George Raft

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
George Raft
Nascimento 26 de setembro de 1901
Nova Iorque
Morte 24 de novembro de 1980 (79 anos)
Los Angeles
Sepultamento Forest Lawn Memorial Park
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Stuyvesant High School
Ocupação ator, ator de cinema
Causa da morte leucemia

George Raft (Nova Iorque, 26 de setembro de 1895Los Angeles, 24 de novembro de 1980) foi um ator estadunidense. Tornando-se astro após o sucesso do filme Scarface, ele chegou a ser considerado nos anos 30 do século XX como um dos três gânsgters mais populares do cinema: os outros dois eram Edward G. Robinson e James Cagney.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi pugilista, eletricista, jogador de beisebol e dançarino de cabarés antes de se tornar ator.

Nas décadas de 1930 e 1940 foi um dos astros mais bem pagos do cinema, alcançando o auge com o seu primeiro e maior sucesso: "Scarface", de 1933, ao lado de Paul Muni.

Tornou-se uma escolha frequente para viver papéis principais em filmes sobre criminosos elegantes e violentos. Apesar da fama, nos anos 40 sua carreira começou a declinar. Conta-se que recusou alguns dos melhores papéis criados ao seu estilo, como High Sierra (porque não queria morrer no fim) e The Maltese Falcon (porque não queria trabalhar com o diretor estreante, John Huston). Ambos os filmes fariam surgir um novo astro e seu "sucessor": Humphrey Bogart. Em 1944 também recusou o papel em Double Indemnity, um clássico do cinema noir: o filme foi protagonizado por Fred MacMurray.

Na vida real perdeu boa parte do seu dinheiro com a jogatina.

Por duas vezes ele foi condenado por um júri federal norte-americano, no final da década de 1960: por fuga de impostos e por transações financeiras realizadas no submundo do crime.

Sua última atuação no cinema foi em 1980, na comédia " O Homem com o rosto de Bogart".

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]