Gerald Stano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gerald Stano
Gerald Stano
Nome Gerald Eugene Stano
Data de nascimento 12 de setembro de 1951
Local de nascimento Schenectady, Nova Iorque
Estados Unidos
Data de morte 23 de março de 1998 (46 anos)
Local de morte Starke, Flórida
Estados Unidos
Nacionalidade(s) norte-americana
Crime(s) Falsificação, assassinatos
Pena Pena de morte
Situação Executado na cadeira elétrica
Assassinatos
Vítimas 22 mortes confirmadas (41 reinvicadas pelo assassino)
Período em atividade 1969 – 1980
Localização Flórida, Nova Jérsei, Pensilvânia
Apreendido em 1 de abril de 1980
Preso em Prisão Estadual da Flórida

Gerald Eugene Stano (12 de setembro de 1951 - 23 de março de 1998) foi um assassino em série americano condenado. Matou, pelo menos, 22 mulheres, mas confessou ter matado 41.[1][2]

Infância[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Schenectady, Nova Iorque. O seu nome à nascença era Paul Zeininger.A sua mãe biológica negligenciou-o ao ponto de, quando finalmente foi dado para adoção quando tinha 6 meses, os médicos o terem declarado não adotável porque se encontrava a funcionar a um nível "demasiado animal", chegando a comer as suas próprias fezes para sobreviver. Foi eventualmente adotado, por Norma Stano, uma enfermeira, que lhe chamou Gerald Eugene Stano.

Apesar de tudo, os Stanos eram pais presentes e amorosos, mas os problemas de disciplina, no seu filho adotado, estiveram sempre presentes. Tinha sempre más notas na escola (exceto em música, em que era excelente). Urinava constantemente na cama até à idade de 10 anos. Mentia compulsivamente e foi uma vez apanhado a roubar dinheiro da carteira do seu pai para pagar a amigos para perderem uma corrida e ele não ser dado como falhado. Acabou a escola secundária aos 21 anos e não foi à faculdade.

Assassinatos[editar | editar código-fonte]

Oficialmente, Stano admitiu que começou a matar no início dos anos 70, quando tinha cerca de 20 anos, mas também disse que tinha começado a matar no fim dos anos 60, com a idade de 18 anos. Várias mulheres desapareceram na zona de residência de Stano, na altura, mas como foram encontradas poucas provas físicas quando existiu a investigação passados 20 anos, Stano nunca foi acusado. Estava, maioritariamente, ativo na Flórida e em Nova Jersey. No seu 29º aniversário, foi preso por ter morto 41 mulheres. Foi colocado junto de outro assassino em série Ted Bundy até à execução deste último.[3]

Execução[editar | editar código-fonte]

Stano foi executado na cadeira elétrica a 23 de março de 1998 na prisão da Florida. A sua última declaração foi dar informação sobre o último corpo. Depois, o governador da Florida disse "Não mais. Vamos seguir com a pena de morte". Foi dito que o facto de ter dado a localização do último corpo não ia mais atrasar a morte. Ele deu a localização na mesma.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Controvérsia acompanhou sempre a história criminal de Stano, com algumas ideias que Stano tinha dado uma falsa confissão, incluindo o polícia que o prendeu James Gadberry, que tentou que fosse tomada a decisão para não aceitar a primeira confissão de Stano, em 1986, que se achava que tinha sido forçada pelo Sargento Paul Crow, que dizia-se que lhe tinha dado informações secretas sobre os casos por resolver. Segundo a confissão de Gadberry, Stano repetiu a informação dada a Crow enquanto outro polícia de homicídios, mais tarde, fez novas declarações de também ter visto Crow a "ajudar" Stano a confessar os crimes que não cometeu.

Os colegas de Crow lembram-se de como ele tinha juntado informações de casos já arquivados. Durante o juramento em tribunal, no tribunal de Orlando, Florida, Crow usou cópias de histórias do jornal local sobre os homicídios que Stano mais tarde confessou, incluindo o assassinato pelo qual Stano foi, mais tarde, executado.

Em 1995, Crow foi removido do seu cargo pelo tribunal, devido a corrupção.

Mais controvérsia em volta do caso de Stano, apesar das suas confissões de 41 assassinatos, foi trazido a julgamento apenas um homicídio: de 17 anos Cathy Lee Scharf, que foi assassinada em dezembro de 1973. Uma falta de provas físicas corroboraram a confissão de Stano e foi impossível para a jurisdição da Florida condenar, e as confissões de Stano eram apenas apenas resultado da sua própria culpa.

 A partir de um júri, os advogados introduziram uma declaração de um informante da prisão, Clarence Zacke , que foi mais tarde desacreditado quando outro homem contra quem ele testemunhou, Wilton Dedge, foi libertado após servir 22 anos de prisão por violação, os advogados estabeleceram que o DNA não coincidia com o encontrado na vítima.

Durante uma conversa, secretamente gravada, com reporter freelance Arthur Nash em 1997, Zacke admitiu que tinha mentido sobre Stano e outras pessoas, incluindo Wilton Dedge. Disse que o seu testemunho tinha sido fabricado com a assistência de dois advogados, que lhe ofereceram incentivos em troca do testemunho.

Em 2007, um laboratório do FBI concluiu que Stano não poderia ser a origem dos pelos encontrados na vítima Scharf. O relatório nunca foi apresentado como prova pelo advogado de defesa que representava Stano. 

A origem dos pelos não foi identificada, e foram destruídos pouco depois da execução de Stano na cadeira elétrica, em Florida, em 1998.

Referências

Livros[editar | editar código-fonte]

  • Flowers, Anna (1993). Blind Fury. [S.l.]: Pinnacle Books. ISBN 978-1558177192 
  • Kelly, Kathy; Montane, Diana (2011). I Would Find a Girl Walking. [S.l.]: Berkley. ISBN 978-0425231869