George Thorndike Angell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
George Thorndike Angell
Conhecido(a) por Defesa ao longo da vida para o tratamento humanitário de animais
Nascimento 5 de junho de 1823
Southbridge, Massachusetts
Morte 16 de março de 1909 (85 anos)
Boston
Nacionalidade Estados Unidos americano
Ocupação advogado, criminologista, filantropo

George Thorndike Angell (Southbridge, Massachusetts, 5 de junho de 1823 – Boston, 16 de março de 1909) foi um advogado, criminologista, filantropo, e defensor para o tratamento humanitário dos animais.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Angell nasceu em Southbridge, Massachusetts, graduou-se no Dartmouth College em 1846, estudou Direito na Harvard Law School, e em 1851 começou a trabalhar como advogado em Boston, onde permaneceu por muitos anos.

Enquanto assistia as corridas de cavalos em 1866, testemunhou dois cavalos sendo exigidos até a morte. Motivado por este incidente e inspirado no trabalho realizado por Henry Bergh em Nova York, passou a defender um tratamento humanitário para os animais, que se tornou sua paixão.1

Em 1868, fundou e se tornou presidente da Sociedade de Massachusetts para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, no mesmo ano, fundou e se tornou editor do Os nossos animais irracionais, um jornal para a promoção dos esforços organizados para garantir o tratamento humanitário de animais. Por muitos anos esteve à frente da organização de sociedades humanitárias na Inglaterra e América. Em 1882 iniciou o movimento para a criação de Grupos de Misericórdia (para a promoção de tratamento humanitário dos animais), dos quais em 1908 havia mais de 72.000 em atividade. Em 1889, fundou e tornou-se presidente da American Humane Education Society.

Angell se tornou também conhecido como criminologista e como defensor de leis para a salvaguarda da saúde pública e contra a adulteração de alimentos.

Depois de sofrer de problemas de saúde por um longo tempo, morreu em seu apartamento no Hotel Westminster em Boston com a idade de 85 anos.1 Está sepultado no Cemitério Mount Auburn em Cambridge/Watertown.

Notas

  1. a b "GEORGE T. ANGELL DEAD: Known Here as 'the Friend of the Animals.'", The New York Times, 17 March 1909, p 9. [ProQuest Historical Newspapers, New York Times (1857-Current file), Document ID 101871551]
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre George Thorndike Angell