George Wright (beisebolista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de George Wright (beisebol))
George Wright
Informações pessoais
Nome completo George Wright
Data de nasc. 28 de janeiro de 1847
Local de nasc. Yonkers, Nova Iorque
Nacionalidade Estados Unidos Americano
Falecido em 21 de agosto de 1937 (90 anos)
Local da morte Boston, Massachusetts
Informações profissionais
Posição Shorstop
Rebatidas 866
Aproveitamento 30,1%
Corridas impulsionadas 326
Home Runs 11
Bases roubadas 47
Corridas anotadas 665
Rebate Direito
Lança Direito
Clubes principais
1880-1882
1871-1875
1876-1878, 1880-1881
1879, 1882
Estados Unidos Cincinnati Red Stockings
Estados Unidos Boston Red Stockings
Estados Unidos Boston Red Caps
Estados Unidos Providence Grays
Treinador
1879 Estados Unidos Providence Grays

George Wright (28 de janeiro de 1847 – 21 de agosto de 1937) foi um dos pioneiros no beisebol. Jogou como shortstop pelos Cincinnati Red Stockings originais, a primeira equipe profissional. Em 1868, Wright venceu o prêmio Clipper Medal por ser o melhor shortstop no beisebol. Wright foi eleito para o Baseball Hall of Fame em 1937.

Foi um dos cino a jogar regularmente tanto pelo Cincinnati como pelo Boston Red Stockings, este último vencendo seis campeonatos durante seus oito campeonatos até 1878. Em 22 de abril de 1876, se tornou o primeiro rebatedor na história da National League e foi eliminado pelo shortstop. Seu irmão mais velho Harry Wright treinou o Red Stockings e fez de George seu braço direito; os irmãos estão agora no Hall of Fame. George ajudou a definir a posição de shortstop e trabalho de equipe em campo, mas seu principal trabalho como desenvolvedor do esporte veio após sua aposentadoria do beisebol. Após chegar em Boston ele entrou no negócio de materiais esportivos, sob o nome de Wright & Ditson's. Lá continuou na indústria, assistindo o desenvolvimento do golfe, tênis e hóquei.[1][2]

Nascido em Yonkers, Nova Iorque, doze anos mais jovem que Harry, George Wright como jogador de críquete auxiliando seu pai (Samuel Wright) assim como Harry tinha feito. Antes do nascimento de George, o clube de Samuel Wright, St George's Cricket Club se mudou de Manhattan, para depois do Rio Hudson no Elysian Fields, Hoboken, New Jersey, onde muitas equipes de Nova Iorque e Nova Jérsei jogavam nos anos 1850. Os garotos aprenderam beisebol também, mas George cresceu com o "jogo nacional"; Harry já tinha 22 anos quando as equipes de beisebol promoveram um encontro pela primeira vez e trinta quando a guerra acabou.

Wright era o pai dos famoso jogadores de tênis Beals Wright, campeão americano e medalhista de ouro olímpico e Irving Wright, campeão americano de duplas.

Referências

  1. O site "Find a Grave" o lista apenas como "Baseball player, Hall of Famer. Golf course builder." A construção do George Wright Municipal Golf Course foi um evento menor na história do espaço público, uma conversão do parque desenhado por Frederick Law Olmsted.
  2. Shelley, Jeff. «George Wright Golf Course: A Boston Gem». Cybergolf. Consultado em 21 de dezembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]