George Khoury

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
George Khoury
Bispo da Igreja Católica

Título

Eparca de Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo dos Greco-Melquitas
Hierarquia
Papa Francisco
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 14 de fevereiro de 1999
Síria
por Arcebispo Fares Maakaroun
Nomeação episcopal 17 de junho de 2019
Ordenação episcopal 25 de agosto de 2019
Igreja de São Nicolau, Safita, Síria
por Patriarca Youssef I Absi
Dados pessoais
Nascimento SíriaTartus
14 de fevereiro de 1970 (54 anos)
Nacionalidade Síria sírio Brasil brasileiro
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom George Khoury (em árabe: جورج خوري Tartus, 14 de fevereiro de 1970) é o atual Bispo eparca da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso dos Greco-Melquitas Católicos em São Paulo, com jurisdição sobre os fiéis greco-melquitas católicos de todo o Brasil. Nascido na Síria e naturalizado brasileiro,[1] foi eleito bispo eparca em 17 de junho de 2019, por Sua Santidade o Papa Francisco.[2] Anteriormente, foi pároco da Paróquia Greco-Melquita Católica de São Basílio e N. Sra. do Perpétuo Socorro no Rio de Janeiro.

Sua ordenação ocorreu em 25 de agosto de 2019, na cidade de Safita, na Síria, pela imposição das mãos de Sua Beatitude Youssef I Absi, Patriarca Greco-Católico Melquita. Os co-consagradores foram os arcebispos greco-melquitas Jean-Abdo Arbach e Nicolas Antiba. Sua posse canônica (entronização) ocorreu em 22 de setembro de 2019, na cidade de São Paulo, na Catedral Nossa Senhora do Paraíso, durante celebração eucarística presidida por Sua Beatitude Youssef I Absi.

Dom George sentado em sua Catedra na Catedral de São Paulo

Referências

  1. Machado, Dauro (2 de agosto de 2020). «Dauro Machado: Diácono Vitor, uma luz para os greco-melquitas do Rio». Diário do Rio. Consultado em 13 de fevereiro de 2023 
  2. «Papa Francisco nomeia novo bispo para a Eparquia Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo». CNBB. Consultado em 17 de junho de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Precedido por
Dom Joseph Gébara
Eparca da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo dos Greco-Melquitas
2019 - atualidade
Sucedido por