Geografia de Taiwan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Geografia da República da China
Geografia de Taiwan
Mapa da República da China
Continente Ásia
Região Ásia Oriental
Área
Posição 134.º maior
Fronteiras
Total
Países vizinhos Nenhum.
Imagem da ilha de Taiwan, satélite MODIS.

A República da China é formada por várias ilhas ao largo da província de Fuquiém (Fujian) da República Popular da China.

Ilha Formosa[editar | editar código-fonte]

A ilha Formosa (Taiwan) - a principal ilha da República da China - situa-se a cerca de 200 km da costa sudeste da China, separada desta pelo estreito da Formosa, com o Mar da China Oriental a norte, a mar das Filipinas a leste, o estreito de Luzon a sul e o Mar da China Meridional a sudoeste. A ilha é caracterizada pelo contraste entre os dois terços orientais, que consistem principalmente de montanhas escarpadas, divididas em cinco cordilheiras entre as extremidades norte e sul da ilha, e o terço ocidental, composto por planícies e terreno pouco ondulado, área onde se aglomera a maioria da população da ilha. O ponto mais elevado de Taiwan é o Yu Shan, com 3 952 m.

O clima de Taiwan é tropical marítimo. A estação das chuvas vai de Junho a Agosto, durante a monção de sudoeste, muito embora a nebulosidade seja persistente e extensa durante todo o ano. Os perigos naturais incluem tufões e sismos.

Ilhas Matsu[editar | editar código-fonte]

Arquipélago de 19 pequenas ilhas próximas do litoral norte da província de Fuquiém (Fujian) da República Popular da China.

Ilhas Quemói[editar | editar código-fonte]

Pequeno arquipélago adjacente ao litoral sul da província de Fuquiém.

Ilhas Pescadores[editar | editar código-fonte]

Arquipélago 90 pequenas ilhas ao largo da costa oeste da Formosa, em pleno estreito da Formosa.