George Martin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre produtor musical e arranjador britânico. Para o escritor de As Crônicas de Gelo e Fogo, veja George R. R. Martin.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
George Martin
Martin nos bastidores de The Beatles LOVE show, Las Vegas, c. 2006
Informação geral
Nome completo George Henry Martin
Nascimento 3 de janeiro de 1926
Local de nascimento Londres, Grande Londres
 Inglaterra
Data de morte 8 de março de 2016 (90 anos)
Londres, Grande Londres,
 Inglaterra
Gênero(s) Rock, pop, clássica
Ocupação(ões) Produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico, maestro
Instrumento(s) Oboé, piano, teclado
Período em atividade 19502016
Gravadora(s) EMI, Parlophone
Afiliação(ões) The Beatles, Wings, America, Cilla Black, Jeff Beck

George Henry Martin, Kt, CBE (Londres, 3 de janeiro de 1926 - Londres, 8 de março de 2016) foi um produtor musical, arranjador, compositor, engenheiro sonoro, músico e maestro britânico. Devido a sua importância em relação à produção musical dos discos da banda britânica The Beatles ele foi chamado de “o quinto Beatle”. Produziu junto a eles em 1967 o inovador álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, que lhe trouxe reconhecimento, fama e consagração definitiva na história da música pop. Foi um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, com trinta canções chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido e 23 nos Estados Unidos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Holloway, pequena cidade a norte da capital Londres. Filho de pai carpinteiro, teve uma juventude humilde, sem uma educação musical erudita. Autodidata, aprendeu a tocar piano sem ajuda de mestre, ainda com dezesseis anos de idade.[1] Estudou na Guildhall School of Music and Drama entre 1947 e 1950, estudando piano e oboé, sendo influenciado por uma grande variedade de estilos musicais. Após se formar, ele trabalhou no departamento de música clássica da BBC, entrando na EMI em 1950. Martin produziu canções cômicas no início da década de 1950, trabalhando com pessoas como Peter Sellers e Spike Milligan.

Em uma carreira de seis décadas, Martin trabalhou em cinema, televisão e espetáculos ao vivo. Ele também já teve vários cargos executivos em companhias midiáticas e contribuiu para várias de causas beneficentes, incluindo seu trabalho para o The Prince's Trust da ilha de Montserrat. Em reconhecimento por suas contribuições para a música e cultura popular, ele recebeu um Knight Bachelor em 1996.[1]

Faleceu no dia 8 de março de 2016.[2]


Artistas que produziu[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Sir George Martin - Biography» (PDF). WMA. Consultado em 9 de março de 2016. 
  2. Redação (09/03/2016). «Produtor George Martin, conhecido como 'o quinto Beatle', morre aos 90». BBC Brasil. Consultado em 09/03/2016. 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre George Martin


Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.