Gerardo Majella

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gerardo Magela)
Ir para: navegação, pesquisa
São Gerardo Majella, C.Ss.R.
Irmão leigo e Confessor
Nascimento 6 de abril de 1726 em Muro Lucano, Basilicata
Morte 16 de outubro de 1755 em Caposele, Campânia
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 16 de outubro
Atribuições Homem abraçado a um crucifixo.
Padroeiro da gravidez, dos falsamente acusados, das boas confissões e da maternidade.
Gloriole.svg Portal dos Santos

São Gerardo Majella ou Maiella C.Ss.R. (Muro Lucano, 6 de abril de 1726Caposele, 16 de outubro de 1755) foi um irmão leigo da Congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas) italiano, venerado como santo pela Igreja Católica[1].

História[editar | editar código-fonte]

Majella era filho de um alfaiate. Seu pai morreu quando ele tinha doze anos de idade e sua família ficou em estado de extrema pobreza. Tentou entrar na Ordem dos Capuchinhos, mas este os recusaram devido a sua condição de saúde. Já junto à Congregação dos Redentoristas, este foi aceito sem resistências e serviu como sacristão, jardineiro, porteiro, enfermeiro e alfaiate.

Durante sua trajetória como religioso, em 1754, foi acusado falsamente de ser o pai do filho de uma mulher gravida, Néria Caggiano. Ele retirou-se, entrou em retrete. A referida mulher se arrependeu, retratando-se e inocentando-o. Por isso sua ligação como patrono de todos os aspectos da gravidez. Ele também tinha a fama de ser bilocate (a capacidade de estar presente em dois lugares ao mesmo tempo) e de ser vidente.

Faleceu vítima de tuberculose, foi beatificado em 29 de janeiro de 1893 pelo Papa Leão XIII, e canonizado em 11 de dezembro de 1904 pelo Papa Pio X. O seu dia é comemorado em 16 de outubro e é padroeiro dos alfaiates, das boas confissões, das crianças, das pessoas falsamente acusadas, das gestantes, dos irmãos leigos, das mães, das maternidades, do movimento pró-vida, de Muro Lucano, dos nascituros, do parto e dos porteiros.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Gerardo Majella