Gert Steegmans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gert Steegmans
Informação pessoal
Nome nativo Gert Steegmans
Pseudônimo(s) O búfalo
Nascimento 30 de setembro de 1980 (43 anos)
Hasselt
Estatura 1.90 m
Cidadania  Bélgica
Ocupação ciclista desportivo (en)
Prémios Vélo de cristal de melhor equipa
Informação equipa
Equipa atual Retirado
Desporto Ciclismo
Disciplina estrada
Tipo de corredor Lançador
Equipas profissionais
2003–2006
2007–2008
2009
2010
2011–2014

2015
Lotto/Davitamon
Quick Step
Katusha
RadioShack
Quick Step/Omega Pharma
Trek Factory Racing
Maiores vitórias
Tour de France: 2 etapas
Página oficial
www.gertsteegmans.com
Estatísticas
Gert Steegmans no ProCyclingStats

Gert Steegmans é um ciclista belga nascido a 30 de setembro de 1980 em Hasselt (Bélgica), na sua carreira como profissional tinha um sprint para competir nas chegadas em massa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lançaador de McEwen na Lotto[editar | editar código-fonte]

Steegmans estreiou como profissional em 2002 no plantel da equipa belga Davitamon-Lotto. Ainda que o corredor já era conhecido no seu país, começou a ser reconhecido internacionalmente como lançador de Robbie McEwen (sprinter principal da sua equipa) no Tour de France de 2006, colaborando em duas vitórias de etapa para o australiano.

Progressão e sucessos em Quick Step[editar | editar código-fonte]

Para 2007 alinhou por outra equipa belga ProTour, a Quick Step, onde coincidiu com o seu compatriota Tom Boonen.

Durante a segunda etapa do Tour de France de 2007 (com final no seu país natal), um ciclista da Liquigas caiu a três quilómetros da meta, provocando a sua vez a queda de outros 20 corredores aproximadamente, fraccionando o pelotão e deixando em cabeça a uns 30 ciclistas lutando pelo sprint para a vitória de etapa, triunfo que conseguiria Steegmans por adiante do seu compatriota e colega de equipa Tom Boonen, quem em mudança conseguiu vestir-se o maillot verde da regularidade graças ao seu segundo posto na etapa.

No Tour de France de 2008 ganhou a prestigiosa última etapa com final nos Campos Elíseos de Paris. Dias antes, a 6 de julho, já tinha anunciado que para a próxima temporada mudaria de equipa, ao assinar um contrato por dois anos com a equipa russa Tinkoff Credit Systems, de categoria Continental,[1] que face a 2009 passava a se denominar Katusha, conseguindo ademais a licença UCI ProTour.

Breve e polémico passagem pela Katusha[editar | editar código-fonte]

Na equipa russa Katusha se reencontrou com Robbie McEwen, o seu chefe de fileiras em anos atrás na Lotto. Uma vez iniciada a temporada, a equipa apresentou a seus corredores um compromisso antidopagem, segundo o qual todo o corredor que desse positivo num controle antidopgem deveria indemnizar à equipa pagando o equivalente a cinco vezes o seu salário anual. Steegmans negou-se a assinar dito compromisso; McEwen, quem também se tinha negado num princípio, terminou assinando dita cláusula. A negativa de Steegmans a assinar o compromisso fez que o Katusha decidisse não incluir na sua lista de corredores para o Tour de France. A 5 de agosto a equipa e Steegmans decidiram rescindir o contrato que lhes unia depois da rejeição reiterada do corredor a assinar um contrato que já tinham assinado todos os seus colegas (excepto Toni Colom, positivo por EPO recombinante).

No RadioShack de Armstrong[editar | editar código-fonte]

Pára 2010 militou pela Team RadioShack dirigido por Johan Bruyneel, onde coincidiria com Lance Armstrong entre outros. Ao princípio de temporada, no prólogo da Paris Nice, fracturou-se a clávicula. Isso foi o que lhe impediu participar no Tour de France.[2]

Volta ao Quick Step[editar | editar código-fonte]

Em 2011 retornou ao QuickStep e obteve um triunfo na Nokere Koerse. Participou do Tour de France mas não o culminou, já que não tomou a saída na 13.ª etapa.

Para a temporada de 2013 é uma peça importante para os objectivos da etapa de Mark Cavendish sendo o principal lançaador deste.

A 16 de julho de 2015 anunciou a sua retirada do ciclismo depois de treze temporadas como profissional e com 34 anos de idade.[3]

Palmarés[editar | editar código-fonte]

2002

  • GP Harelbeke

2005

2006

2007

2008

2009

2011

Equipas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Gert Steegmans