (Shitennous), protetores de Endymion. Assim, a Rainha Beryl comandou o Exército da Terra para atacar a Lua, o lar da Princesa Serenity. Seu objetivo era se apoderar do Cristal de Prata, a pedra sagrada deste reino, e que fornecia a todos do Reino Lunar grande poder e longevidade.

Endymion não foi influenciado pela força maligna da Megaforça e lutou em vão até o último momento para libertar a seus súbditos terrestres da lavagem cerebral feita por Metalia, que havia os convencido de que as pessoas da Lua eram seus inimigos, porém ele não conseguiu, então foi à lua avisar da batalha próxima.

A batalha foi tão intensa que acabou devastando tanto a Terra quanto a Lua. A Rainha Serenity, única sobrevivente do Milênio de Prata, utilizando suas últimas forças, enviou as almas de todos para o futuro da Terra, para que assim eles possuam uma nova oportunidade em um futuro tranqüilo.

King Endymion[editar | editar código-fonte]

Mamoru, no século XX, é a reencarnação do Príncipe Endymion, e por isso é o herdeiro do trono do Reino Dourado e, consequentemente, guardião e futuro rei de todo o Planeta Terra. Da mesma forma, Usagi, pelo fato de ser a reencarnação de Serenity, a Princesa da Lua, é a herdeira do trono e futura rainha da Lua.

Desta forma, King Endymion é a identidade assumida por Mamoru quando este casa-se com Usagi e juntos assumem o trono da Terra, ou de Tókio de Cristal, considerado o Novo Milênio de Prata, onde todos possuem longa vida e são felizes. Nesta identidade, no século XXX, Mamoru governa e protege o planeta ao lado de sua esposa Neo Queen Serenity e também são pais de Chibiusa, ou Rini nas versões americanas.

Referências