Gerald Grosvenor, 6.° Duque de Westminster

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gerald Cavendish Grosvenor
fotografia de Allan Warren em 1997
Nome completo Gerald Cavendish Grosvenor
Conhecido(a) por Oficial do Exército Territorial, proprietário de terras e promotor imobiliário.
Nascimento 22 de dezembro de 1951
Omagh em Irlanda do Norte
Morte 9 de agosto de 2016 (64 anos)
Residência Eaton Hall em Cheshire,
 Inglaterra
Nacionalidade britânico
Fortuna Aumento 11 bilhões de USD
Parentesco Robert Grosvenor (pai)
Viola Grosvenor (mãe)
Cônjuge Natalia Grosvenor
Filho(s) Tamara Grosvenor
Edwina Grosvenor
Hugh Grosvenor
Viola Grosvenor
Ocupação Militar
Título Duque etc. , recebido em 19 de fevereiro de 1979

Gerald Cavendish Grosvenor, 6.º Duque de Westminster, KG, CB, CVO, OBE, CD, TD, DL (Omagh, 22 de dezembro de 1951 - Preston, 9 de agosto de 2016) foi um aristocrata britânico, conhecido por ser um dos homens mais ricos do Reino Unido, principalmente pelo grande patrimônio imobiliário que o ducado detém nomeadamente no centro de Londres.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

O Duque nas vestes Jarreteira.

Gerald Grosvenor nasceu como o único filho de Robert Grosvenor, 5.º Duque de Westminster e de sua esposa, a Hon. Viola Maud Lyttelton, segunda filha de John Lyttelton, 9.° Visconde Cobham. Em 25 de fevereiro de 1967, com a morte do 4.º Duque de Westminster (seu tio), seu pai herdou o título de 5.º Duque de Westminster, enquanto que Gerald tornou-se o Conde Grosvenor.

Depois de deixar Harrow School sem um obter um O-level sequer, Lorde Grosvenor falhou em seu exame de admissão para a Real Academia Militar de Sandhurst. Entretanto, em 1970, juntou-se a Territorial Army, como um soldado de cavalaria. Após um longo serviço e ser nomeado oficial, comandando o esquadrão "C" e seu regimento, Gerald tornou-se Honorary Colonel-in-Chief de muitos outros regimentos.

A 19 de fevereiro de 1979, seu pai faleceu, e Grosvenor tornou-se o 6.º Duque de Westminster.

O Duque casou-se com Natalia Ayesha Phillips, a quarta e última filha do Coronel Harold Pedro Joseph Phillips e de sua esposa Georgina Wernher (mais tarde Lady Kennard; e filha de Sir Harold e Lady Zia Wernher), em 7 de outubro de 1978. A Duquesa é uma descendente do poeta russo Aleksandr Pushkin; irmã da Duquesa de Abercorn; e madrinha do Príncipe William de Gales.

O Duque e a Duquesa têm quatro filhos juntos:

  1. Lady Tamara Katherine Grosvenor (20 de dezembro de 1979).
  2. Lady Edwina Louise Grosvenor (3 de novembro de 1981).
  3. Hugh Grosvenor (29 de janeiro de 1991), herdeiro aparente e atual Duque de Westminster.
  4. Lady Viola Georgina Grosvenor (12 de outubro de 1992).[2]

Em 2004, Westminster foi apontado Subchefe do Estado-Maior de Defesa (Reservas e Cadetes), com a promoção de Major-General. Ele foi o primeiro reservista que conseguiu tal posto desde os anos 30. No ano de 2005, Grosvenor tornou-se o Reitor da Universidade de Chester. Em 2007, depois de relatos de que ele usava questões militares para se ostentar para prostitutas, foi sucedido pelo Major-General Simon Lalor.

Patrimônio[editar | editar código-fonte]

Gerald_Grosvenor dominou a lista dos Ricos do Jornal Sunday Times por vários anos, mas foi ultrapassado, em 2004, pelo bilionário russo Roman Abramovich. Ocupou o terceiro lugar na lista dos Ricos do Sunday Times de 2007, atrás de Abramovich e do industrial indiano Lakshmi Mittal.

A maior parte de sua fortuna de 7 bilhões de libras esterlinas (14 bilhões de dólares) vem dos 300 acres que abrangem as mais exclusivas propriedades residenciais e comerciais em Mayfair e em Belgravia (incluindo a Grosvenor Square, onde está localizada a embaixada dos Estados Unidos), no centro de Londres.

O Duque de Westminster também possuía propriedades em Lancashire, em Cheshire (incluindo na Eaton Hall) e na Escócia. Gerald Grosvenor foi também dono do Grupo Grosvenor, que detém negócios em todo o mundo.

British Army OF-7.svg

Honras[editar | editar código-fonte]

Fitas de honra

Order of the Garter UK ribbon.png Baronet's Badge ribbon.png Order of the Bath UK ribbon.png Royal Victorian Order UK ribbon.png

Order of the British Empire (Military) Ribbon.png Order of St John (UK) ribbon -vector.svg Efficiency Decoration (Territorial & Volunteer Reserve).png CD-ribbon.png

QEII Silver Jubilee Medal ribbon.png Queen Elizabeth II Golden Jubilee Medal ribbon.png QEII Diamond Jubilee Medal ribbon.png Volunteer Reserves Service Medal.png

  1. Baronete (1979)
  2. Deputy Lieutenant (Cheshire) (1982)
  3. Venerável Ordem de São João (1991)
  4. Condecoração Territorial (1994)
  5. Ordem do Império Britânico (1995)
  6. Ordem da Jarreteira (2003)
  7. Canadian Forces Decoration (2004)
  8. Ordem do Banho (2008)
  9. Real Ordem Vitoriana (2012)
  10. Volunteer Reserves Service Medal (2012)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]