Geografia de Papua-Nova Guiné

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Geografia de Papua-Nova Guiné
Mapa de Papua-Nova Guiné
Total

A Papua-Nova Guiné é um estado da Oceania que ocupa a metade oriental da Nova Guiné e algumas ilhas próximas, como a Nova Bretanha, a Nova Irlanda ou o Arquipélago das Luisíadas. Tem uma área total de 462 840 km².

Fronteiras e pontos extremos[editar | editar código-fonte]

A Papua-Nova Guiné faz fronteira terrestre apenas com a Indonésia na ilha de Nova Guiné: essa fronteira tem 820 km de extensão. A sua costa tem um total de 5152 km.

Pontos extremos

A Papua-Nova Guiné possui 452 860 km² de área terrestre e 9980 km² de águas internas.

Meio ambiente[editar | editar código-fonte]

Papua-Nova Guiné sofre de alguns perigos ambientais, como vulcões ativo situados ao longo do Círculo de fogo do Pacífico, frequentes e algumas vezes severos terremotos, deslizamentos de terra e tsunamis.

O país possui 71% de sua área coberta com florestas.

Fauna e Flora[editar | editar código-fonte]

Papua-Nova Guiné faz parte da ecozona da Australásia que também inclui a Austrália, Nova Zelândia, Indonésia oriental, e várias ilha do Pacífico, inclusive as Ilhas Salomão e Vanuatu.

Geologicamente, a ilha de Nova Guiné é uma extensão do norte da Placa Indo-australiana, enquanto formando parte de um único continente Austrália-Nova Guiné (também chamada Sahul ou Meganésia). É conectado ao segmento australiano por uma estante continental rasa pelo estreito de Torres que em idades anteriores teve lain exposto como uma ponte de terra—particularmente durante idades de gelo quando níveis de mar eram mais baixo que no momento.

Por conseguinte, muitas espécies de pássaros e mamíferos achadas em Nova Guiné têm fim ligações genéticas com espécies correspondentes achadas na Austrália. Uma característica notável é em comum para o dois continentes a existência de várias espécies de mamíferos marsupiais, enquanto incluindo alguns cangurus que não são achados em outro lugar.

Muitas das outras ilhas dentro de território da Papua-Nova Guiné, enquanto incluindo a Nova Bretanha, Nova Irlanda, Bougainville, as Ilhas de Almirantado, as Ilhas de Trobriand, e o Arquipélago de Lusíadas, nunca foi unido para Nova Guiné através de pontes de terra, e eles faltam muitos dos mamíferos de terra e pássaros que estão comum a Nova Guiné e Austrália.

A Austrália e a Nova Guiné são porções do supercontinente antigo de Gondwana que começou a se partir em continentes menores na era Cretáceo 130–65 milhões de anos atrás. A Austrália finalmente se separou da Antártida aproximadamente há 45 milhões de anos. Todas as terras da Australásia albergam a flora de Antártica, da flora de Gondwana sulista, inclusive coníferas como Araucária. Estas famílias de planta ainda estão presentes no território da Papua-Nova Guiné.

Como a placa Indo-australiana (que inclui terras de Índia, Austrália, e o Oceano Índico) acumula norte, colide com a placa de Eurásia, e a colisão das duas placas empurrou o Himalaia, as ilhas indonésias, e a Gama Central de Guiné Nova. A Gama Central é muito mais jovem e mais alta que as montanhas de Austrália, tão alto que alberga geleiras equatoriais raras. Nova Guiné faz parte dos trópicos (h)úmidos, e possui muita floresta tropical da Indomalaia esparramado pelos estreitos da Ásia, enquanto misturando junto com a antiga flora australiana e da Antártica.

Clima[editar | editar código-fonte]

A Papua-Nova Guiné tem um clima tropical, com monção do norte (dezembro a março) e monção do sul (maio a outubro). Há pequena variação de temperatura sazonal. Papua se encontra localizada no hemisfério sul, a norte da Austrália, nos trópicos, daí a razão do seu clima tropical durante todo o ano, que incluem um período de fortes chuvas, que vão de Junho a Setembro, e temperaturas entre 25 e 30 graus em média durante todo o ano.

Em Papua Nova Guiné encontrará um clima quente da costa em torno de 25 graus, em média, por ano, enquanto no interior, na altitude, descem um pouco e encontrará mais humidade. Nos cumes da Papua poderá encontrar às vezes a temperaturas muito baixas, apesar de toda a ilha, a temperatura raramente fica abaixo de 19 graus Celsius.

Outros dados[editar | editar código-fonte]

Recursos naturais
Bandeira de Papua-Nova Guiné Papua-Nova Guiné
Brasão • Cultura • Demografia • Economia • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens