George Stubbs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
George Stubbs
Nascimento 25 agosto 1724, 24 agosto 1724
Liverpool
Morte 10 julho 1806
Londres
Cidadania Reino Unido
Ocupação pintor, escritor de não ficção
Magnum opus Whistlejacket

George Stubbs (Liverpool, 25 de agosto de 1724Londres, 10 de julho de 1806) foi um pintor inglês, conhecido por suas pinturas de cavalos. Tendo estudado anatomia, as imagens dos animais de Stubbs estão entre as mais precisas já pintadas. Seu trabalho é lírico e transcendente do naturalismo.

No seu quadro "Chita com dois servos indianos e um veado", (Cheetah with Two Indian Attendants and a Stag) (1764-1765) é mostrada a chita como animal de caça. O quadro foi feito em comemoração à doação de uma chita a Jorge III do Reino Unido pelo Governador Inglês de Madras, Sir George Pigot.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Stubbs nasceu em Liverpool, filho de um trabalhador de couro, e passou sua carreira inicial no norte, pintando retratos e desenvolvendo seu interesse em anatomia.

Na década de 1740, ele morava em York e forneceu as ilustrações para um tratado sobre obstetrícia. Após visitar Roma, em 1754, ele passou a morar em Lincolnshire, onde pesquisou sua publicação principal, "The Anatomy of the Horse". Por volta de 1758, mudou-se para Londres, onde se fixou.

Os primeiros clientes de suas pinturas esportivas e de corrida incluíam muitos dos nobres que fundaram o Jockey Club.[1]

Galeria[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre George Stubbs

Referências

  1. «Artist George Stubbs | 19th Century Animal Artist». www.blackbrookgallery.co.uk (em inglês). Consultado em 18 de setembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.